Olá doutor(a), eu tomo metilfenidato para tratamento de TDAH, pois faço Medicina e notei que não con

Olá doutor(a), eu tomo metilfenidato para tratamento de TDAH, pois faço Medicina e notei que não conseguia prestar muita atenção nas aulas (tinha sinais assim deste criança mais nunca fui ao médico investigar). O metilfenidato tá me dando falta de apetite, eu tomo ele antes de ir pra faculdade e não sinto vontade alguma em almoçar ou comer algo. Seria normal ou eu deveria ir ao Psiquiatra pra falar outra possibilidade de medicação?

3 respostas


Deve ir a um psiquiatra inclusive para confirmar o diagnóstico: entrevista psiquiátrica e exame psíquico são habilidades aprendidas ao longo de anos e não é incomum que mesmo médicos formados se autodiagnostiquem erroneamente. Depois, com base no diagnóstico, é possível decidir qual a melhor medicação e posologia para seu caso específico.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A maioria dos psicoestimulantes utilizados para TDAH tem efeitos anorexígenos, utilizados por uns para diminuição de peso inclusive. Futuro colega, é sempre bom passar com o especialista da área - e uma área tão subjetiva como a psiquiatria em que não há exames laboratoriais e etc... é indispensável. Os danos ou a possibilidade de dependência ou outros efeitos clínicos do uso indiscriminado da medicação são sombrios. Cuide-se: na faculdade nos ensinam a cuidar de outros e não de si. Mas eu já estou dando o caminho das pedras e não poderá falar que ninguém te avisou. Abraços, disponho-me.


Sim, a redução de apetite é um dos principais efeitos colaterais do metilfenidato. O indicado seria buscar diagnóstico correto antes do tratamento. Depois de confirmada a hipótese, existem outras opções de tratamento para TDAH que poderiam ser utilizadas. Espero ter ajudado!

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.