Olá gostaria de saber se venlafaxina vai tirar essa insônia. Pois não dormo a noite passo a noite to

1 respostas
Olá gostaria de saber se venlafaxina vai tirar essa insônia. Pois não dormo a noite passo a noite toda acordada . Esse remédio pode mim ajudar a dormir? Vai mim da sono?
Olá. A insônia, na maioria das vezes, não é uma doença. Ela é um sintoma que pode ocorrer em vários transtornos, psiquiátricos ou não, e é importante pesquisar todos. Assim, a sua melhora dependerá do seu diagnóstico estar acertado, e pode haver mais do que um (por exemplo: hiperatividade + rinite alérgica + obesidade + refluxo gastroesofágico + apneia do sono + transtorno ansioso). Parece muita coisa, mas não é uma situação incomum.
Na medicina, muitas vezes os sintomas são tomados como diagnósticos. Por exemplo, se a depressão e a ansiedade são mais graves, é provável que o paciente tenha transtorno bipolar. Entretanto, pode ter a hipótese de depressão unipolar como primeira opção, o que frequentemente é um diagnóstico equivocado. Entendeu?
Assim, excluindo-se as causas orgânicas, abstinência ou intoxicação por substâncias e etc, se sua insônia for causada por transtorno ansioso e/ou depressivo UNIPOLAR, você poderá melhorar bastante com a venlafaxina (desde que chegue na dose adequada para você). Porém, se sua insônia for pelo aumento da atividade cerebral noturna, o que ocorre no transtorno BIPOLAR, tanto em fases mistas (em que a energia pode diminuir e aumentar no mesmo dia, geralmente com maior inquietação mental e/ou física à noite, podendo ocorrer depressão, aceleração e ansiedade ao mesmo tempo), como nas fases de aceleração (em que a energia está aumentada na maior parte do tempo, levando à sensação de maior disposição e capacidade), o uso de antidepressivos poderá levar à piora da insônia, causar instabilidade afetiva, irritabilidade, impaciência e impulsividade (e até agressividade), ou um agravo de sintomas depressivos e ansiosos (e maior risco de suicídio).
Em sua história de vida, é importante verificar fases de redução da energia e aumento da necessidade de sono (com ganho ou perda de peso), característicos da depressão bipolar. Na suspeita de bipolaridade, pode ser utilizada a "Escala de Auto-avaliação de Hipomania"/ "Hypomania Check-List - 32, versão brasileira" (HCL- 32 VB), criada no século passado, por um psiquiatra alemão (composta por 32 questões, é fácil achá-la na internet). Pode auxiliar o médico quanto ao diagnóstico, principalmente na bipolaridade mais leve, facilmente confundida com Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão.
Boa sorte!