Olá, fiz uma lobectomia do lobo inferior do pulmão esquerdo há aproximadamente um mês e estou sentin
Olá, fiz uma lobectomia do lobo inferior do pulmão esquerdo há aproximadamente um mês e estou sentindo um chiado ao respirar fundo. Isso é normal? Não sinto falta de ar ou palpitação apenas esse chiado continuo que aparece mais no período da noite. Obrigado.
2 respostas
Olá, tudo bem? Somente o chiado pode ser decorrente de quadros de bronquite ou acúmulo de secreção no canal da respiração, ainda mais quando é mais evidente à noite. Pelo fato de você estar em pós operatório de uma cirurgia pulmonar é importante ser reavaliado pelo seu cirurgião torácico para ausculta pulmonar e nova radiografia de tórax.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Após uma Lobectomia Pulmonar, algumas pessoas podem perceber chiados, estalos ou sons diferentes ao respirar durante as primeiras semanas da recuperação, principalmente ao respirar fundo ou no período da noite, quando há mais acúmulo de secreção e mudança da mecânica pulmonar. O fato de você não ter falta de ar, palpitação ou piora importante é tranquilizador. Muitas vezes esse chiado está relacionado a secreção residual, pequenas áreas ainda se expandindo ou irritação das vias respiratórias após a cirurgia. Mesmo assim, como o sintoma é contínuo, vale comentar com seu cirurgião ou pneumologista no retorno pós-operatório. Dependendo da avaliação, eles podem solicitar um raio-X de controle ou orientar fisioterapia respiratória para ajudar na recuperação. Procure avaliação mais rápida se aparecer febre, tosse importante, catarro aumentado, dor piorando ou falta de ar.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

