Olá minha irmã teve um avc e fez uma arteriografia cerebral (popularmente conhecido como cateterismo

2 respostas
Olá minha irmã teve um avc e fez uma arteriografia cerebral (popularmente conhecido como cateterismo cerebral), após esse procedimento ela começou a sentir uma queimação na perna direita do joelho para baixo, no braço direito do cotovelo para baixo e tambem essa queimação afeta o rosto dela principalmente os olhos e os labios. Gostaria de saber qual medico devo levar ela. Agradeço desde já.
Olá, boa tarde. Procure um neurologista. Um abraço.

Além das reações alérgicas, a arteriografia cerebral pode estar associada a outras complicações potenciais. É importante lembrar que essas complicações são raras, mas é fundamental estar ciente delas. Algumas outras complicações possíveis da arteriografia cerebral incluem:
Hematomas e sangramento: O local de inserção do cateter, geralmente virilha ou sem pulso, pode desenvolver hematomas ou sangramento. Em alguns casos, isso pode exigir cuidados adicionais ou intervenção médica.
Infecção: Embora seja incomum, existe o risco de infecção no local de inserção do cateter ou na área circundante.
Lesão vascular: Em situações raras, o procedimento pode causar lesões nas artérias, resultando em sangramento ou obstrução vascular.
Dor ou desconforto: Algumas pessoas podem sentir dor ou desconforto no local da inserção do cateter, que geralmente diminui com o tempo.
Reações ao contraste: Além das reações alérgicas, o contraste usado na arteriografia cerebral pode causar outros efeitos colaterais, como sensação de calor, náusea ou vômito.
Dissecção arterial: Em casos raros, a arteriografia cerebral pode levar a uma dissecção arterial, que é uma lesão na parede das artérias.
Complicações neurológicas: Embora um pouco comuns, a manipulação do cateter nas artérias cerebrais pode causar complicações neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC) ou lesões no tecido cerebral. Estas são complicações muito graves e desativar o tratamento imediato.
Trombose venosa cerebral: A trombose venosa cerebral, que envolve a formação de coágulos nas veias cerebrais, pode ser uma complicação rara.
É importante destacar que a arteriografia cerebral é um procedimento médico invasivo realizado por profissionais treinados que têm conhecimento dessas consequências e tomam medidas para minimizar os riscos. As complicações graves são raras, mas se houver alguma preocupação ou sintoma incomum após o procedimento, é essencial comunicar imediatamente ao médico solicitante do exame para avaliação e tratamento adequado. Lembrando que o exame é parte complementar a consulta médica que gerou sua solicitação e o retorno com o resultado ou os sintomas apresentados após a realização do mesmo fazem parte da mesma consulta, portanto, devem ser avaliados pelo mesmo médico solicitante dos exame.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!