Olá, fiz exames e a glicose deu 89mg, insulina9,3 e hemoglobina glicada hba1c 4,8. Estão normais ess

2 respostas
Olá, fiz exames e a glicose deu 89mg, insulina9,3 e hemoglobina glicada hba1c 4,8. Estão normais esses resultados?
Estao normais. Qualquer duvida procure um endocrinologista.

Olá! Analisando os resultados dos seus exames, é possível observar que os níveis de glicose, insulina e hemoglobina glicada (HbA1c) que você mencionou estão dentro das faixas consideradas normais para um adulto saudável. Esses indicadores são fundamentais para avaliar o controle da glicose no sangue e o risco de desenvolvimento de diabetes ou pré-diabetes.

Seu resultado de glicose, especificamente, indica uma boa regulação da glicose no sangue, estando dentro do intervalo esperado para uma medição em jejum. A insulina, por sua vez, com um valor de 9,3 µU/mL, também sugere uma resposta adequada do seu corpo à glicose, refletindo uma função normal do pâncreas na produção de insulina, que é o hormônio responsável por ajudar a glicose a entrar nas células do corpo para ser usada como energia. É importante notar que os valores considerados normais para insulina podem variar um pouco dependendo do laboratório e do método utilizado para o teste, mas, de modo geral, o seu resultado parece estar alinhado com o que é esperado para uma pessoa sem resistência à insulina ou diabetes.

Além disso, o valor da hemoglobina glicada (HbA1c) de 4,8% é particularmente encorajador, pois reflete o controle médio da glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses. Valores abaixo de 5,7% são geralmente considerados indicativos de um bom controle glicêmico e baixo risco de desenvolvimento de diabetes no futuro.

Esses resultados, quando considerados em conjunto, sugerem que você está mantendo um bom controle sobre os níveis de glicose no seu sangue, o que é um aspecto crucial para a manutenção da saúde geral e prevenção de condições como diabetes tipo 2. No entanto, é sempre recomendável discutir os resultados dos seus exames com um profissional de saúde, que pode oferecer insights mais detalhados sobre o seu estado de saúde geral e recomendar ações específicas baseadas em um entendimento completo do seu histórico médico, estilo de vida e outros fatores relevantes.

Manter um diálogo aberto com seu médico sobre os resultados dos exames e qualquer preocupação de saúde que você possa ter é essencial para garantir um acompanhamento adequado e para tomar quaisquer medidas preventivas ou corretivas que possam ser necessárias para preservar sua saúde a longo prazo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.