Olá! Gostaria de saber se é verdade que existe enjôo psicólogico e se sim, existe uma possibilidade

17 respostas
Olá! Gostaria de saber se é verdade que existe enjôo psicólogico e se sim, existe uma possibilidade de tratar?
Olá. Sim! É comum que problemas emocionais se manifestem por meio de sintomas físicos, neste caso, o enjoo. Lembre-se que a mente é uma fonte inesgotável de possibilidades, capaz de desencadear em nosso corpo os mais imprevisíveis movimentos e sintomas. Há sim possibilidade de tratamento, sugiro que busque um psicólogo/psicanalista. Além disso, é importante também manter todos os exames fisiológicos em dia. Um abraço!

Olá!
Vale a pena você explicar o que você quer dizer com isso. O nojo, que pode estar associado ao enjoo, é uma reação física que pode estar conectada com aspectos morais da vida pessoal, por exemplo, por ter preferências no próprio estilo de vida e, até por isso, rejeição de outros estilos de vida julgados como inaceitáveis. É necessário trazer isso para o trabalho com psi, para entender melhor do que que se trata.
Boa sorte!
Olá!
É possível sim que questões emocionais/psicológicas possam gerar sintomas físicos, como o enjoo. O tratamento consiste em compreender o que tem desencadeado esse sintoma, o que está por trás dele. Para isso, é necessário buscar um psicólogo.
Vale mencionar que para supor que um sintoma físico tenha uma causa psicológica, é importante buscar um médico e investigar a possibilidade de causas físicas.
Boa tarde! Sim. Mas é necessário entender o que está causando este sintoma. Sintomas físicos pode ser causados por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Procure um psicólogo. Mas é importante também buscar a ajuda de um médico para ver se não existe a possibilidade de ser físico.
Olá! O que você chama de "enjôo psicológico" imagino que seja um enjôo sem causas orgânicas identificadas. É importante chamar a atenção para o fato de que não ter causas orgânicas não significa que você não sofra ou que não se sinta de fato enjoada (o). Um sintoma de origem psicológica causa tanto incômodo quanto um transtorno de origem orgânica. Em geral tratamos o orgânico com cuidados com a saúde (no caso da saúde física: alimentação, atividade física, sono, etc), terapias e remédios. O psíquico também! Nesse sentido, sugiro que você procure um psicólogo para lhe ajudar a traçar a melhor estratégia de ação, que provavelmente vai incluir a psicoterapia. A psicoterapia é a mais efetiva estratégia de tratamento da saúde mental em muitos casos. Por meio dela, você aumenta o seu autoconhecimento, a sua autoestima e a sua autorregulação. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 200
Olá! Algumas questões emocionais podem causar enjôos. Nos transtornos de ansiedade é um dos sintomas presente.
Precisa avaliar se tem alguma situação que desencadeia> Pode ser um pensamento ou uma situação. Busque uma avaliação psicológica.
Olá. Sim, existe a possibilidade de sintomas físicos, com o enjôo, aparecerem associados a questões emocionais. É bastante comum em casos de ansiedade, estresse... Para isso é necessário buscar ajuda com uma profissional da psicologia, para compreender o que pode estar desencadeando esta resposta.
Sentir enjoo sem nenhuma causa física aparente é um sintoma físico da ansiedade. Para melhorar esse sintoma é importante tratar a ansiedade. Entender o que está gerando ansiedade e encontrar uma forma mais adaptativa para lidar. Sentir ansiedade é normal, existem algumas situações que são ansiogênicas por si só. Porém, quando a ansiedade é desproporcional, podemos ter sintomas físicos desconfortáveis e outros problemas em diversas áreas da vida. Recomendo que procure um psicólogo para que você possa compreender e tratar a ansiedade patológica. Caso seja necessário, é importante que você também faça um tratamento medicamentoso com psiquiatra, mas o psicologo pode avaliar a necessidade ou não do uso da medicação.
Toda queixa precisa ser investigada para poder ter uma avaliação adequada. Não há separação entre mente e corpo e nosso funcionamento está todo interligado e os estudos científicos demonstram isso. Sugiro que marque uma consulta com profissionais da área da saúde para que estes, possam avaliar sua queixa de forma mais profunda.
Oie, poderíamos dizer doenças psicossomáticas. Elas existem e cada vez mais recorrentes. Podem estar associadas ao excesso de passado ou até mesmo de futuro. Precisamos organizar o seu presente para entender melhor o que pode estar acontecendo. É importante descartar a saúde física antes dessa conclusão. No entanto, se já houve avaliação médica, busque ajuda de um psicólogo para que sua saúde não fique comprometida.
Olá! o enjôo se trata de um sintôma físico e pode tanto estar ligado a uma questão biológica como uma alimentação com gordura em excesso, ou até mesmo como resultado de uma forte dor de cabeça, porém pode estar ligada a questões psicossomáticas, isto é, com origem psíquica, e neste caso a resposta a sua pergunta é sim! O enjôo pode estar ligado a questões psicológicas, uma vez descartada a possibilidade biológica, é recomendado procurar um psicólogo psicanalista para buscar o conflito que está representado por esse sintoma de enjôo. Espero que tenha ajudado de alguma forma, estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Sim, é possível que o enjoo psicológico ocorra em algumas pessoas, especialmente em situações de estresse, ansiedade ou emoções intensas. Esse tipo de enjoo pode ser resultado da resposta do corpo ao estresse, que pode afetar o sistema digestivo e causar náusea e vômito.

