Olá! O tratamento na hipnoterapia e a mesma na auto-hipnose ?

14 respostas
Olá! O tratamento na hipnoterapia e a mesma na auto-hipnose ?
Olá! A hipnoterapia e a auto-hipnose compartilham semelhanças, mas são distintas em prática e aplicação. A hipnoterapia é conduzida por um terapeuta treinado que guia o paciente através de técnicas de hipnose para atingir um estado de foco e relaxamento, visando "tratar" questões específicas ou hábitos indesejados. Já a auto-hipnose é uma técnica que a pessoa pratica sozinha, usando auto-sugestão para alcançar um estado de relaxamento e concentração. Embora ambas utilizem princípios de hipnose, a hipnoterapia geralmente é mais estruturada e personalizada, conduzida por um profissional.

Olá! A hipnoterapia é uma técnica normalmente feita apenas em psicoterapia, devido a seriedade, segurança e alcançar objetivos propostos. A auto hipnose está no campo de auto ajuda, até desaconselhada por pesquisas científicas devido riscos como despersonalização e crises emocionais. Então, a nível de tratamento, somente a hipnoterapia com um psicólogo especializado em psicanálise e hipnose.
A hipnose é uma técnica de relaxamento utilizada para diversos fins. Quando usada para fins terapêuticos, a técnica é conhecida como hipnoterapia.
A Associação Americana de Psicologia define a hipnose como um estado de consciência que envolve focar a atenção e reduzir a consciência periférica, caracterizando uma maior capacidade de resposta à sugestão de outra pessoa.
A hipnoterapia usa as ugestões para retornar ao momento específico de um trauma e ressignificar a situação de vida.
Ja a Auto-hipnose é o procedimento de hipnose realizado pelo próprio indivíduo que aprende a compreender e mobilizar os mecanismos subconscientes, somente com o uso da vontade consciente.
Olá, a técnica Lumni não utiliza hipnose para alcançar as memórias passadas, inclusive a vidas passadas, apenas estado alterado de consciência (como na meditação), através de técnicas simples e diretas. A vantagem é que a pessoa só vê aquilo que está preparada e estando totalmente lúcida, tem maior capacidade terapêutica, facilitando a ressignificação dos conteúdos onde a pessoa em sua autonomia, é quem tem os insights instantâneos. Isso tem mostrado um alto poder curativo. Conheça o Instituto Lumni
Olá, boa tarde! Não são a mesma coisa, pois a hipnoterapia é um processo de terapia que utiliza a técnica de hipnose juntamente a outras técnicas terapêuticas sendo conduzidas por um terapeuta especializado ,já a auto-hipnose é uma espécie de auto-ajuda e reforço no dia a dia a algum objetivo especifico a ser alcançado e pode até ser sugerida após o processo de hipnoterapia feita por uma profissional qualificada. Dúvidas fico à disposição.
A hipnose é uma técnica utilizada como ferramenta para trabalhar traumas, stress pós trauma, etc.

Progressão, regressão de idade ou para ressignificar situações de conflito.

A auto hipnose também é uma técnica que pode ser aprendida ,mas não tem ajuda de um profissional , ela é auto guiada pela própria pessoa.

Olá. Como alguns colegas mencionaram. A hipnoterapia é orientada por um profissional, já a seguinte mencionada por você, pela própria pessoa. O objetivo de ambas, no entanto, pode ser semelhante.
Bom dia!
São diferentes, penso que a hipnose traz para fora do inconsciente coisas que você ainda não está pronto para escutar. A terapia também é um processo hipnótico, só que com a associação livre e conduzida por um cientista, que irá interpretar no momento em que vc estiver pronto para ouvir . A técnica com cavalos é maravilhosa! E acredito muito nos resultados. Um forte abraço, espero ter ajudado um pouco
Claro! A hipnoterapia é quando um profissional treinado usa técnicas de hipnose para ajudar você com questões específicas, como ansiedade. Já a auto-hipnose é quando você aprende a induzir esse estado por conta própria, sem seguir instruções do terapeuta. Ambas visam acessar o inconsciente para promover mudanças positivas, mas na hipnoterapia, o terapeuta guia ativamente, enquanto na auto-hipnose, você faz isso sozinho. Sempre é bom buscar a orientação de um profissional qualificado antes de experimentar qualquer forma de tratamento hipnótico sozinho.
A hipnoterapia é um tipo de terapia em que um terapeuta usa a hipnose para ajudar o paciente a alcançar um estado de relaxamento profundo e foco mental aprimorado.
Já na auto-hipnose é uma técnica que potencializa a concentração em algo. Nada mais é do que, um estado de foco total.
Olá! É interessante explorar as diferenças entre a hipnoterapia e a auto-hipnose, pois, embora ambas utilizem a hipnose como ferramenta central, elas se aplicam de maneiras distintas.

