Olá fiz a simpatectomia a um ano , eu transpirava nas mãos, pés e axilas e agora um ano depois estou

Olá fiz a simpatectomia a um ano , eu transpirava nas mãos, pés e axilas e agora um ano depois estou transpirando no corpo inteiro o quadro piorou após a cirurgia, transpiro no couro cabeludo , rosto , costas ,nádegas, pés, pernas , mãos e na axilas , se eu soubesse não teria feito a cirurgia pois esse suor é constante, o que eu faço?

2 respostas


Olá, tudo bem? A sudorese compensatória intensa - que acomete várias partes do corpo, de forma frequente e com volume alto - não é frequente mas pode acontecer após a simpatectomia. É estranho ter ocorrido somente a compensatória e você não ter sentido melhora da sudorese nas mãos e axilas com a cirurgia, por isso recomendo que você busque um especialista para avaliação. Se não for o cirurgião torácico que realizou seu procedimento seria importante ter a documentação de qual procedimento foi realizado e em qual nível da cadeia simpática, para avaliar quais as possibilidades que existem tanto de tratamento da sudorese compensatória (costas, nádegas e pernas) quanto da hiperidrose localizada (mãos e axilas).

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, infelizmente isso pode acontecer após a simpatectomia e recebe o nome de hiperidrose compensatória. Em alguns pacientes ela é leve, mas em outros pode ser intensa e acabar causando mais incômodo do que o suor original. Quando o suor passa a ocorrer em regiões como couro cabeludo, rosto, costas e tronco de forma constante, é importante fazer uma avaliação com um cirurgião torácico experiente em hiperidrose para confirmar se realmente se trata de hiperidrose compensatória e discutir possibilidades de tratamento. Existem opções que podem ajudar, como medicamentos para reduzir a sudorese, aplicação de toxina botulínica em áreas específicas e medidas para controle dos gatilhos do suor. Em alguns casos selecionados podem ser discutidas abordagens cirúrgicas complementares, mas os resultados são variáveis e precisam ser avaliados com bastante cautela. Entendo sua frustração, porque quando a hiperidrose compensatória é intensa ela pode impactar muito a qualidade de vida. O mais importante agora é procurar acompanhamento especializado para tentar controlar os sintomas e melhorar seu conforto.

Dr. Rodrigo Miquelanti Melo

Dr. Rodrigo Miquelanti Melo

Cirurgião torácico

Uberlândia

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.