O tratamento para enjoo psicológico pode envolver várias abordagens, medicação para ansiedade e estresse, técnicas de relaxamento, como a meditação e o yoga, e mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável e dormir bem.

Além disso, é importante buscar ajuda médica se os sintomas de enjoo persistirem, pois pode haver outras causas subjacentes que precisam ser tratadas.
Olá, tudo bem?
Dependendo da situação que a pessoa se encontrar pode ser que haja uma carga emocional muito elevada o que pode acarretar em náuseas e até vômitos. Já ouviu a expressão: "vomitar de nervoso"? Pois bem, este é um exemplo de enjoo emocional. Cada caso é único e deve ser lidado com a sua particularidade, e um acompanhamento profissional neste momento pode ser interessante para auxiliar nesta demanda.
O termo "enjoo psicológico" é informal e não é uma condição clínica reconhecida. No entanto, é possível que o enjoo ou mal-estar físico possam ser desencadeados ou agravados por fatores psicológicos, como estresse, ansiedade ou outros estados emocionais. Por exemplo, algumas pessoas podem experimentar sintomas físicos, como náuseas, vômitos ou desconforto gastrointestinal em situações estressantes, como antes de uma apresentação importante, durante uma crise emocional ou em momentos de ansiedade intensa.
É fundamental buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada e recomendação de tratamento apropriado caso você esteja enfrentando sintomas físicos que possam estar relacionados a fatores psicológicos. Um profissional de saúde mental poderá realizar uma avaliação completa, identificar fatores psicológicos contribuintes e desenvolver um plano de tratamento adequado para suas necessidades individuais.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
SIM, EXISTE! ISSO ACONTECE PORQUE ALGUMA SITUAÇÃO OU PENSAMENTO E SENTIMENTO É INDIGESTO PARA VOCÊ! PARA SE LIBERTAR DESSE ENJOO, VOCÊ PRECISA OBSERVAR O QUE ESTÁ CAUSANDO O MAL ESTAR, SE FOR UM PENSAMENTO, ESFORCE-SE PARA NÃO PERMITIR QUE ELE DOMINE VOCÊ! SE FOR UMA SITUAÇÃO, PROCURE ENXERGA-LA DE FORMA MAIS POSITIVA E O SENTIMENTO IRÁ ACOMPANHAR A POSITIVIDADE!
TUDO É POSSÍVEL COM ESFORÇO E CONSTÂNCIA!
UM ABRAÇO,
LEA
Olá! Psicologicamente falando o ser humano pode somatizar qualquer mal estar.
Sim, é possível tratar e aliviar em grande parte dos casos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!