Olá, sou mergulhador autônomo e vou fazer uma viagem na qual pretendo realizar 4 mergulhos por dia d

3 respostas
Olá, sou mergulhador autônomo e vou fazer uma viagem na qual pretendo realizar 4 mergulhos por dia durante 5 dias seguidos, gostaria de saber se é recomendado retirar o excesso de cerume dos meus ouvidos antes da viagem ou é melhor não fazer isso?
Obrigado!
Prezado Internauta, se houver realmente excesso de cerume seria indicado retirar pois ao mergulhar ele pode se deslocar e deixar você com os ouvidos tapados. Procure um otorrino para fazer uma avaliação.

Olá. Caso vc tenha acumulo de cera com frequência, o ideal é fazer a remoção da desta antes de sua viagem para que não tampe seus ouvidos durante mergulho e incomode sua viagem.
Fico a disposição!
O contato com a água intenso pode amolecer o cerume contido nos ouvidos, mesmo se em pouca quantidade, podendo escorrer e tocar no tímpano. Nesse caso, incomodaria com sensação de abafamento. Além disso, como serão muitos mergulhos, seria bom mesmo uma orientação de um colega otorrino sobre quais medidas você poderia fazer a título de prevenção de dor nos mergulhos, como manter o nariz o mais desobstruído possível...