Ola, meu pai foi diagnosticado com carcinoma moderadamente diferenciado invasivo na laringe, aguardando

3 respostas
Ola, meu pai foi diagnosticado com carcinoma moderadamente diferenciado invasivo na laringe, aguardando uma laringectomia, e esta com dores na coluna bem embaixo perto da região pélvica, pode estar ocorrendo uma metástase osseas?
è pouco provável que seja uma mestastase óssea, não é muito comum.
Provávelmente ele deve estar perdendo peso, tendo astenia e dificuldade para deambular. Isso causa dor. Outra possibilidade é que ele já tinha algo prévio, tipo uma hérnia ou coisa parecida. Mas mesmo assim precisa ser avaliado. Um bom exame clinico associado à imagens poderá ser esclarecedor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As neoplasias que se originam da região da cabeça e pescoço (incluindo a laringe, conforme o caso do seu pai) não costumam apresentar metastáses sintomáticas na apresentação inicial da doença. Ao diagnóstico, entre 2 a 26% dos pacientes aproximadamente apresentam-se com doença metastática, variando a incidência de acordo com as características da lesão primária (tamanho e invasão tecidos) e acometimento de linfonodos. O sítio mais comum de disseminação é pulmonar, e depois fígado e ossos. Entre os exames mais apurados para investigação, destacam-se a tomografia e o PET-CT. O mais importante no caso do seu pai é que ele seja avaliado e acompanhado por médico oncologista, pois, embora a incidência de metastáses seja pequena, os pacientes que desenvolvem esse tipo de neoplasia, costumam ter histórico de tabagismo, o que aumenta o risco de outros tipos de câncer, como de pulmão e bexiga. Estes tipos de neoplasia podem apresentar metástases ósseas com maior freqüência.
A metástase óssea neste caso não é frequente. Mesmo assim é necessário realizar exame físico completo e utilizar métodos complementares, como exames de imagem para melhor avaliação

Especialistas

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Câncer de laringe
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.