Olá, meu pai usa bolsa de colostomia por causa de um câncer colorretal, ele já usa a bolsa a 5 anos

Olá, meu pai usa bolsa de colostomia por causa de um câncer colorretal, ele já usa a bolsa a 5 anos e de tempos pra cá o intestino só funciona se fizer o uso de laxantes, eu acredito que não seja normal. Qual procedimento tomar, qual seria a medida necessária para descobrir e resolver o problema?

2 respostas


Boa tarde! A constipação nesse caso pode ter várias causas! Pode ser por uma disfunção do próprio intestino ou pode ser por alteração provocada pela cirurgia prévia: estenose (estreitamento) do intestino, hérnia paracolostomica ou até a volta da doença (pouco provável já que já faz 5 anos). O ideal é marcar uma avaliação combinado cirurgião e ele irá orientar quanto a exames a fazer, por exemplo, uma colonoscopia.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Cirurgias prévias podem causar aderências e torções intestinais, principalmente quando realizadas por via convencional ou seja, sem videolaparoscopia. Outras causas como recidiva da doença e alterações motoras do intestino devem ser investigadas. Sugiro uma avaliação com cirurgião especializado para investigação do caso

Dr. Luis Eduardo Veras Pinto

Dr. Luis Eduardo Veras Pinto

Cirurgião do aparelho digestivo

São Luís

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.