Olá fiz uma mastectomia a 1 ano atrás e tive seroma na axila. Tem até hoje. Já fiz cirurgia mas vol

Olá fiz uma mastectomia a 1 ano atrás e tive seroma na axila. Tem até hoje. Já fiz cirurgia mas voltou , agora estou sentindo bastante dor atrás do braço onde fiz a cirurgia. A dor pode ser do seroma ?

2 respostas


Olá. Então, quando é realizada a cirurgia na axila há uma chance de sequela(que varia a depender se foi realizado Esvaziamento axilar ou biópsia do linfonodo sentinela). Essa sequela pode ser desde uma sensibilidade maior no braço ou na axila até em Linfedema, um inchaço no lado da axila operada que se deve pela manipulação dos linfonodos(ínguas) durante a cirurgia. Bem, sugiro que retorne ao seu mastologista, seja reavaliada por conta desta alteração. Pode ser que precise de Fisioterapia motora. Boa sorte!

Dra. Julia Costa

Dra. Julia Costa

Mastologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá bom dia. Se o seroma crônico estiver volumoso, ele pode sim causar maior incômodo axilar e até mesmo no braço. Porém mesmo sem seroma, pode ocorrer sensibilidade dolorosa, sensibilidade alterada, amortecimento, inchaço no local operado e na face interna/posterior do braço, isso pode ser uma sequela devido a cirurgia axilar. Você deve retornar sim para avaliação do seu mastologista (ainda mais se a dor for algo novo), para várias situações que listei acima há tratamentos muito bons (Medicações e procedimentos não invasivos e até mais invasivos dependendo do caso) que melhoram bastante os sintomas.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.