Olá. Estou atrás de uma resposta pra isso, sinto cheiro ao ver foto de coisas, tipo perfume, café, f

3 respostas
Olá. Estou atrás de uma resposta pra isso, sinto cheiro ao ver foto de coisas, tipo perfume, café, flores, sabonete etc.. aqui não e tão simples psiquiatra, só que além disso eu acho que não estou normal. O que eu faço ? Procuro psiquiatra, psicólogo ou neurologista
1. Psiquiatra: Um psiquiatra é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. Eles podem avaliar seus sintomas, fazer um diagnóstico adequado e prescrever medicamentos, se necessário.

2. Psicólogo: Um psicólogo é um profissional treinado para ajudar as pessoas a lidarem com problemas emocionais e comportamentais através de terapia. Eles podem ajudá-lo a explorar seus sintomas, trabalhar em questões emocionais e desenvolver estratégias para lidar com suas preocupações.

3. Neurologista: Um neurologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos. Se os seus sintomas estiverem relacionados a problemas neurológicos, como alterações no olfato, eles podem ser capazes de fornecer uma avaliação mais aprofundada e orientação adequada.

Recomendo que você entre em contato com neurologista primeiramente para verifical alguma causa clínica - Neurológica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Francisco Ribeiro Dantas
Psiquiatra
Porto Alegre
Inicialmente você deve passar por um bom clínico, que saberá te avaliar e ver realmente para qual especialidade te encaminhar.
Sinestesia, no sentido clássico, é quando um estímulo de um sentido ativa automaticamente outro sentido, de forma estável e consistente.
Exemplo: ver cores ao ouvir sons, sentir gostos ao ouvir palavras, ou como no seu caso: evocar cheiros ao ver imagens.
Sentir cheiro ao olhar fotos — como de perfume, café ou flores — pode acontecer em algumas situações e nem sempre significa algo grave. Às vezes é uma forma de memória sensorial muito vívida, mas em outros casos pode indicar que vale a pena investigar um pouco melhor o funcionamento das percepções.

Como você mesmo(a) disse que “acha que não está normal”, o mais importante agora é não tentar resolver isso sozinho(a).

O melhor caminho é:
-Começar pelo psiquiatra, porque essa é uma área que envolve percepção, humor, ansiedade e alterações sensoriais: e eu consigo avaliar se isso faz parte de algum quadro psiquiátrico, se é benigno ou se precisa de investigação mais aprofundada.
-Psicólogo pode ajudar também, especialmente se houver ansiedade, estresse ou questões emocionais associadas, mas o primeiro passo ainda é uma avaliação médica.
-Neurologista só é necessário se, na consulta, eu identificar algum sinal de alerta que justifique encaminhamento. Nem sempre é preciso.

Especialistas

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Sarah Vidal da Silva

Sarah Vidal da Silva

Otorrino

São Paulo

Larissa Matos Silveira

Larissa Matos Silveira

Otorrino

Itapevi

Maíra Torres

Maíra Torres

Otorrino

Barbacena

Mayco Purcina

Mayco Purcina

Otorrino

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 131 perguntas sobre Transtornos Do Olfato
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.