Olá. Tenho 20 anos de idade. Sou uma pessoa ansiosa, intensa, estressado, e, na maior parte dos meus

30 respostas
Olá. Tenho 20 anos de idade. Sou uma pessoa ansiosa, intensa, estressado, e, na maior parte dos meus dias sinto uma mistura de raiva e desgosto! Sensível, porém não demostro. Várias situações me atormentam, mas infelizmente não consigo desabafar com ninguém, guardo tudo pra mim. Gostaria de falar com um profissional que pudesse me ouvir e orientar. Tenho muita coisa na cabeça, talvez seja só coisas bestas ou até mesmo dramas... Mas de qualquer maneira isso me incomoda bastante e me impede de viver bem comigo mesmo. A quem devo recorrer? À um psicólogo? Um psicanalista? Quem devo procurar? Desde já, agradeço.
Boa tarde.
Em primeiro lugar, não diminua os sentimentos que você sente. Se você os sente é por algum motivo que deve ser avaliado.
Para te ajudar, indico que você procure um psicólogo e inicie um tratamento psicoterápico.
Ao longo das sessões, o profissional irá identificar se você precisa também de acompanhamento psiquiátrico, concomitantemente.
É muito importante que a pessoa tenha um lugar neutro para conversar com uma pessoa neutra e que possa te ajudar a elaborar os pensamentos conflitantes que você menciona em sua mensagem.
Espero ter podido ajudar.

Bom dia! Vou me arriscar a tentar te dizer de como a relação analisando e analista periga acontecer segundo a minha leitura da psicanálise, tendo em vista que qualquer tentativa em responder as tuas perguntas já estaria na contramão da psicanálise. O psicanalista aposta na escuta de algo do desejo da pessoa (do sujeito) que pode aparecer por intermédio do que é dito em análise, ou seja, diz de um lugar não somente de fala como também de escuta. O que periga surgir da relação analítica, por exemplo, é o acesso a algo que tal sujeito não sabia que se sabia, e nisso há chances de se fazer algo, como uma espécie de possibilidade para se recontar a própria história a partir dos efeitos de linguagem trabalhada no setting analítico. Por exemplo, encontrar um jeito novo para lidar com o mal-estar que nos invade sem pedir licença, angustiando-nos. Boa sorte em tua busca!
Olá!

Que bom que você resolveu procurar ajuda. Espero que você esteja mesmo disposto a desistir das coisas que estão te fazendo adoecer.

“Cada um de nós tem, em grande parte, a vida que escolhe como vantajosa, mesmo que não perceba com clareza esse fenômeno.” – Claudia Pacheco

Ver o mal é um bem, pois só a consciência do mal pode tirar o mal do ser humano.

A qualidade de vida do ser humano depende do seu grau de consciência, portanto a má qualidade de vida se deve em grande parte à alienação em que queremos nos manter.

A psicoterapia trata da resistência do ser humano em ver seus problemas, conduz o indivíduo a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar a ele a percepção de novos comportamentos para lidar com suas dificuldades e aumentar seu potencial de realização. É a percepção do erro que leva ao desenvolvimento.

