Olá, Eu tomo sertralina e amitriptilina. A primeira eu tomo as 10:40 e a segunda eu tomo 20:40...

3 respostas
Olá,
Eu tomo sertralina e amitriptilina.
A primeira eu tomo as 10:40 e a segunda eu tomo 20:40...e isso desde que eu comecei o tratamento para a síndrome do pânico,isso tem 5 meses. Porém,de uns 6 dias pra cá eu tenho tomado um pouco após esse horário,tanto o de dia quanto o de noite,e percebi que a síndrome está querendo atacar de novo. E eu tava ótima, isso teria relação com o fato de eu ter tomado por uns dias os medicamentos fora da hora correta?? Eu fui negligente quanto a isso,mas hoje sem falta eu vou tomar no horário correto. Esses 6 dias que eu tenho tomado fora de hora podem ser rapidamente corrigidos,se eu passar a tomar na hora certa de novo? Pois eu quero voltar a me sentir ótima.
Dr. Rodrigo Teixeira
Psiquiatra, Nutrólogo
Maricá
Olá, espero que esteja melhor, provavelmente já havia uma concentração ideal no seu organismo devido aos horários precisos que tomava, apos alguns horários irregulares por alguns dias, pode haver uma redução no nível ótimo plasmático da medicação. O ideal é retornar a medicação aos horários habituais, caso não resolve procure um profissional para ajuste dessas medicações. Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso da sertralina, se tomou todos os dias, uma diferença de poucas horas não afeta sua ação contra transtorno de pânico (se for este seu diagnóstico, dado que "síndrome de pânico" não é um termo psiquiátrico e já vi algumas pessoas que diziam ter tal quadro e não tinham transtorno de pânico). Em relação à amitriptilina, ela não é das medicações mais usadas em transtorno de pânico, porém dependendo da dose pode funcionar. Uma das características dela é ser sedativa, induzindo sonolência e, se tomou mais tarde, é possível que esta sonolência tenha ocorrido mais tarde e isto tenha diminuído seu efeito sedativo em dado momento. Mas, novamente, se tomou as medicações diariamente por tantos meses, um pequeno deslocamento no horário não deveria levar a uma piora de um quadro de transtorno de pânico, de modo que seria bom conversar com seu médico, que conhece você pessoalmente, para verificarem se foi esta mesmo a causa de seus sintomas. Logicamente, o fato de não costumar levar a piora quando se muda o horário não significa que deva tomar as medicações de qualquer forma - seguir rigorosamente as orientações de seu médico é sempre muito importante.
Olá! O tratamento medicamentoso pode ser muito importante em vários casos, principalmente em casos como o transtorno do pânico. Entretanto, a orientação é que se combine o tratamento farmacológico com a psicoterapia. O primeiro te auxilia a lidar com o sintoma físico, enquanto a segunda te ajuda a buscar uma saída para o transtorno.

Especialistas

Marilda Ghellere

Marilda Ghellere

Psicólogo

Criciúma

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Ellen Martins Peiter

Ellen Martins Peiter

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jéssica Boff

Jéssica Boff

Psicólogo

Caxias Do Sul

Silvia Cristina Bezerra da Silva

Silvia Cristina Bezerra da Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.