Olá! Meu filho tem 1ano e meio, é bastante comunicativo, carinhoso, já aponta as vogais A,E e O quan

18 respostas
Olá! Meu filho tem 1ano e meio, é bastante comunicativo, carinhoso, já aponta as vogais A,E e O quando vê em qualquer lugar, fala várias palavras, começou a andar faz 1 mês, mas, quando fica irritado, se sente contrariado morde, puxa cabelos e agora, com mais frequência,bate a cabeça. Eu o abraço, acalmo, falo que isso o machuca, mas, se ele se irritar, faz tudo novamente. Devo procurar ajuda de algum profissional? Obrigada!
Olá

você relacionou sua pergunta com autismo. Já houve alguma avaliação a respeito de seu filho ter alguns Transtorno do Espectro Autista? Se sim, busque o profissional que os acompanha para orientação. Caso seja apenas sua avaliação prévia a partir do que acompanha no cotidiano buscar a avaliação por um profissional pode auxiliar no delineamento dos cuidados a serem tomados e na definição do diagnóstico ou não de seu filho. Um psicólogo ou psiquiatra que trabalham com autismo podem ser de grande ajuda nisso.

Para além disso, você parece acolhe-lo nos momentos de maior nervosismo e agressão contra si e o entorno dele. Isso é muito positivo e mostra a empatia que você tem com o que seu filho sente nesses momentos, continue acolhendo-o pois isso fará muita diferença em seu desenvolvimento.

Espero ter ajudado. Até mais.

Oi, tudo bem?
Deve ser difícil estar lidando com esse universo novo da maternidade não é? Afinal, ele não vem com manual de instruções hehhe. Mas considerando a idade do seu filho isso é completamente normal, o que se espera de uma mãe suficientemente boa neste período é exatamente o que tu estas fazendo, ter paciência e tolerância com estes "ataques" dele, acolher e o ajudar a conter isso com muito carinho e atenção. Nesta fase o bebê está ainda descobrindo o mundo e seus próprios limites, ele não tem ainda muita noção de nada. Por isso precisamos ter paciência e ajudar ele a aprender a lidar com a frustração.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Oi! Sugiro buscar ajuda profissional de uma psicóloga para que você possa entender melhor essa fase de desenvolvimento do seu filho, falar sobre como está a vida de vocês pra ter uma ideia do que possa estar desencadeando essas reações nele. Posso adiantar que você já está fazendo algo muito bom que é acolhê-lo no momento de irritação. Estou com horário disponível! Abraço!
Olá, tudo bem? Certamente deve estar se sentindo bastante desamparada frente à essa circunstância. O importante é poder nesse momento junto com seu filho, procurar um profissional para descartar quaisquer possibilidades diagnósticas, pois pelo o que narrou, me pareceu um caso de autismo, mas nesse sentido é fundamental que possa estar acompanhada de uma avaliação diagnóstica por um psicólogo afim iniciar um tratamento para seu filho mais qualificado.
Olá, acompanhar o desenvolvimento de um filho nos deixa cheios de dúvidas e sem saber o que fazer em uma série de situações. De toda forma, buscar um profissional para que uma avaliação cuidadosa seja realizada e para que a família receba orientações adequadas é bastante importante e pode ajudar muito. Vale a pena buscar por um psicólogo que trabalha com crianças, um neuropediatra ou um psiquiatra infantil. Assim, você pode se sentir mais segura por não precisar tomar todas as decisões sozinha!
Oi, bom dia. A maternidade é muito complicada, né?! Ninguém nasce sabendo ser mãe ou educar um filho, é muito difícil, mas você está fazendo um bom trabalho acolhendo seu filho. Isso que você relatou é bem comum nas crianças dessa idade, mas tem crianças que são mais reativas. Eu aconselho buscar um psicólogo perinatal/parental, para te acompanhar e te dar um suporte nessa fase difícil. Eu atendo muitas mães que se sentem perdidas nessa fase e o acompanhamento psicológico ajuda bastante. Abraços e estou à disposição! Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia perinatal - R$ 165
Olá
Com teu relato apenas fica limitado saber do que se trata. Numca consulta com profissional de psicologia, uma anamési completa vai ajuda-lo a investigar o que está acontecendo e dar orientação, seja para avaliação completa, seja num tratamento. Busque apoio para que possa contribuir com teu filho.
Olá! O desafio da maternidade sempre é tao individual. Por mais que uma mãe tente repassar a sua experiência para outra. Mamãe o que como profissional eu realmente lhe indico, é que, leve o seu filho a um profissional, pois, não posso só com o que vc falou “nomear ou rotular” o seu filho só com o seu relato. O quer indico é que você buque um profissional para ele e para você também. Para que saiba como lidar como toda essa circunstância.
Me coloco a disposição.
Olá, olha se isso está lhe afligindo vá sim buscar ajuda. Esse comportamento está te trazendo preocupação e um olhar de um profissional vai poder avaliar essa reação a frustração e se é necessária alguma intervenção e até lhe orientar como lidar com isso para inibir esse comportamento. Procure um neuropediatra de confiança e ele vai lhe orientar. Abraço.
Olá, como vai? Sugiro que converse com o pediatra do seu filho e peça orientação sobre a necessidade de encaminhá-lo para outro profissional ou não. Boa sorte!
Procure um psicólogo(a) ou neuropsicólogo(a) em sua cidade para avaliar seu filho pessoalmente, somente por este relato o que fica evidente é uma reação envolvendo baixa tolerância à frustração, independente do motivo o que vc precisa é entender PORQUE dessa reação e ajudá-lo da melhor forma possível. Mais do que "rotular", um diagnóstico bem feito deve buscar auxiliar a família a encontrar os profissionais certos para lidar com as dificuldades de cada síndrome e/ou doença/ deficiência...
Boa noite, espero que esteja bem1
Apesar de, na maioria das vezes, a mordida fazer parte do desenvolvimento natural da criança, em alguns casos este comportamento pode sinalizar um problema de ordem emocional. Se as mordidas e outros comportamentos agressivos passam a ser frequentes, a criança pode estar insatisfeita, ansiosa ou com sentimento de rejeição. Quando isso acontece, a família e o cuidador precisam acompanhar de perto e com atenção para descobrir as possíveis causas. Dependendo do caso, é importante buscar a ajuda de um psicólogo. Estou disponível, abraço.