Se tiver interesse em ajudar a si mesmo, estou à disposição.
Espero ter ajudado. Boa sorte!
A psicoterapia é um espaço para você colocar seus incomodos para um profissional que vai te ouvir sem julgamentos, te compreender e te ajudar no que for necessário. É um trabalho em equipe onde você pode se conhecer e entender o que está passando - só isso já produz alívio, aprender técnicas, desenvolver habilidades que contribuem para se sentir melhor. Percebo como necessário nesse momento em que você está porque você afirma que isso te impede de viver bem consigo. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Nossa sociedade não nos ensina, em geral, formas de lidar com nossos sentimentos e pensamentos, para que nos sintamos melhor e possamos guiar nossa vida na direção que desejamos.
O processo da psicoterapia, com um psicólogo, pode te ajudar a entender o que está ocorrendo, através de reflexões e técnicas, e transformar aquilo que te incomoda, para que você se sinta melhor com você mesmo.
Bom dia! As vezes nos pegamos tendo pensamentos que acabam nos incomodando por "serem" estranhos ou possuidores de algum tabu e sabemos que, se as pessoas ao nosso redor "souberem" nos julgarão de alguma forma. Esses tipos de pensamentos são normais e como nosso colega Joel Amato falou, "nossa sociedade não nos ensina, em geral, formas de lidar com esses sentimentos".
Procure um psicologo para que possas conhecer a origem desses pensamentos e aprender a conviver com eles, as vezes, por mais estranhos que eles sejam, eles nos agradam mas os anulamos por medo do julgamento que receberemos do outro ou outros.
Fique bem.
Mauricio Cardoso
Olá Boa Noite!
A Psicoterapia é um processo de autoconhecimento com o objetivo de estimular o paciente a curar sua psique. Em sua fala percebo claramente que você necessita de uma ajuda profissional de um Psicólogo, só o fato de você desabafar por palavras já é um avanço muito grande, o segundo passo é fazer a Terapia. O psicólogo vai identificar as suas demandas, você já menciona algumas como ansiedade, desgosto, stress, com esses sintomas o psicólogo trabalhará cada demanda dessas de forma individual, possibilitando um alívio, uma paz interior, e uma satisfação plena do paciente.
Você está sofrendo e, neste caso é uma psicoterapia para procurar. A psicanálise, e eu sou psicanalista é uma das opções. Ter com quem conversar já traz muito alívio. Obrigado.
Existem situações , acontecimentos e também transtornos emocionais que podem causar sofrimento. A boa notícia é que existe ajuda que proporciona aprendizado para fazer mudanças, compreender melhor como resolver os problemas . Fazer uma psicoterapia ,ajudará compreender e resolver problemas , além de tratar mais a fundo para conseguir mudanças para uma vida mais tranquila .
Olá!
Vi que você está com dificuldade de lidar com as emoções e viver em paz consigo mesmo. Provavelmente você não deve saber a diferença entre Psicólogo e Psicanalista, mas vou tentar fazer uma diferenciação para te ajudar a escolher. A única diferença entre os dois é a abordagem teórica, escolhida para trabalhar. Depende do seu objetivo. Se você procura uma terapia mais breve e quer aprender a lidar melhor com tais questões de maneira mais prática, aconselho linhas mais diretivas, como TCC, se você quer trabalhar as emoções de forma dinâmica, a Gestalt, se você quer uma relação horizontal com o terapeuta e que a terapia seja parecida com uma conversa, a linha Existencial, e a psicanálise caso queira trabalhar mais profundamente suas questões inconscientes. A minha explicação foi bem simplificada mas dá pra ter uma noção pequena de como elas funcionam. Boa escolha!
A Psicanálise é essencialmente uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia que trabalha com a interpretação dos conteúdos inconscientes das palavras, ações e atitudes de uma pessoa, com base nas associações livres e na transferência.
O psicólogo atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. Desta forma, visa resolver estes problemas para que o paciente possa ter uma vida melhor (qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral).
Tanto o psicologo como psicanalista podem te acompanhar e desenvolver um plano terapêutico para melhor te atender.
A psicoterapia pode te ajudar muito, trazendo autoconhecimento, fortalecimento e mudanças em sua vida.
Portanto, não hesite em buscar ajuda de um psicólogo.
Boa sorte!
Olá, bom dia!
Poxa vida, quantos sentimentos e material para ser elaborado, não?! Posso imaginar o quão angustiante é lidar com tudo isso sozinho. Você certamente se beneficiará de um processo terapêutico. Quanto à abordagem escolhida, sugiro que não se atenha a isso, mas que busque um profissional com o qual você se identifique. Nessa identificação é que está o bom vínculo e o sucesso de seu processo.

