Olá!Gostaria de saber se todos os psicólogos e psicoterapeuta?

26 respostas
Olá!Gostaria de saber se todos os psicólogos são psicoterapeuta?
O psicólogo pode atuar em diversas áreas para além da clínica. No caso do psicólogo clínico, ele é um psicoterapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A Psicologia é um campo bastante diverso. Essas são algumas áreas de atuação do Psicólogo: Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional (do trabalho), Psicologia Hospitalar, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica... Cada área possui especificidades diferentes. Quando o Psicólogo trabalha na área clínica, ele trabalha diretamente com a psicoterapia. Nesse caso, ele é chamado de Psicoterapeuta. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Cuide-se bem!

Olá, como você está?
Então, nem todo psicólogo atua como psicoterapeuta. A psicoterapia é um tipo de terapia que tem por objetivo tratar problemas psicológicos como a depressão, a ansiedade, as dificuldades de relacionamento e outros.
O psicólogo pode atuar em hospitais, escolas, unidades de saúde. Enfim, o campo é bem amplo.
Espero ter ajudado ;)
Abs

Olá!! A psicoterapia é a área de atuação do psicólogo clínico! A psicologia é uma área muito diversa, os profissionais podem atuar em áreas como educação, jurídica, esportiva, hospitalar e muitas mais!! No caso do psicoterapeuta, cada um tem uma abordagem teórica específica, que no caso é a teoria que cada psicólogo se baseia para direcionar o seu trabalho, mas não existe teoria melhor ou pior, apenas a que cada um se identifica!! Desejo ter ajudado!! Um beijo!

Olá! Creio que a sua pergunta foi bem respondida pelos colegas acima. Acrescentando apenas que a psicoterapia é uma terapia de suporte, que pode ser estendida para uma análise. Embora a palavra psicoterapia em si, desperta sempre alguma confusão no meio clínico, pois são vários os tipos de interpretação. Entretanto, o nome em si, não significa muito, o que vale mesmo é a seriedade com que o tratamento psicológico é levado, para a melhora de quem busca.

Na área clínica sim, porém ele também pode trabalhar em outras áreas dentro da psicologia, neste caso não trata-se mais de psicoterapia, pois ele trabalha em escolas, hospitais, com esporte, dentre outras áreas e sua atuação será diferente.
Mas em qualquer área da psicologia o profissional psicólogo sempre terá o bem estar das pessoas como foco principal do seu trabalho.
Abraço!

Olá,
Como as colegas responderam, a formação de psicologia é bastante abrangente. Então a formação acadêmica dá a possibilidade de atendimento clínico. Porém a intervenção e atuação em outros setores como campo social, escolar, organizacional vai ser adequada ao contexto. Importante distinção para que a ética e o sigilo sejam considerados na delicadeza quando se confundem as abordagens.

Não,a formação em psicologia permite que o profissional trabalhe em áreas diferentes da psicoterapia,portanto o psicólogo clínico é psicoterapeuta,os demais tem outros objetivos que visem o bem estar e saúde integral do indíviduos sem trabalhar diretamente com psicoterapia,mas com ferramentas de desenvolvimento pessoal também!

Olá!
Todos os psicólogos são psicoterapeutas. Essa é a base da nossa formação. Pode ser que não atuem na área da psicoterapia, conforme os colegas já te explicarem acima!
Espero ter ajudado!
Abraço

Olá, os psicólogos clínicos são psicoterapeutas porque realizam psicoterapia. Porém, existem algumas pessoas que se designam terapeutas por formações alternativas mas não tem relação com o curso de graduação em psicologia.
Espero ter ajudado.

Prezado(a), a psicologia tem inicio sob uma perspectiva de cientificar o estudo dos temas psicológicos, origina-se como o estudo das funções mentais, dos processos de memória, atenção, imaginação. Teoricamente podemos dizer que o trabalho de escuta clinica propicia o trabalho da psicoterapia em diferentes vertentes e abordagens. Psico pressupõe mente, psique, alma concerne aos temas relacionados aos pensamentos, emoções. Abrange nossos processos internos e a forma como compreendemos a realidade que nos atravessa. A palavra terapia significa cura. Nesse sentido a psicoterapia objetiva alcançar a cura de algo que nos atravessa internamente e nos fere e/ou causa sofrimento. Ela propicia a circulação da palavra de modo que possamos dar um destino a nossas dores mais arcaicas.

O psicoterapeuta é aquele que realiza terapia no psiquismo do paciente; ou seja, trabalha com os pensamentos, sentimentos, o modo de ver o mundo, a vida, o outro e a si mesma. Essa terapia faz com que o paciente se relacione de forma mais saudável com todos os elementos descritos acima e elimine os pensamentos, sentimentos e condutas destrutivas e desenvolva as construtivas.
Um psicólogo pode ser um psicoterapeuta quando trabalha da forma descrita acima, ou uma pessoa formada em psicologia, sem realizar as psicoterapias.
Um abraço,
Lea

