Olá. Sou dentista e atendi um paciente hiv positivo( só descobri após o atendimento), fiz uma raspag
Olá. Sou dentista e atendi um paciente hiv positivo( só descobri após o atendimento), fiz uma raspagem gengival com aparelho ultrassom que sai uma quantidade de água. Estava em uso de máscara, gorro e luvas, porém SEM óculos de proteção. Não senti nenhuma gota de sangue-saliva em contato com a mucosa ocular. Após o procedimento, lavei o rosto como o habitual com água e sabão. Mas não lavei o olho em abundância. Se eu não senti nada entrar em contato, qual seriam as chances?
1 resposta
Olá! Pela situação descrita, o risco de transmissão do HIV parece extremamente baixo, especialmente porque você não percebeu nenhum respingo atingindo seus olhos. Entretanto, procedimentos odontológicos com ultrassom produzem aerossóis e gotículas que podem conter sangue, mesmo quando ele não é visível. A ausência de sensação de respingo reduz a suspeita de exposição, mas não permite descartá-la completamente. Para comparação, o risco médio estimado após contato comprovado de sangue infectado com a mucosa ocular é de aproximadamente 0,09% (menos de 1 em 1.000 exposições), mas esse percentual não se aplica diretamente ao seu caso, no qual não houve contato confirmado. Recomendo comunicar o episódio ao serviço de saúde ocupacional e realizar uma avaliação individualizada, principalmente se ainda não se passaram 72 horas, para verificar a necessidade de PEP e conhecer a carga viral do paciente-fonte. Se ele estiver em tratamento e com carga viral indetectável, isso também é muito relevante para a avaliação. A lavagem abundante dos olhos é recomendada quando ocorre respingo, mas não há benefício em realizá-la tardiamente. Para os próximos atendimentos, utilize sempre óculos de proteção ou protetor facial, independentemente da condição sorológica do paciente.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Perguntas semelhantes
- Pode tomar a vacina da gripe duas vezes ao ano? Há qualquer problema nisso?
Fui arranhado por um gato no dedo (nada muito absurdo) e comecei a profilaxia para raiva em um hospi
Boa tarde. Recebi sexo oral sem camisinha de uma garota de programa e ejaculei na boca dela, devo te
Fui mordido por um cão de rua. A mordida foi superficial (não perfurou), porém iniciei o protocolo a
Bom dia, ingerir bebidas alcoólicas (uma latinha de cerveja 350ml Skol ) 48horas antes de coletar sa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
