Olá, minha mãe tem 76 anos, diabetes e pressão alta. Há bastante tempo, ela tem acesso de tosse ao e

2 respostas
Olá, minha mãe tem 76 anos, diabetes e pressão alta. Há bastante tempo, ela tem acesso de tosse ao evacuar. E não se consegue identificar a origem dessa tosse. O que pode ser isso? Que exames ela deve fazer para entender isso?
Já se tratou com pantoprazol e motilium, e a tosse persiste quando ela vai evacuar.
Dra. Debora Cristina Malvar das Chagas
Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Será que não faz força para evacuar e por isso tosse? Verifique se não há constipação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Adriane Mary dos Santos
Médico de família, Nutrólogo
Nova Canaã Do Norte
Olá! A tosse associada ao ato de evacuar pode ter algumas possíveis causas, especialmente em idosos com comorbidades como diabetes e hipertensão.

Uma das hipóteses é o refluxo laringofaríngeo, que pode não responder totalmente ao uso de pantoprazol e pode estar presente mesmo sem sintomas clássicos de azia. Outra possibilidade é a hipersensibilidade do reflexo da tosse, que pode ser exacerbada pelo esforço abdominal durante a evacuação. Em alguns casos, alterações neurológicas sutis (mais comuns com o envelhecimento e em pacientes com diabetes) também podem afetar os reflexos que desencadeiam a tosse.

Seria interessante uma avaliação mais ampla com exames como:

Endoscopia digestiva alta (para avaliar refluxo e outras alterações do esôfago e estômago)

Avaliação otorrinolaringológica (para investigar a laringe)

Espirometria (para avaliar a função pulmonar)

Eventualmente, exames de imagem como tomografia de tórax, caso haja suspeitas adicionais

Além disso, o padrão do esforço evacuatório pode estar relacionado a constipação crônica — nesse caso, vale investigar a saúde intestinal e revisar a dieta e hábitos de hidratação da sua mãe.

Recomendo que ela passe por uma consulta com um clínico ou geriatra, que possa fazer uma avaliação integrativa e direcionar os exames mais adequados.

Espero ter ajudado! Evite automedicação e sempre busque orientação médica adequada. Estou à disposição para uma avaliação completa. Agende sua consulta pelo Doctoralia.
Atenciosamente,
Dra. Adriane Mary – Médica de Família
CRM MT 11577 / RQE 248117

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.