Olá! Meu filho de 15 anos tem uma insegurança e timidez extrema. Com a família é uma adolescente no

14 respostas
Olá!
Meu filho de 15 anos tem uma insegurança e timidez extrema. Com a família é uma adolescente normal, porém com desconhecidos ou pessoas mais afastadas ele tem dificuldade até de olhar nos olhos. No shopping ele anda de cabeça baixa simulando estar no celular para não encarar as pessoas. Tem dificuldade em se entrosar na escola, fazer amizades. Por conta disso ele está com fobia social, evitando ao máximo sair de casa. Também tem problemas quanto a imagem dele. Ele é bem aparentado, mas se enxerga totalmente diferente do que é. Tem 4 anos que ele não tira uma foto sequer, e até para fazer o RG dele foi um dificuldade por conta que ia ter de tirar foto. Chegou ao ponto de não querer me mostrar o RG por conta da foto, mesmo eu sendo o pai dele.
Isso me deixa muito triste, pois vejo que ele sofre bastante com essa situação, e também penso que isso irá atrapalhar bastante ele durante a vida adulta.
Qual especialidade eu devo procurar para ajudar meu filho nisso?
Grato desde já!
Olá, espero que esteja bem. O especialista ideal neste caso é um psicólogo. O profissional irá avaliar as causas dessa evitação que ele tem apresentado e fazer um tratamento voltado para as inseguranças de imagem e social. A Psicoterapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada para esse tipo de caso, ela vai tratar os pensamentos e emoções e os comportamentos desadaptados. Fico à disposição e desejo que fiquem bem. Abraço.

Olá! Lamento que você esteja vivenciando isso com o seu filho.

Para lidar com a insegurança extrema, timidez e fobia social que ele está enfrentando, é importante procurar um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento adequado.

Nesse caso, você pode procurar um psicólogo e, conforme necessidade, um psiquiatra que tenha experiência em trabalhar com adolescentes e questões relacionadas à fobia social, ansiedade social e autoimagem. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado eficaz no tratamento da fobia social, pois ajuda o indivíduo a desenvolver habilidades sociais, trabalhar crenças negativas sobre si mesmo e enfrentar as situações que causam ansiedade.

É essencial que você converse abertamente com seu filho sobre suas preocupações e o apoie a buscar ajuda profissional. Explique que a terapia é um espaço seguro para discutir seus sentimentos e desafios e que um terapeuta pode ajudá-lo a aprender maneiras saudáveis de lidar com suas inseguranças e melhorar sua autoestima.

Espero que vocês consigam enfrentar esse momento juntos!
Um forte abraço!
Olá! Lamento muito que você e seu filho estejam passando por esse sofrimento. O mais indicado para casos de ansiedade social elevada, como parece ser o caso, é o acompanhamento com um psicólogo. Na psicoterapia, especialmente na Terapia Cognitivo-Comportamental, o caso dele poderá ser melhor avaliado e um tratamento focado nas necessidades dele pode ser realizado. Geralmente, o tratamento envolverá várias práticas que podem aliviar o sofrimento dele e ajudar a lidar melhor com as próprias preocupações e desenvolver um maior repertório social. Como pai, é importante esclarecer a ele que a psicoterapia não busca "consertá-lo", mas sim ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar melhor com as dificuldades e com o sofrimento que você observa. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá! Sinto muito que esteja vivenciando todo esse sofrimento junto ao seu filho.

Para lidar com essa introspecção, insegurança, timidez e baixa autoestima, além de toda a angústia que é atravessada por esta fase, é indicado que você converse abertamente e ajude seu filho a procurar um psicólogo que vai tratar dessas questões que podem desencadear outros sintomas, como a ansiedade, por exemplo. É importante investigar também se não ocorreu algum episódio traumático na escola, com os amigos ou em casa que possa ter contribuído para a sua fobia social e baixa autoestima.

Explique ao seu filho que a terapia pode ajudá-lo a falar sobre suas emoções, sentimentos, pensamentos e sofrimento e que através dela ele pode lidar melhor com suas inseguranças, baixa autoestima, e aprender a como enfrentá-las, além de fazer novas descobertas e conseguir adquirir uma vida equilibrada e saudável.

