Olá, gostaria de uma opinião, trabalhava em um local onde os colegas são tóxicos e as tarefas pesada

16 respostas
Olá, gostaria de uma opinião, trabalhava em um local onde os colegas são tóxicos e as tarefas pesadas, eu tinha muito medo de errar e isso afetava muito meu rendimento, até que entrei em depressão, hoje, após 9 meses sonho diariamente que estou no meu trabalho e erro algo ou não consigo completar, ou estou perdida ou sou algo de piadas, e isso afeta muito o meu humor no dia a dia, por um tempo me sinto depressiva outro me sinto auto suficiente, gostaria de saber se isso poderia ser um trauma ou algo assim?
Olá, sinto muito que tenha passado por isso em seu antigo emprego e sim, os sintomas relatados podem caracterizar uma vivencia traumática, que tem gerado incômodos e prejuízos em sua vida atualmente. É importante que busque se fortalecer com apoio psicológico para enfrentar essas questões vividas, a fim de que futuramente não venham mais a afetar como hoje e possa reestabelecer sua autoestima profissional e pessoal. Desejo que fique bem e me coloco a disposição para ajudar neste processo!

Olá. Lamento que tenha passado por essa situação. E respondendo sua pergunta: sim, provavelmente os sintomas relatados têm relação com o trauma vivido. Para psicanálise esses sonhos que são descritos podem ter significado inconsciente e servirem como uma via possível para encontrar saídas para essa questão. Algumas perguntas importantes são: o que consegue interpretar desses sonhos? Algo acontece de diferente nos dias em que está autoconfiante? O que você sente nos dias de mau humor e nos dias de autoconfiança, sabe diferenciar? Aconselho que busque um psicanalista para que possa ter um espaço de escuta e acolhimento. Se houverem dúvidas ou caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Respondendo objetivamente sua pergunta, é bem provável que se trate de efeitos de situações traumatizantes vividas por você em seu trabalho. E creio, pelo seu relato, que a raiz dos efeitos causados por essas situações seja o seu medo de errar. Em que pese existirem os colegas tóxicos e as tarefas pesadas, o medo de errar (insegurança) já atua contra você de antemão. Nesse sentido, é muito aconselhável que você inicie um processo psicoterapêutico para trabalhar esse fator - e os prováveis fatores adjacentes, que serão encontrados durante o processo - e assim ser menos afetado(a) em futuros empregos. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Ambientes tóxicos produzem efeitos que só sabemos posteriormente . Lamento que você tenha passado por isso e a análise é um lugar em que você poderá falar sobre esses sonhos e essa depressão. O sonho é a via régia para o inconsciente e nele aparecem desejos, vergonhas, medos que, falando em associação livre, você poderá elaborar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 100
Olá! Você vivenciou uma situação traumática e não elaborou psicologicamente, emocionalmente. Por isso seus sonhos recorrentes. O ideal seria buscar psicoterapia, os sintomas tendem a piorar com o tempo.
Oi, sinto muito que tenha passado por essa situação. Infelizmente esse tipo de experiência acaba interferindo na auto estima a na imagem que temos nós mesmos. E sim, podemos chamar de experiência traumática, uma vez que foi inesperado e trouxe um impacto significativo na sua vida. Mas respire fundo, é possível ressignificar a situação e manejar esses sintomas. Te convido a iniciar o processo de psicoterapia, onde você será acolhida e terá um espaço seguro para elaborar o que lhe aconteceu.

