Olá! Fiz um mapeamento de retina e acusou escavação do ver no óptico de 70% em amãos os olhos. A

Olá! Fiz um mapeamento de retina e acusou escavação do ver no óptico de 70% em amãos os olhos. A oftalmo falou que poderia ser de nascença, porém me passou uma campimetria e retinografia. Poderia ser glaucoma de pio normal? Uma escavação tão grande acarreta em perda de visão? Minha Pio é normal.

2 respostas


Prezado, o aumento da escavação do nervo óptico é um dos fatores sinais de glaucoma, porém existe pessoas que apresentam tal alteração e não tem possuem a doença glaucomatosa. Os exames solicitados (Campimetria e Retinografia) pelo colega ira dar detalhes sobre a analise do nervo óptico dando maiores condições de avaliação, tanto do nervo optico quanto da pressão intra-ocular. Sugiro que continue seu acompanhamento com seu médico oftalmologista para conclusão.

Dr. João Marcos Nascimento

Dr. João Marcos Nascimento

Oftalmologista

Belém do Pará

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Glaucoma de pressão normal ou de baixa pressão , geralmente acomete pessoas com mais de 60 anos e pode estar associada a fenômenos vasoativos e enxaqueca. Existem outros exames para analise da camada de fibras nervosas da retina, alem da retinografia, chamados de exames de imagem( estrutural) como o OCT( tomografia de coerência óptica) Aguarde os exames e tire as duvidas com seu oftalmologista,

Dra. Ana Elisa Coimbra

Dra. Ana Elisa Coimbra

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.