Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qu

9 respostas
Olá. Gostaria de saber quais médicos realizam eletroconvulsoterapia para tratamento da depressão? Qual a taxa média de remissão desse tratamento?

Agradeço
Boa noite os médicos que realizam a ECT são os psiquiatras e os neurologistas, e é usada conforme a Associação Psiquiátrica Americana para tratar a Depressão Maior psicótica, o delirium maníaco, a catatonia maligna, o estupor depressivo, a psicose resistente à farmacoterapia, etc. Os indivíduos que receberam indicação de realizar ECT devem ser submetidos a uma avaliação médica e neuropsiquiátrica, e deve incluir o exame físico, o exame do estado mental, a história médica pregressa (incluindo alergia a medicações) e a revisão de sistemas (com ênfase no sistema cardiovascular e no sistema nervoso central). É importante que o tratamento com a ECT seja aplicado de acordo com as mais recentes diretrizes disponíveis, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. A taxa da remissão depende muito do estado do paciente, e de como responde ao tratamento. Espero ter ajudado.

Boa tarde! Alguns médicos psiquiatras no Brasil trabalham realizando a Eletroconvulsoterapia, indicada para transtornos graves específicos refratários ao tratamento farmacológico. Cada sessão de ECT tem a participação de um psiquiatra, um anestesista e equipe de enfermagem para acompanhamento do estado e conforto do paciente, administração da anestesia e sedação de maneira segura, regulação do equipamento para aplicação da voltagem elétrica controlada, avaliação dos sinais vitais, reações do paciente e recuperação após a sessão. Atualmente os estudos comprovam alta eficácia da ECT para a depressão, sendo indicada principalmente para os casos resistentes aos antidepressivos. Fatores como idade avançada e sintomas psicóticos associados tendem a uma melhor resposta à ECT. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Atualmente o ECT em alguns casos pode sim ajudar , desde de que seja utilizado corretamente. Hoje ele é utilizado de uma forma mais humana e não tão agressiva como antigamente. Tenho uma paciente que usou e disse que teve uma melhora .
O ECT é aplicado por um medico , como ja descrito por alguns colegas. As pesquisas mostram que muitos pacientes sao beneficiados pelo ECT , nas situações onde o paciente nao esta obtendo melhoras com medicamentos. Com o tratamento psicoterápico paralelo a qualquer outro, o paciente terá uma soma de beneficios. Procure um psicólogo.
Boa tarde, Os médicos que aplicam o ECT são especialistas como psiquiatras e neurologistas. Esse método utilizado atualmente é menos doloroso quanto tempos atrás. Em casos de quadro de esquizofrenia, transtorno bipolar e outros psicóticos tem tido resultado importante. Procure também ajuda de psicólogos. Abraço Rejane
Muito indicado para depressão profunda. Conta com psiquiatra e Neurologista.
No Rio de Janeiro apenas 1 hospital dispõe desse método e custa em média 1,000,00 a sessão. Média de 10 sessões.
Mas isso não dispensa o acompanhamento psicológico.
Muito bom dia!
A ECT (Eletroconvulsoterapia) é um procedimento bastante eficaz e seguro que tem sido utilizado no tratamento do transtorno depressivo, principalmente em pacientes refratários ou que não alcançaram resultados com a psicoterapia e/ou medicação. O tratamento é feito em ambiente hospitalar e os profissionais que administram essa modalidade terapêutica são os médicos psiquiatras e neurologistas. Espero ter ajudado! Sigo à sua disposição. Forte abraço!
Olá, este tipo de tratamento é prescrito e realizado pelo psiquiatra e neurologista. Como complemento e para maior eficácia é necessário o acompanhamento com psicólogo.
É um procedimento utilizado por psiquiatras e neurologistas para tratar algumas patologias mentais que não responderam de forma satisfatórias aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos. O tratamento é eficaz e seguro para as seguintes patologias: Transtorno Depressivo Maior, Esquizofrenia, episódios maníacos e outros transtornos de ordem psiquiátrica. Antes de se submeter ao tratamento, o médico faz uma avaliação completa do paciente, para verificar se não há nenhuma contraindicação.