Tudo de bom, abraços!
Olá! Acaba sendo frequente que aquilo que não resolvemos internamente - que reprimimos - encontre sua maneira de retornar, ou seja, de se mostrar. Isso pode acontecer de inúmeras formas, dentre elas, nos sonhos. Sonhar repetidamente com uma situação que nos desagrada, por mais angustiante que seja, muitas vezes nos fornece a oportunidade de elaborar e criar contornos possíveis para a situação que nos amedronta. Ainda assim, essa tentativa de fechamento de um ciclo doloroso comumente se torna menos sofrida quando acompanhada por um profissional qualificado. Alguém que possa te conduzir e acompanhar nessa jornada pessoal de ressignificação. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por isso sozinho!
Olá, ambientes tóxicospodem ser um dos fatores a desencadear quadros de ansiedade. É importante você trabalhar estas quesões para que isso nao te paralise em sua vida profissional e pessoal. A terapia poderá te ajudar nesse processo. Passar por isso sozinha pode ser muito dificil. Estou a disposição para caminhar contigo neste processo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 1
Olá, imagino que foi difícil pra você toda essa situação, sinto muito. Podem sim ser consideradas um trauma, porém, independente se é considerado trauma ou não, acredito que essa situação ficou com você de alguma forma e isso, já basta para buscar ajuda caso sinta que precise. Ainda mais quando fica "revivendo" a situação nos sonhos e nos seus pensamentos, podem gerar muito sofrimento para você. Infelizmente, hoje é muito comum encontrarmos ambientes tóxicos e não conseguimos mudar as pessoas e os ambientes facilmente, mas você pode aprender a lidar da melhor forma possível para você. Se precisar de ajuda para descobrir como lidar com tudo isso busque ajuda. Uma ajuda que faça sentido para você, não necessariamente um psicólogo ou especialista.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Lamento ouvir sobre sua experiência difícil no trabalho. O ambiente de trabalho pode ter um impacto significativo no bem-estar emocional e mental de uma pessoa, especialmente se for tóxico ou estressante. Os sonhos que você descreve e a maneira como eles afetam seu humor e bem-estar podem ser indicativos de um trauma emocional ou estresse pós-traumático. Algumas considerações:

Sonhos e Trauma: Sonhar repetidamente com experiências negativas ou estressantes é um fenômeno conhecido que pode ocorrer após eventos traumáticos ou altamente estressantes. Esses sonhos podem ser uma maneira de o cérebro processar e lidar com o trauma.

Sintomas de Trauma: Os sintomas de trauma podem variar amplamente e podem incluir reviver o evento traumático (como através de sonhos ou flashbacks), evitar situações que lembrem o evento, sentimentos negativos sobre si mesmo ou outros, e sintomas de hiperarousal (como estar sempre em alerta ou sobressaltado).

Ambiente de Trabalho Tóxico: A exposição contínua a ambientes de trabalho tóxicos pode levar ao esgotamento, depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental. Os efeitos de um ambiente de trabalho tóxico podem persistir mesmo após a pessoa ter deixado o emprego.

Procure Ajuda Profissional: Se você está enfrentando sonhos recorrentes que afetam seu humor e bem-estar, e se sente oscilando entre sentimentos de depressão e auto-suficiência, pode ser útil buscar o apoio de um terapeuta ou psicólogo. Eles podem ajudar a processar suas experiências, fornecer estratégias de enfrentamento e trabalhar em direção à cura.

Técnicas de Autocuidado: Enquanto você considera a possibilidade de procurar ajuda profissional, técnicas de autocuidado, como práticas de atenção plena (mindfulness), exercícios, diário, técnicas de relaxamento e passar um tempo com entes queridos, podem ser benéficas.

Reconheça sua Resiliência: Sair de um ambiente tóxico é um passo corajoso. Lembre-se de que sua capacidade de reconhecer a necessidade de mudança e de agir em prol de sua saúde mental é um sinal de força e resiliência.

Se você se sentir confortável, converse com um profissional de saúde mental sobre suas experiências e sentimentos. Eles podem oferecer uma perspectiva valiosa e recomendar tratamentos ou intervenções que podem ajudar.
Bom dia, tudo bem?
Lamento que estejas passando por isso. Respondendo sua pergunta, me parece que você está passando por estresse agudo por tempo prolongado. E sim, sem dúvida pode ser extremamente traumático. A questão é, o que você gostaria de fazer com essa informação? Sugiro que inicies psicoterapia o quanto antes, o psico fará uma avaliação adequada e lhe passará uma indicação terapêutica. Caso queiras iniciar este processo comigo, estou a disposição. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Os sintomas relatados são condizentes com uma vivencia traumática, e estão gerando incômodos e vários prejuízos. Para fortalecer seu emocional busque apoio Psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Agradeço por compartilhar seus sentimentos e experiências. O que você está enfrentando é desafiador e impactante, tanto emocional quanto psicologicamente. Não sou capaz de realizar uma avaliação clínica adequada através deste meio, mas posso oferecer algumas considerações gerais.

É compreensível que um ambiente de trabalho tóxico e estressante possa deixar marcas duradouras. O fato de você sonhar regularmente com situações relacionadas ao trabalho, especialmente envolvendo erros ou situações difíceis, pode indicar uma resposta emocional persistente a essas experiências passadas.