A hipnoterapia é uma técnica terapêutica conduzida por um terapeuta qualificado, onde o paciente é guiado para um estado de consciência alterado, conhecido como transe hipnótico. Nesse estado, o paciente pode ser mais receptivo a sugestões terapêuticas e capaz de explorar e resolver questões mais profundas, como traumas, fobias, ansiedade, vícios, entre outros. O terapeuta utiliza técnicas específicas para induzir o transe e depois trabalha com o paciente para alcançar objetivos terapêuticos específicos. A hipnoterapia é frequentemente usada como parte de um tratamento mais amplo, que pode incluir outras abordagens psicoterapêuticas.

Por outro lado, a auto-hipnose é uma prática que a pessoa realiza em si mesma, induzindo um estado de transe hipnótico. Ela pode ser aprendida de um terapeuta ou através de outras fontes, como livros ou gravações. A auto-hipnose é muitas vezes utilizada para relaxamento, gerenciamento de estresse, e para trabalhar questões mais leves como hábitos indesejados. Embora a auto-hipnose possa ser eficaz para determinadas situações, ela geralmente não é tão profunda quanto a hipnoterapia conduzida por um terapeuta, pois pode ser limitada pelo conhecimento e habilidade do indivíduo em se auto-induzir ao transe e fazer sugestões eficazes.

É importante notar que tanto a hipnoterapia quanto a auto-hipnose requerem prática e compreensão da técnica para serem eficazes. Além disso, elas não são soluções mágicas e podem não ser adequadas para todos. Em casos de problemas psicológicos mais sérios ou complexos, a hipnoterapia conduzida por um terapeuta qualificado é frequentemente a abordagem mais recomendada.

Como especialista em Neuropsicologia, vejo a hipnose como uma ferramenta valiosa que pode ser integrada em um plano de tratamento mais amplo. Se você estiver interessado em saber mais sobre hipnoterapia ou auto-hipnose e como elas podem se encaixar em um contexto terapêutico, estou disponível para uma consulta inicial gratuita.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! A hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. É realizada por um profissional e pode ser muito utilizada no tratamento de transtornos psicológicos e comportamentais. Cada vez mais, a hipnoterapia vem trazendo resultados positivos no tratamento de pacientes. Já a auto hipnose é realizada pela própria pessoa, geralmente utilizada para relaxamento e controle de estresse.
ola sou hipnoterapeuta da OMNI, um curso de hipnose clássica com bastante resultado . vamos lá
ambos processo precisam estar no estado de sonambulismo que é o nome que damos o estado perfeito de hipnose.
a auto hipnose o nome já explica e quando conseguimos entrar no estado de hipnose sem precisar de sugestões de nenhum profissional. a hipnoterapia ja é necessário que seja conduzida por um profissional e nesse processo tem um objetivo a ser alcançado ( resolver um trauma , diminuir vicios , autoestima ) O importante é sempre procurar um profissional capacitado para usar a ferramenta da hipnose. sucesso
Não.

Na hipnoterapia o profissional estará lhe acompanhando, usando do seus conhecimentos e estudos para promover um raciocínio clínico e lhe conduzir no processo. Na auto hipnose você está sozinho :)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!