Olá. Bom dia. Fui submetido a Hemioglossectomia parcial, tendo como sequelas disfagia esofagica. Ist

2 respostas
Olá. Bom dia. Fui submetido a Hemioglossectomia parcial, tendo como sequelas disfagia esofagica. Isto é sem conseguir engolir nenhum tipo de alimento sólido ou líquido. Porém estou em terapia com fonoaudióloga. Qual percentual de poder voltar a alimentar via oral e se existem próteses orais q possam auxiliar para melhores resultados, uma vez q antes da cirurgia usava prótese normal ? Desde de já agradeço.
Boa tarde! Em primeiro lugar você precisa falar com seu medico sobre o procedimento cirúrgico realizado e sobre possível reconstrução que tenha ocorrido. Também é importante saber se houve tratamento complementar com radioterapia que poderia comprometer a motilidade entre faringe e esófago. Existem exames complementares como videodeglutoesofagograma que pode orientar a fonoaudiologa sobre a terapia de deglutição; mas reforço que você deve discutir sobre essas avaliações com seu medico cirurgião.

A glossectomia parcial não causa disfagia esofágica, mas pode causar disfagia oral ou faríngea, se for ressecada parte da base (raiz) da língua. O tratamento complementar com radioterapia pode agravar qualquer tipo de disfagia. O tratamento varia de acordo com cada tipo e deve ser realizado em conjunto com o seu cirurgião e fonoaudiologista, mas depende grandemente do seu esforço em realizar os exercícios e manobras propostos, além de manter uma nutrição adequada.