O que você descreve, incluindo a alternância entre períodos de sentimentos depressivos e momentos de autoeficácia, pode sugerir uma complexidade emocional. Traumas no ambiente de trabalho, como experiências de bullying, humilhação ou altos níveis de estresse prolongado, podem contribuir para sintomas persistentes como os que você descreve.

O que você pode considerar:

-A Busca por Apoio Profissional: Recomendaria procurar uma profissional de saúde mental, como uma psicóloga, para uma avaliação mais aprofundada. Essas profissionais podem ajudar a explorar as causas subjacentes dos seus sintomas e desenvolver estratégias para lidar com eles.

-Possibilidade de Trauma no Trabalho: Se suas experiências passadas no ambiente de trabalho foram significativamente estressantes, é possível que você tenha desenvolvido sintomas relacionados ao trauma. A terapia especializada pode ser eficaz na abordagem de traumas.

-Auto acompanhamento e Autocuidado: Enquanto procura apoio profissional, considere incorporar práticas de autocuidado em sua rotina diária. Isso pode incluir atividades relaxantes, exercícios físicos moderados, e a manutenção de uma boa higiene do sono.

Lembre-se, você não está sozinha nessa jornada, e buscar ajuda é um passo importante em direção à recuperação. A psicoterapia pode oferecer um espaço seguro para explorar suas experiências, entender seus sentimentos e desenvolver estratégias para superar os desafios emocionais.

Fico à disposição para esclarecer dúvidas ou oferecer mais informações, mas recomendo fortemente a busca por uma profissional para uma avaliação mais específica e direcionada ao seu caso. Estou à disposição para agendar uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Sim. A forma que interpretamos o que acontece conosco influencia na nossa emoção e comportamento. Essa interpretação tem origem nas nossas crenças, as quais construirmos a partir de experiências, predisposição genética. Se essa forma de perceber estiver distorcida, ou seja exagerada, irrealista diante de uma situação podem surgir psicopatologias! Na terapia de abordagem Cognitivo Comportamental você pode ressignificar essas percepções e consequentemente ter qualidade de vida! Espero ter ajudado, estou a disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Lamento, por ter passado por essa situação. Às vezes, somos inundados por uma crença que, na terapia cognitivo-comportamental, denominamos "crença de incapacidade". Nesses casos, pensamentos como "eu não sou capaz" e "eu vou errar" permanecem em nossa mente como pensamentos automáticos, que são aqueles pensamentos repentinos que nos paralisam. Acredito que você esteja confusa, possivelmente devido a tal crença enraizada desde a infância, a qual foi exacerbada pelo ambiente de trabalho tóxico.

Eventualmente, essa situação pode levar a problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade. Seus sonhos recorrentes e os sentimentos de medo e inadequação que você ainda experimenta podem ser sintomas de um transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Com atenção,

Psicóloga Erica Steinmetz
Você pode buscar compreender o significado do sonho que você relata em sua pergunta participando de uma psicoterapia com uma abordagem psicanalítica. Busque também compreender neste processo analítico o que sua depressão estaria comunicando a você. Desta maneira, você se aproxima de conteúdos seus que estão no inconsciente. O inconsciente é a instância psíquica que abarca todo o conteúdo de um indivíduo inacessível sem um esforço maior, ou seja, não nos damos conta ou não lembramos com facilidade. Freud observou o transbordar do inconsciente através dos sonhos (apesar de elaborados de maneira deturpada), dos atos falhos (erros, lapsos de linguagem, esquecimentos) e dos chistes. Os sintomas (ansiedade, depressão, medos, angústia) são consequências da incompreensão do inconsciente. A partir desta constatação, ele propôs a aproximação com os conteúdos inconscientes visando ampliar a saúde psíquica dos sujeitos - a psicanálise. Inicialmente, o inconsciente foi observado com a prática da hipnose. Esse método foi substituído pela psicanálise por Freud ter percebido que a outra instância que se instaura entre o inconsciente e o consciente, a resistência, deveria ser considerada e trabalhada para que o acesso ao inconsciente fosse integrado ao consciente de maneira ajustada. É através da psicoterapia psicanalítica que trabalhamos a resistência e nos aproximamos do inconsciente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!