Boa sorte, um abraço!
Na psicoterapia, você terá espaço para elaborar seus sentimentos e pensamentos, entendendo, aos poucos, o que realmente lhe angustia. Como muito bem colocado pela colega Taciane Motta, não foque tanto na abordagem que orienta o trabalho do psicólogo, mas procure um profissional com quem se sinta a vontade para iniciar o processo psicoterapêutico.
Olá, tanto um psicólogo quanto um psicanalista podem prover o espaço e escuta pra entenderes o que ocorre. E, o que temos para falar nunca será besta ou apenas dramas, nossas palavras tem o poder de nos transformar.
Boa noite, li as respostas dos meus colega para não me repitir e so para reforçar a necessidade de fazer terapia. Voce tem 20 anos no pleno da explosão dos sentimentos, das duvida de quem vou ser, qual a minha profissão e tantas outrar perguntas e duvidas ter ajuda de um psicologo/a é de fundamental importancia, entretanto me permito de sugerir um terapeuta que utiliza o Brainspotting na sua pratica terapeutica com certeza irá encontrar um caminho adequado as tuas necessidades. Espero ter ajudado.
Olá. Recomendo muito a você fazer uma psicoterapia. Pode ser com um psicólogo/a com que você se identifique ou com um/a psicanalista, que é uma especialidade na psicologia. O mais importante é que você se dê bem com o profissional e que você possa desabafar e trabalhar suas questões. Como diz o C.G.Jung "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Um processo terapêutico vai lhe ajudar muito. Boa sorte!
Olá, recomendo que procure por um tratamento psicológico, este profissional poderá ouvir e compreender suas angustias, podendo orientá-lo ao melhor tratamento para seu caso. Na psicoterapia (tratamento psicológico), poderá ampliar seu autoconhecimento, compreender suas questões e promover melhorias de forma gradual, lhe trazendo bem-estar.
Olá
Que bom que você está procurando ajuda.
O primeiro passo é ajuda psicológica, é necessário entender os motivos que levam a estes sentimentos tão intensos.
Pode ser que seja necessário indicar também ajuda médica, mas primeiro uma boa avaliação psicológica é mais urgente, pelo seu histórico descrito.
abç
Oii! Um psicanalista também é um psicólogo hehe.
Quando nos referimos à psicoterapia, queremos dizer que somos psicólogos que atuamos na área clínica, oferecendo atendimentos personalizados à vocês. Quanto ao seu sofrimento, me parece bastante com um quadro de ansiedade. Te aconselho iniciar, solicitando uma primeira consulta no atendimento psicológico e caso o profissional reconheça necessidades, te encaminha também para a especialidade médica da psiquiatria.
Abraços
Olá
Bacana, é isso mesmo, vc deve procurar um psicólogo sim para te ajudar nesse sofrimento. A abordagem teórica do profissional é importante, mas não é só isso que está em jogo. O ideal é que você possa marcar com uns poucos profissionais para ver com qual vc teve a maior empatia e confiança.
boa sorte
Boa noite, acredito que para um bom tratamento é importante um bom vínculo terapêutico. Algumas abordagens podem ter melhores resultados com algumas queixas, mas sem vínculo, não há progresso.
Oi oi ...
A psicoterapia é um espaço para você colocar seus incomodos para um psicólogo que vai te ouvir sem julgamentos, que vai te compreender e te ajudar no que for necessário.
É um trabalho em equipe onde você pode se conhecer e entender o que está passando - só isso já produz alívio, aprender técnicas, desenvolver habilidades que contribuem para se sentir melhor. Percebo como necessário nesse momento em que você está porque você afirma que isso te impede de viver bem consigo. Se permita.
Abraço.
Olá, a cada fase da nossa vida é como se fosse uma redescoberta, mas muitas vezes não conseguimos perceber o caminho que realmente almejamos e desta forma nossas emoções podem ficar mais intensas, a ansiedade acaba por nos atrapalhar e quando percebemos mais um tempo passou, e ainda estamos nos sentindo preso as nossas emoções e sentimentos. A psicoterapia tem como proposta o seu autoconhecimento e desta construção terapêutica você começa a criar novas habilidades que já são suas, mas ainda encobertas e ao descobrir pode te auxiliar na sua caminhada, você também aprende técnicas para lidar com ansiedade e com o estresses e desta forma você percebe que tudo é uma construção do bem estar. O profissional da psicologia pode te acolher nestas questões que vem lhe atrapalhando. Tenha um belo dia.
Olá! Veja, um terapeuta, um psicanalista, qualquer profissional da psicologia possui ferramentas e recursos para lhe auxiliar nesse sentido. Assim, procure alguém com quem se sinta a vontade para se expressar e tratar das suas questões, esse movimento fará bastante diferença na sua vida.
Olá! Busque a ajuda de um Psicólogo, qualquer abordagem dentro da Psicologia vai conseguir te orientar com relação aos seus incômodos e sofrimento. Dentro da linha teórica que trabalho (terapia cognitivo comportamental), o terapeuta auxilia o paciente a lidar com os seus pensamentos, emoções e comportamentos. Esta abordagem pode te ajudar a lidar com a ansiedade, com o estresse e também te ensinar a expressar as emoções de uma forma mais assertiva, gerando menos prejuízos pra você. Espero ter ajudado e fico à disposição.
Olá! É muito importante que busque apoio psicológico que possa possibilitar sua espontaneidade e expressividade emocional. Recomendo psicoterapia corporal para você, pois conter emoções podem desencadear sensações desagradáveis e/ou até mesmo biopatologias. Cuide-se. Fico a disposição.
O mais importante é a personalidade da pessoa.
Olá, como está?
A partir do que contou para a gente não parecem serem coisas bestas ou dramas, mas coisas importantes mesmo de sua vida. Seria interessante buscar um psicólogo ou psicóloga que se sinta bem e acolhido(a), independente da abordagem teórica.
As situações que te atormentam tem uma importância considerável para você em sua vida, te afetam em sua ansiedade, stress, raiva e até mesmo desgosto.
Procure um profissional qualificado e poderá obter melhoras, mais qualidade de vida e construir soluções para esses questionamentos que te fazem sofrer tanto.
Espero ter ajudado, até mais.
Olá. Pode ser psicólogo ou psicanalista, penso que deve se basear na afiniedade e bem estar que sentir com o profissional em questão. Abraço.