Ola, meu pai foi diagnosticado com carcinoma moderadamente diferenciado invasivo na laringe, aguardando uma laringectomia, e esta com dores na coluna bem embaixo perto da região pélvica, pode estar ocorrendo uma metástase osseas?
Dr. Rafael De Cicco
Dr. Rafael De Cicco
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
A metástase óssea neste caso não é frequente. Mesmo assim é necessário realizar exame físico completo e utilizar métodos complementares, como exames de imagem para melhor avaliação

As neoplasias que se originam da região da cabeça e pescoço (incluindo a laringe, conforme o caso do seu pai) não costumam apresentar metastáses sintomáticas na apresentação inicial da doença. Ao diagnóstico, entre 2 a 26% dos pacientes aproximadamente apresentam-se com doença metastática, variando a incidência de acordo com as características da lesão primária (tamanho e invasão tecidos) e acometimento de linfonodos. O sítio mais comum de disseminação é pulmonar, e depois fígado e ossos. Entre os exames mais apurados para investigação, destacam-se a tomografia e o PET-CT. O mais importante no caso do seu pai é que ele seja avaliado e acompanhado por médico oncologista, pois, embora a incidência de metastáses seja pequena, os pacientes que desenvolvem esse tipo de neoplasia, costumam ter histórico de tabagismo, o que aumenta o risco de outros tipos de câncer, como de pulmão e bexiga. Estes tipos de neoplasia podem apresentar metástases ósseas com maior freqüência.

Dr. Teylor Pedro Gerhardt
Dr. Teylor Pedro Gerhardt
Cirurgião de cabeça e pescoço
Goiânia
è pouco provável que seja uma mestastase óssea, não é muito comum.
Provávelmente ele deve estar perdendo peso, tendo astenia e dificuldade para deambular. Isso causa dor. Outra possibilidade é que ele já tinha algo prévio, tipo uma hérnia ou coisa parecida. Mas mesmo assim precisa ser avaliado. Um bom exame clinico associado à imagens poderá ser esclarecedor.

Especialistas em Câncer de laringe

Evandro Lima e Silva

Evandro Lima e Silva

Cirurgião de cabeça e pescoço

São José dos Campos

Maria Cecília Monteiro Dela Vega

Maria Cecília Monteiro Dela Vega

Oncologista

Goiânia

Daniel Knabben Ortellado

Daniel Knabben Ortellado

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Rafael Pontes Ribeiro

Rafael Pontes Ribeiro

Otorrino

Campo Grande

Fabio de Aguiar Lopes

Fabio de Aguiar Lopes

Cirurgião de cabeça e pescoço

Rio Grande

Adriano Alves Pales Santos

Adriano Alves Pales Santos

Otorrino

Ilhéus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Câncer de laringe

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.