olá. descobri SAF na gestação. eu posso repetir os exames agr sem estar gestante, numa pré concepç

2 respostas
olá. descobri SAF na gestação.
eu posso repetir os exames agr sem estar gestante, numa pré concepção?
Dra. Carolina Wermelinger Erthal
Hematologista
São Paulo
Olá, tudo bem?
Para o diagnóstico de SAF, além do critério clínico (trombose, perda gestacional ou complicação associada a insuficiência placentária) é necessário positividade do anticorpo antifosfolípide (que deve ser repetido e confirmado após 12 semanas da primeira dosagem). O ideal é repetir antes da próxima gestação para confirmação do diagnóstico e tratamento adequado. Neste caso, você deve acompanhar também com um médico hematologista, além do obstetra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Paulo Cruvinel
Médico clínico geral, Hematologista
Frutal
Olá! Durante a gestação, é possível que ocorram resultados falso-positivos para a Síndrome Antifosfolípide (SAF), pois o próprio estado gestacional pode alterar temporariamente alguns marcadores imunológicos e de coagulação. Por isso, o diagnóstico definitivo de SAF só pode ser confirmado se os anticorpos antifosfolípides (anticardiolipina, anticoagulante lúpico e anti-β2-glicoproteína I) permanecerem positivos em dois exames realizados com intervalo mínimo de 12 semanas entre eles, e não apenas por um resultado isolado. Sendo assim, é indicado que você repita os exames agora, fora da gestação, como parte do planejamento pré-concepção, para confirmar se o quadro realmente se mantém. Caso os anticorpos estejam negativos na nova coleta, pode ter sido apenas uma alteração transitória da gestação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.