Ola Dr eu tomo fluoxetina de 20 mg a quase 3anos e agora descobri que estou grávida de três meses te

3 respostas
Ola Dr eu tomo fluoxetina de 20 mg a quase 3anos e agora descobri que estou grávida de três meses temo que este medicamento pode fazer mal para o meu bebé e pretendo deixar de tomar , mais também temo pelos os efeitos colaterais que o mesmo pode me causar depois de deixar de tomar.
Olá! Nesse caso, é importante você ser avaliada pelo seu médico o quanto antes a fim de que ele possa lhe orientar quanto à necessidade de seguir utilizando a medicação ou se será feita alguma alteração em seu tratamento. Essa decisão precisa ser feita em conjunto com o seu médico, por isso recomenda-se não interromper por conta própria o uso. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essas situação necessita de avaliação psiquiátrica imediata, vou te dizer o porque. A gestação e pós parto é um período de maior vulnerabilidade para transtornos mentais, portanto, parar o tratamento nessa fase pode ser uma questão. Mas tem também o que você trouxe, o risco para o bebê. Dependendo do que você está tratando com a fluoxetina, após 3 anos, pode haver necessidade de suspensão, troca ou ajuste de dose, por esse motivo a avaliação seria tão importante, pois não se trata apenas da medicação, mas sim da doença que você está tratando, dos seus fatores de risco e de como você está atualmente. Espero ter ajudado.
Olá! A fluoxetina é um antidepressivo bastante estudado na gestação e, em muitos casos, pode ser mantida quando os benefícios para a mãe superam os riscos, que em geral são baixos. Interromper o medicamento por conta própria não é recomendado, pois pode haver retorno dos sintomas de ansiedade ou depressão e também alguns efeitos de retirada.
O mais importante agora é conversar com seu psiquiatra e com o obstetra que acompanham sua gestação. Eles poderão avaliar sua situação específica e decidir se é melhor manter, ajustar ou suspender a medicação de forma segura.
É importante não parar o remédio sem orientação médica.
Espero ter ajudado. Um abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1339 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.