Olá. Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0. Mas, consigo dirigir de fo
3
respostas
Olá.
Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0.
Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito.
A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou terei que esquecer dela e nunca mais pegar numa condução automorora?
Fui aposentado por invalidez por esquizofrenia paranoide. F20.0.
Mas, consigo dirigir de forma racional e inteligente. Ou seja, os problemas não afetaram a minha coordenação para dirigir e consigo discernir as normas de trânsito.
A pergunta é: Tenho possibilidades de renovar minha CNH? Ou terei que esquecer dela e nunca mais pegar numa condução automorora?
Se a esquizofrenia estiver devidamente controlada e estiver sob acompanhamento psiquiátrico regular, não há impedimento, do ponto de vista psiquiátrico, para uma pessoa com este diagnóstico dirigir. Mas, isto é algo que deve ser discutido diretamente com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente os detalhes de seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Há sim a possibilidade de renovar a habilitação. O que impediria não seria o diagnóstico em si, mas um suposto prejuízo de cognição e motricidade, a ser avaliado pelo médico do Detran e pelo seu médico. Muitos pacientes com esse diagnóstico tem a vida cotidiana praticamente normal, ao realizar tratamento adequado.
Sim, mesmo com diagnóstico de esquizofrenia paranoide e aposentadoria por invalidez, é possível renovar a CNH, desde que você esteja clinicamente estável, em tratamento regular e sem sintomas que prejudiquem sua capacidade de dirigir com segurança. A esquizofrenia, por si só, não impede legalmente a renovação da carteira; o que importa é o estado atual de saúde mental e funcionalidade. Será necessário apresentar um laudo do seu psiquiatra atestando que você está apto a dirigir. O Detran pode solicitar avaliação médica especializada e, em alguns casos, limitar a validade da CNH ou incluir restrições. Portanto, se você está bem, consciente e com bom discernimento, não precisa abrir mão da sua habilitação — apenas seguir os trâmites médicos e legais para garantir a renovação.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Uma pessoa com TAB pode ter alucinações em fase de hipomania?
- É possível uma pessoa Alucinar e desenvolver esquizofrenia na gravidez ?
- O transtorno esquizoafetivo pode ser considerado uma deficiência?
- Uma pessoa esquizofrênico esquece que ah amor dentro dele. ??tô com uma pessoa que fala coisa com coisa ,mais ele usava substância química tem como desenvolver uma esquizofrenia?
- pode tomar quetiapina carbolitio e ziprasidona juntos?
- Qual é a diferença entre Transtorno Delirante e Esquizofrenia?
- Tenho pareidolia auditiva frequente e intensa. Isso precede um surto psicótico?
- Quando a pareidolia auditiva frequente indica esquizofrenia?
- Quando a pareidolia frequente indica esquizofrenia?
- Pareidolia auditiva frequente é normal? Acontece em pessoas saudáveis?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 494 perguntas sobre Esquizofrenia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.