Olá Especialistas! A Cinco meses atrás fui submetido a uma Mastoidectomia radical, foi um sucesso!

4 respostas
Olá Especialistas!
A Cinco meses atrás fui submetido a uma Mastoidectomia radical, foi um sucesso!
No Pós-operatório foi tudo bem também, mas ainda sinto um certo desconforto na região da cirurgia como uma sensibilidade e ouvido parece que está "tampado".
Gostaria de saber se é comum esses efeitos pós-cirúrgico ?
Atenciosamente;
Boa tarde, após qualquer cirurgia otológica na qual o corte é feito atrás da orelha é esperado que a sensibilidade do pavilhão auricular fique diminuida. Pode acontecer dessa orelha persitir com a sensibilidade diminuida por anos, mas não tem implicações maiores. Em relação à sensação de ouvido tampado, é importante retornar ao seu médico para checar se não houve formação de crostas e/ou cerume que precisem ser removidos. O ideal é que o retorno seja semestral ou anual para limpeza da região mastoide e controle da doença.

A Mastoidectomia radical tem como objetivo tratar infecções extensas da orelha média. Geralmente quando esta cirurgioa é indicada a doença já causou destruição parcial ou total dos ossículos da audição, mas por vezes a pessoa tem uma falsa impressão de estar ouvindo melhor pois o som usa o tecido inflamatório que tomou o lugar das estruturas da audição como "ponte patológica". Isto significa que quando todo o tecido doente é removido durante a cirurgia, algumas pessoas podem ter a impressão de uma piora da audição após o procedimento. Converse com seu médico otorrinolaringologista sobre os achados durante a cirurgia e sua opinião sobre o prognóstico de sua audição. Sempre há jeito de melhorar a audição, mas às vezes isto envolve o uso de uma prótese auditiva.
A alteração da sensibilidade é comum nos primeiros meses e é necessário avaliar sua audição pós operatória. Sugiro que agende atendimento com um otorrino para fazer uma audiometria.
Olá Amigo!

Conforme mencionado pelos colegas, a perda de sensibilidade é esperada, assim como a sensação de tampado. Está última, pode ser relacionada a uma perda auditiva condutiva. Se for isso, quer dizer que a sua audição “verdadeira” ainda pode estar ai! Neste caso tem algumas coisas que podem ser feitas, desde a colocação de um aparelho auditivo, até uma prótese osteo-ancorada (aparelho auditivo preso no osso) que poderia determinar uma recuperação significativa para sua audição. Precisamos de uma audio para ter certeza!
Converse com quem te operou dessas possibilidades! Existem formas de testar e saber a melhor opção para você para cada caso.
:)