Olá, Fiz a cirurgia da Simpatectomia a 9 dias, porem consultei com o dr. a 2 dias e ele retirou meu

Olá, Fiz a cirurgia da Simpatectomia a 9 dias, porem consultei com o dr. a 2 dias e ele retirou meus pontos e disse que não havia mais necessidade de tomar medicação para dor. Mas estou me sentindo "dolorida" em algumas partes do corpo. Geralmente eu sinto mais dor nessas regiões na hora de deitar e me ajeitar para dormir... dores nas regiões como a baixo e entre os seios, nas costas, região do tórax e na região do braço entre o ombro e as axilas e as vezes até mesmo para respirar dependendo a forma como me deito, também ainda sinto um grande desconforto quando tusso e quando tento respirar profundamente, gostaria de saber se com 9 dias de cirurgia essas dores são comuns e se com o passar dos dias elas devem sumir??

2 respostas


Olá, tudo bem? Sim, alguns paciente sentem dores por um período maior podendo chegar de 15 até 20 dias. É difícil explicar porque isso acontece mas provavelmente decorre de sensibilidade aumentada nos nervos entre as costelas e na parte mais interna das costelas que é onde realizamos o procedimento de simpatectomia. É importante que você não tenha falta de ar ou dificuldade na respiração e caso a dor não melhore progressivamente busque seu cirurgião novamente. Mantenha o uso da medicação analgésica recomendada e faça exercícios de respiração, puxando e soltando o ar profundamente, pois isso geralmente alivia a dor. Boa recuperação.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Com 9 dias de pós-operatório, ainda é relativamente comum sentir dores e desconfortos após a simpatectomia, principalmente nas regiões do tórax, costas, axilas, entre os seios e ombros. A cirurgia envolve manipulação da parede torácica e dos nervos intercostais, então muitos pacientes relatam exatamente esse tipo de dor ao se movimentar, tossir, respirar profundamente ou mudar de posição na cama. A sensação de “repuxo”, pontadas, dor para deitar e desconforto ao respirar fundo costuma melhorar gradualmente nas semanas seguintes. O fato de piorar em certos movimentos ou posições também é bastante frequente nessa fase inicial da recuperação. Mesmo após retirada dos pontos, o processo interno de cicatrização ainda está acontecendo, então nem sempre o paciente fica completamente sem dor tão cedo. Algumas pessoas precisam inclusive manter analgésicos simples por mais alguns dias conforme orientação médica. Por outro lado, é importante observar sinais de alerta, como febre, falta de ar importante, piora progressiva da dor, secreção nas incisões ou dor muito intensa e persistente. Na ausência desses sinais, geralmente a tendência é melhora gradual com o passar dos dias.

Dr. Rodrigo Miquelanti Melo

Dr. Rodrigo Miquelanti Melo

Cirurgião torácico

Uberlândia

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.