Olá. Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0. Mas, consigo dirigir de fo

3 respostas
Olá.
Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0.
Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito.
A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou terei que esquecer dela e nunca mais pegar numa condução automorora?
Se a esquizofrenia estiver devidamente controlada e estiver sob acompanhamento psiquiátrico regular, não há impedimento, do ponto de vista psiquiátrico, para uma pessoa com este diagnóstico dirigir. Mas, isto é algo que deve ser discutido diretamente com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente os detalhes de seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ricardo Giuffrida
Psiquiatra
São Paulo
Há sim a possibilidade de renovar a habilitação. O que impediria não seria o diagnóstico em si, mas um suposto prejuízo de cognição e motricidade, a ser avaliado pelo médico do Detran e pelo seu médico. Muitos pacientes com esse diagnóstico tem a vida cotidiana praticamente normal, ao realizar tratamento adequado.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Sim, mesmo com diagnóstico de esquizofrenia paranoide e aposentadoria por invalidez, é possível renovar a CNH, desde que você esteja clinicamente estável, em tratamento regular e sem sintomas que prejudiquem sua capacidade de dirigir com segurança. A esquizofrenia, por si só, não impede legalmente a renovação da carteira; o que importa é o estado atual de saúde mental e funcionalidade. Será necessário apresentar um laudo do seu psiquiatra atestando que você está apto a dirigir. O Detran pode solicitar avaliação médica especializada e, em alguns casos, limitar a validade da CNH ou incluir restrições. Portanto, se você está bem, consciente e com bom discernimento, não precisa abrir mão da sua habilitação — apenas seguir os trâmites médicos e legais para garantir a renovação.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.