Estimo melhoras e que encontre a ajuda necessária para o sofrimento do seu filho e me coloco à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
Olá ! Tudo bem? O profissional no caso é um Psicólogo, e o quanto antes, para que desde já ele tenha um suporte para enfrentar seus problemas.
Olá! Imagino o quanto deve ser difícil lidar com essa situação... Seu filho está enfrentando uma fase difícil, pois a adolescência é um período de muitos questionamentos e muitas escolhas. Buscar um psicanalista ou psicólogo vai ajudá-lo a lidar com a timidez e com esse incômodo que o contato com as pessoas causa nele, pois é um espaço no qual ele poderá trabalhar suas questões e seus medos. Me coloco à disposição para ajudar caso queira agendar uma consulta!
Olá, bom dia. O período da adolescência é uma época de mudanças e uma que pode afetar muito a auto estima do adolescente são as transformações corporais. Por isso, o mais indicado é procurar por um psicólogo que possa auxiliar o seu filho nesse caminhar. Além disso, pelo diagnóstico de fobia social é importante também continuar o tratamento com o psiquiatra.
Olá! A adolescência é um período da vida que geralmente é difícil e envolve grandes transformações, tanto físicas quanto mentais. O acompanhamento psicológico pode ajudá-lo nestas questões, primeiramente compreendendo melhor do que se trata esses sintomas e então ajudando na transformação do que causa sofrimento e prejuízos. O envolvimento dos pais nesse processo é importante tanto para o melhor resultado como também para que descubram melhores formas de lidar com a situação e com os sentimentos que podem estar relacionados a preocupação com o filho.
Olá. A ansiedade social é um transtorno psicológico caracterizado por medo e ansiedade excessivos em situações sociais ou de desempenho. Pessoas que sofrem desse transtorno têm uma preocupação intensa com o julgamento negativo dos outros e frequentemente têm medo de passar vergonha, ser humilhadas ou rejeitadas. É importante destacar que a fobia social é uma condição que pode ser tratada.
Como está preocupado com o bem-estar do seu filho, é essencial que busque um psicólogo e/ou psiquiatra, para uma avaliação adequada e o encaminhamento para o tratamento adequado. O suporte familiar é fundamental durante esse processo, mostrando compreensão, paciência e apoio ao adolescente para enfrentar suas dificuldades e buscar uma melhor qualidade de vida.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comumente utilizada para tratar esse transtorno. Ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e distorcidos, além de trabalhar o enfrentamento gradual de situações sociais temidas. Sempre à disposição.
Num tratamento psicanalítico é possível abordar questões relacionadas ao corpo, inclusive os significados que dão forma a este corpo adolescente. Pesquisas mais recentes recomendam fortemente o uso de terapias psicodinâmicas para os casos de transtorno de ansiedade, de personalidade, depressivos e somáticos somando-se a tratamentos de linha de frente recomendados por todo corpo científico da saúde.
Entendo. Já atendi e atendo muitos casos assim. Eu sugiro buscar um profissional da psicologia, que trabalhe com psicoterapia. Ele esta em sofrimento e precisa de ajuda especializada. Fico a disposição.
Ao ler seu relato, percebo o quanto você se preocupa com seu filho e as dificuldades que ele está enfrentando em suas interações sociais fora do ambiente familiar, bem como as questões relacionadas à sua autoimagem.

É compreensível que seu filho esteja passando por momentos desafiadores devido a esses conflitos. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a compreender as origens dessas questões e a dar sentido aos sentimentos que o afligem. Fico aqui à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 110
Olá! O profissional da área de saúde mais indicado seria o psicólogo.
Como Está?
É compreensível que você esteja preocupado com a situação do seu filho e queira ajudá-lo a lidar com suas dificuldades de insegurança, timidez e fobia social. Para obter o melhor apoio possível para ele, você pode considerar procurar um psicólogo especializado em crianças e adolescentes, especialmente aqueles que têm experiência no tratamento de ansiedade social e questões de autoimagem.
Além disso, dependendo da gravidade dos sintomas e da avaliação do psicólogo, pode ser necessário considerar uma consulta com um psiquiatra para avaliação e possível prescrição de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, para ajudar no tratamento da ansiedade social.

Lembre-se de que a jornada para superar a fobia social pode levar tempo e exigir paciência e apoio contínuo. É importante estar presente para seu filho, ouvir suas preocupações e incentivá-lo a procurar ajuda profissional. Com o apoio adequado, ele pode aprender a lidar com sua ansiedade social e desenvolver confiança em si mesmo ao longo do tempo. Te desejo um feliz dia!!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!