Olá! Faço uso de cloridrato de sertralina 50 mg e clonazepam 2 mg. Uso já faz vários anos. Tem

Olá! Faço uso de cloridrato de sertralina 50 mg e clonazepam 2 mg. Uso já faz vários anos. Tem algum risco em usar essas medicações por tanto tempo?

3 respostas


Não em fazer o uso dessas duas medicações ao mesmo tempo mas sim em fazer uso crônico do clonazepam, tal substância causa dependência, tolerância e outros efeitos, não que ela foi prescrita indevidamente, porém, seu uso é para um curto espaço de tempo e com um proprosito específico, junto com a sertralina ou outro inibidor da recaptacao de serotonina. Espero ter esclarecido.

Dra. Paula Trezena

Dra. Paula Trezena

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Sim para o Clonazepam. Há estudos que relacionam diversas alterações de memória e doenças associadas ao uso prolongado de benzodiazepínico (como o clonazepam). Além disso o uso prolongado leva à tolerância (vai precisar de mais medicamento para atingir a mesma sensação) e à dependência (não consegue ficar sem!). Quanto a sertralina, o uso prolongado pode ser indicado especialmente nos casos das doenças crônicas. De qualquer forma o melhor para a avaliar se há a necessidade ou não da manutenção dos medicamentos é o seu médico, que conhece seu histórico e pode auxiliar na retirada, se for o caso! Atenciosamente Dra. Karina Barradas


Toda química que ingerimos, apenas pelo simples fato de não ser algo natural, já pode causar alguns males ao longo do tempo. Você deve pensar de uma forma mais ampla. A não ser que você tenha uma doença crônica incapacitante que lhe obrigue o uso de uma medicação ininterruptamente, aí sim, podemos dizer que você precisará de uma medicação diária. Mas as doenças com fatores emocionais e é claro com componentes biológicos pois somos um todo, devem ser exploradas de uma forma mais íntima, ou seja, você deve buscar ajuda para a sua causa e não apenas remediar com remédio, se é que me entende. O remédio da conta de alguns sintomas, mas não fará você pensar e interiorizar-se para realmente resolver a questão. Procure uma terapia e mergulhe em si mesmo(a). Este é o verdadeiro remédio. A busca de sua consciência interior dos fatos que não estão compreendidos e lhe fazem sofrer... Att Eduardo

Dr. Eduardo Cantelli

Dr. Eduardo Cantelli

Psiquiatra

Florianópolis

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.