Ola, então possou HOCD, me identifico com os sintomas, não sou gay nem bissexual e tenho certeza abs

19 respostas
Ola, então possou HOCD, me identifico com os sintomas, não sou gay nem bissexual e tenho certeza absoluta disso. Mas me sinto muito angustiado e com medo, não consigo me livrar de jeito nenhum deste trauma, e agora fico com receio de me envolver com uma mulher é meio frustante, amo mulher e me sinto muito atraído pelo sexo oposto, devo procurar ajuda?
Bom dia!
Com certeza, um psicólogo lhe ajudará a descobrir o que lhe causa todo esse problema.
Um abraço.

HOCD é um tipo de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) que precisa de tratamento para garantir uma melhor qualidade de vida. A angustia que você sente com esses pensamentos indesejados e que já estão trazendo prejuízos para sua vida pessoal, é um sinal de que você precisa de ajuda. Um profissional qualificado irá te ajudar a entender e a lidar com esse transtorno. O TOC normalmente tem haver com conteúdo reprimidos latentes que precisam ser analisados, os conteúdos inconscientes precisam vim a tona, assim o sintoma perde força. Busque ajuda de um psicólogo.
A Psicanálise pode te ajudar a entender seus conflitos latentes para além dos sintomas aparentes.
Olá! O comportamento que você descreve é um comportamento normal em pessoas, mesmo as que tem diagnóstico de HOCD.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e com certeza vai ajudar você a conhecer suas potencialidades e limites, naturalmente melhorando sua qualidade de vida.
Te desejo boa sorte e fico à disposição!
Já se questionou pq esse conflito interno?
Venha trabalhar seus medos! Autoconhecimento vai te auxiliar nas melhores escolhas e decisões, baseadas em sua própria história e Eu Superior!
Bjs
Creio que já vieste aqui com esta demanda, reelaborou melhor e, pelo visto, anteriormente não tens encontrado as respostas que gostaria. - A sua demanda é algo muito particular, se faz necessário aprofundar tuas questões em um ambiente terapeutico, explorar melhor seus pensamentos/sentimentos. - Quando pergunta "devo procurar ajuda?", eu ti respondo com uma pergunta de volta "VOCÊ acredita que precisa de ajuda? você QUER conversar a respeito?", só você pode decidir isso. ;)
Olá, pelo que parece existe muito mais dessa história além dessa parte que foi contada. Como é algo que você considera um trauma e te deixa extremamente angustiado vale muito a pena procurar ajuda. A terapia pode te ajudar a entender suas questões e como resolvê-las da maneira mais saudável possível
O HOCD ( transtorno obsessivo compulsivo homossexual) é um tipo de TOC. Os pensamentos intrusivos de cunho sexual, ocorrem com frequência e muitas vezes de forma angustiante. Surgem dúvidas, incertezas e questionamentos sobre a orientação sexual. Os pensamentos indesejáveis aparecem sem nenhum aviso, tornando o dia a dia da pessoa estressante, causando perturbação emocional.
Como lidar com eles?
Considere a terapia cognitiva comportamental para trabalhar as crenças envolvidas nos pensamentos ansiosos.
Pelo que entendi, suas imagens internas estão lhe causando angústia a ponto de você buscar alguma orientação. Talvez estes pensamentos automáticos estejam tentando expressar, de forma simbólica, alguma demanda ou conflito interno que você esteja passando. Conforme os colegas observaram, pode ser interessante você buscar atendimento psicológico, caso você sinta que este é o momento para tal. Espero ter ajudado e que você encontre o que está procurando.
A Terapia do Esquema pode te auxiliar a ressignificar o trauma através de estratégias vivenciais.
Procure um bom Psicólogo, com boa formação, mas também onde você se sinta acolhido e possa tratar dessas questões. Isso basta.
Qualquer situação que lhe coloque em constante sofrimento psíquico, com angústia e medo, como você relata, pede um acompanhamento profissional. Procure um psicólogo e inicie uma terapia. A vida pode ser melhor.
Veja, o que você quer dizer com ajuda? Precisar ou não, cabe somente a você. Infelizmente, aqui, apenas conseguimos elaborar respostas que te acalentem por pequenos momentos, mas parte de você o desejo de querer ir ou não a um profissional de saúde mental.

A primeira coisa a se pensar é se esse diagnóstico foi dado por algum profissional. Entretanto, independente de ser ou não diagnosticado com algo, é preciso se questionar de onde vem e por que será essa ideia - elas não necessariamente precisam ser reias. A partir de uma psicoterapia, você irá trabalhar questões como essas, podendo se conhecer melhor e gerar alívio.

O transtorno mencionado gera ideias repetitivas e intensivas, das quais podem "invadir" sua consciência e gerar comportamentos compulsivos. Isso, provocando questões que prejudicam o funcionamento social, pessoal e até ocupacional ao indivíduo que sofre - provocando maior angústia.
Sim, recomendo que procure ajuda de um profissional de saúde mental. O HOCD é um transtorno de ansiedade que pode ser tratado com terapia. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e ajudá-lo a lidar com eles. Além disso, um profissional pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com seus medos e ansiedades.
Olá! como você está? Espero que estejas melhor e sinto muito por este sofrimento que vens passando.
É importante que você encontre um profissional acolhedor e empático que possa proporcionar um espaço confortável para você conseguir refletir sobre sua história e assim conseguir lidar melhor com este sofrimento.
Espero ter ajudado,
um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, tenho confiança de que psicoterapia vai te ajudar a entender tudo isso que está acontecendo. Abraço
Olá, recomendo que busque ajuda psicológica para lidar com os medos e angústias. Vc pode viver com sua sexualidade, mesmo que ainda não tenha certeza dela ou que ela mude ao longo do tempo, de forma mais tranquila e sem preocupações, sem acreditar que precisa se encaixar em um rótulo, padrão aceito ou diagnóstico. As pessoas são diferentes e tem suas preferências, e elas podem mudar, mas vc não precisa viver com isso com ansiedades e preocupações. O apoio de um profissional pode ser fundamental para aprender a lidar com tudo isso.
É compreensível que você esteja enfrentando angústia e medo em relação ao que descreve como HOCD (Transtorno Obsessivo-Compulsivo Homossexual). Este é um tipo específico de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no qual uma pessoa experimenta obsessões relacionadas à orientação sexual.

Se você está enfrentando esses sintomas e isso está impactando negativamente sua qualidade de vida, emoções e relacionamentos, é altamente recomendável procurar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode oferecer suporte especializado e estratégias terapêuticas para lidar com o TOC e os sintomas específicos que você está enfrentando.

Lembre-se de que buscar ajuda não significa que você está comprometendo sua identidade ou orientação sexual. É uma maneira de abordar a angústia emocional e encontrar estratégias para lidar com os pensamentos obsessivos que causam desconforto.

O mais importante é que você não está sozinho nessa jornada, e existem recursos e profissionais disponíveis para oferecer apoio e orientação.
Fico a disposição, caso desejes iniciar esse processo de autoconhecimento comigo. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Eu sugiro você fazer psicoterapia/psicanalise. Antes de ter um relacionamento com outra pessoa você precisa estar de bem consigo mesmo. Precisa trabalhar seu mundo interior, pensamentos para ter paz e relacionamentos de qualidade. A disposição.