Não. O Psicólogo é psicoterapeuta quando ele trabalha com clínica e a exerce na posição de quem detém um saber que falta ao paciente. Como faz o médico: ele possui conhecimentos de diagnósticos e medicações, por exemplo, e o paciente o busca em face desse saber. No caso do Psicólogo psicoterapeuta, o paciente supõe que o Psicólogo possui a receita para seus sintomas e o profissional age basicamente como se a tivesse. No caso de algumas abordagens, como a Psicanálise e a linha junguiana, os profissionais reconhecem a existência do inconsciente como fundamental para o tratamento. Quem sabe qual a cura para seus males é o paciente, mas ele não sabe disso. É preciso então um trabalho de investigação com a ajuda do Psicólogo, através do qual primeiro o paciente se implica com o seu sintoma, isto é, ele percebe que tem algo ali que vem dele e que ele pode mudar. Depois, ele vai aos poucos mudando sua forma de lidar com o mundo: por exemplo, o sujeito entende que precisa observar certos limites e também impor limites aos outros; deixa de dizer sim quando, para sua saúde mental, deveria dizer não; compreende que o que o outro diz nem sempre é a absoluta expressão da verdade ou dos interesses do paciente; aprende que ele tem tanto valor quanto cada um de seus parceiros, vizinhos, amigos, parentes, etc; apreende que agir para agradar os outros muitas vezes desagrada a ele próprio; e muitas outras mudanças ocorrem num tratamento que envolve o inconsciente, não apenas a cura dos sintomas. Esta, é claro, é o principal objetivo, mas não é o único que é alcançado, como ocorre na maior parte das psicoterapias.

Na psicoterapia de orientação psicanalítica, as mudanças não são estruturais e sim adaptativas. O objetivo é melhorar a relação entre o paciente e a sociedade. Os sintomas do paciente são aliviados e o paciente tem mais qualidade de vida. É necessário uma quantidade menor de sessões para perceber a melhora do paciente. A psicanálise faz uma investigação profunda na mente do paciente, requer muitas sessões. O objetivo é de promover mudanças estruturais, inclusive na personalidade. É necessário acessar o inconsciente e lidar com angústias, memórias e inseguranças.

Olá! Existem muitas áreas de atuação para o psicólogo. Quando ele faz atendimento clínico ele é um psicoterapeuta. Por isso, quando você busca o auxílio de um psicólogo para lidar com alguma dificuldade você faz psicoterapia.

Olá. Nem todos os psicólogos são psicoterapeutas, pois nem todos trabalham com psicoterapia. Há pessoas em outras áreas da psicologia e fora dela.

Olá, a Psicologia tem um vasto campo de atuação. A Psicologia clínica, campo de atuação em que se aplica a psicoterapia, é apenas um deles, assim como existem as especialidades na Medicina. Portanto, ao sair da universidade, o psicólogo escolhe qual dessas áreas deseja atuar e se especializa. Assim, nem todo psicólogo atua como psicoterapeuta. Abraço

sim, é um sinônimo para o psicólogo que trabalha na clínica.

Olá! Se o psicólogo for clínico ou seja se ele atende em consultório ele é psicoterapeuta. Abraço e fique bem.

Não necessariamente.

Não necessariamente,

Nem todo psicólogo é psicoterapeuta e nem todo psicoterapeuta é psicólogo! Pessoas formadas em psicologia podem escolher trabalhar em outras áreas como em empresas na parte de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos, por exemplo. Os psicólogos que são psicoterapeutas, são os que decidiram seguir a Psicologia Clínica. Porém, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é uma atividade privativa dos psicólogos, podendo ser praticada por outros profissionais. Por isso, é importante ter consciência da formação, treinamento, experiência e ética de cada profissional. Dessa forma é possível ser atendido por um psicoterapeuta que realmente seja treinado e habilitado, com os conhecimentos necessários e reconhecidos pela ciência, para obter um tratamento de qualidade.

Olá. Nem todos. O profissional formado em psicologia (bacharelado) está apto a atuar em diversas áreas e locais: pesquisa acadêmica, psicoterapia, em empresas na área organizacional, escolas, prefeituras, etc. Caso você esteja querendo fazer psicoterapia, nesse caso é importante que seja um psicoterapeuta (psicólogo que atue nessa área). Atente principalmente para dois fatores. Primeiro: se ele tem um registro no conselho de psicologia (CRP) ativo. Você pode pesquisar no Google mesmo digitando o nome do profissional e a palavra "CRP". O segundo é saber se ele buscou formações adicionais na área de psicoterapia. Procure saber se ele fez cursos, se faz parte de grupos de estudos, se faz supervisão e terapia pessoal. Como a graduação em psicologia é muito abrangente, é importante que o psicólogo após formado se aperfeiçoe naqueles campos onde atuará profissionalmente.

Olá !
Então, muitos Psicoterapeutas são Psicólogos!
Mas nem todo Psicólogo atua com a psicoterapia. Esta atividade é exercida pelo profissional pós-graduado em Psicologia Clínica da Saúde em contexto clínico.

Olá, quando o psicólogo trabalha na clinica ele esta atuando como psicoterapeuta mas, a atuação do psicólogo abrange diversas áreas como a hospitalar, jurídica, etc. Forte abraço.

Na area de psicologia temos muitas vertentes que podemos trabalhar e uma delas é a psicoterapia...

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.