Olá. Fiz um exame FAN há um tempo e deu não reagente. Minha dúvida é: o lúpus é uma doença que

3 respostas
Olá. Fiz um exame FAN há um tempo e deu não reagente. Minha dúvida é: o lúpus é uma doença que chega silenciosa, tipo uma mancha na pele que some, volta, etc ou ele já aparece com todos os sintomas? A dúvida é pq sou muito alérgica e volta e meia minha pele fica sensível.
Dra. Leticia Castagna de Abreu
Dermatologista
Rio de Janeiro
Olá! O lúpus pode se manifestar de forma sistêmica ou apenas cutânea. No caso de acometimento sistêmico, existem outros exames que devem ser realizados para dar o diagnóstico. No caso do lúpus cutâneo, a doença pode começar insidiosa, ou seja, lentamente, e o exame pode ser não reagente. Sugiro que consulte o dermatologista da sua confiança para elucidar seu caso. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Alexandra Peres Paim Pedra e Cal
Dermatologista, Médico de família
Rio de Janeiro
Ao acometer a pele o lúpus pode ser classificado em agudo, subagudo ou crônico. Todos eles podem evoluir em diferentes porcentagens para o lúpus eritematoso sistêmico com acometimento de múltiplos órgãos, sendo rara esta evolução na forma crônica da doença. O diagnóstico é dado por uma soma de critérios clínicos e laboratoriais. Os critérios diagnósticos podem aparecer em diferentes momentos, p.ex, por um tempo a lesão cutânea pode ser a única manifestação. Algumas pessoas já podem abrir o quadro clínico com vários sintomas, p.ex, anemia, dor articular, fotossensibilidade, alterações laboratoriais, etc. O lúpus é uma doença complexa e o diagnóstico pode ser por vezes desafiador, o dermatologista poderá lhe ajudar a sanar as dúvidas :)
Dra. Larissa Starling de Albuquerque Fernandes
Dermatologista, Especialista em medicina estética
Rio de Janeiro
Bom dia,
A doença lúpus é considerada autoimune e com evoluçao variável e tem 3 tipos de apresentação: aguda, subaguda e cronica. O grande temor que eu vejo de algumas pacientes com lupus cronicoé evoluir para a forma a aguda e ter as cmplicações renais. Mas CALMA ! A chance de evolui é muito pequena porém o acompanhamento contínuo é essencial !
Ter pele sensível não tem relação com o lupus mas se você está apresentando lesões intermitentes é bom marcar uma consulta com dermatologista para diagnóstico, tratamento e controle.

Especialistas

Filipe Martins de Mello

Filipe Martins de Mello

Reumatologista

Itajaí

Felipe Moura Parreira

Felipe Moura Parreira

Reumatologista, Médico clínico geral

Manhuaçu

Aline Defaveri Do Prado

Aline Defaveri Do Prado

Reumatologista

Blumenau

Fernando Pimentel

Fernando Pimentel

Reumatologista

Recife

Ivan Lucio da Silveira

Ivan Lucio da Silveira

Reumatologista

Franca

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 374 perguntas sobre Lupus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.