Sim, é recomendável procurar ajuda de um profissional. Seu filho está passando por um período de desenvolvimento importante e é importante que ele receba a orientação adequada para lidar com suas emoções. Um profissional pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções. Além disso, um profissional pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções.
Embora a irritabilidade, a agressividade e a automutilação não sejam exclusivas do autismo, elas podem ser um sinal de alerta em crianças com o transtorno. Outros sintomas incluem atrasos na fala e na comunicação, comportamentos repetitivos, dificuldades sociais e sensoriais, e a presença de interesses restritos e intensos. É importante observar se esses comportamentos estão prejudicando a qualidade de vida da criança e se são persistentes e intensos. Se houver preocupações, é recomendado buscar avaliação com um profissional especializado em autismo para um diagnóstico preciso e intervenções adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Olá !! Entendo como deve ser difícil passar por tal situação, acolher ele como você faz é excelente, parabéns.
Sugiro que você procure ajuda de um psicólogo para realizar uma avaliação do que possa está acontecendo com ele, em que esse profissional irá conversar com você sobre seu filho, o contexto ao qual ele está inserido . Pois nossos comportamentos são influenciados pelo ambiente em que vivemos. Boa sorte
Olá, tudo bem?
Acredito que seja uma situação muito difícil pra vocês. É necessário que você procure ajuda profissional para o seu filho, de preferência de um profissional que seja especializado em Autismo. Sugiro um neuropediatra ou neuropsicólogo.
Olá, como vai?
Você trouxe uma observação muito importante sobre a pequena criança, que nesta idade começa a testar impulsos de agressividade, assim como testa o amor dos pais. A criança pequena vai tentando se situar sobre o seu lugar na família e seu lugar no amor dos pais. Acolher esses momentos e conversar com a criança é muito importante para ela se sentir amada. A criança vai manifestando momentos de agressividade que pode se estender até os três ou quatro anos, quando a fala da criança se amplia e ela consegue se comunicar melhor sobre o que quer e o que a incomoda. Um psicanalista poderá te ajudar a compreender melhor o que se passa com seu filho. Espero ter contribuído de alguma forma.
Grande abraço!
Bom dia! A princípio, você descreveu um desenvolvimento psicomotor e subjetivo normal para uma criança da idade dele. Inclusive, uma coisa a se pensar: esse comportamento que você descreve pode ser um jeito de, muito cedo, mostrar o que o irrita e o que ele prefere. Acho que a consulta com um profissional deve ser feita com cautela, pois há muitos profissionais que rotulam e estigmatizar com diagnósticos e, nesses casos, pode mais atrapalhar do que ajudar.