Olá, me chamo Francisco. Estou há 24 dias sem tomar sertralina 50 mg. Na minha consulta com o psiqu

3 respostas
Olá, me chamo Francisco. Estou há 24 dias sem tomar sertralina 50 mg.
Na minha consulta com o psiquiatra, ele me perguntou há quantos dias eu estava sem tomar a sertralina, e eu falei que fazia 1 mês.
Com base nisso, ele me passou a paroxetina 12,5 mg.

Minha dúvida é: mesmo sendo 24 dias (e não exatamente 1 mês), ainda posso começar a paroxetina normalmente? Ou preciso esperar mais tempo para a sertralina sair completamente do corpo?
Olá, bom dia, tudo bem?! Pode iniciar normalmente mesmo que não tenha feito exatamente um mês. Lembrando que todo início de antidepressivo, podem ocorrer alguns efeitos como: oscilações de humor , mudança de apetite, alteração do sono, entre outros até terminar a fase de adaptação da medicação. Não é uma regra, há quem não tenha efeitos iniciais, o tratamento vai de acordo com cada caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, Francisco! Sim, você pode iniciar a paroxetina normalmente, mesmo tendo passado 24 dias sem a sertralina, não precisa esperar mais tempo. Com 24 dias ela ja saiu do seu organismo.

Oi, Francisco! Tudo bem? Pode ficar tranquilo: com 24 dias sem tomar Sertralina, já é seguro iniciar a Paroxetina, especialmente sob orientação do seu psiquiatra.

A Sertralina tem uma meia-vida de eliminação de cerca de 1 dia, o que significa que ela vai sendo eliminada gradualmente do corpo. Após 7 a 10 dias, a maior parte da medicação já foi eliminada. Então, com 24 dias, a Sertralina já saiu praticamente por completo do seu organismo.

Mesmo que você tenha dito "1 mês" e na verdade sejam 24 dias, essa diferença de poucos dias não traz risco na troca, e não muda a conduta do seu médico. A Paroxetina pode ser iniciada com segurança nesse momento.

Se você sentir qualquer efeito colateral ou desconforto com a nova medicação, é sempre importante relatar ao seu médico para que ele possa acompanhar de perto.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.