Olá! Tenho 24 anos e gostaria de saber qual profissional devo procurar no caso de suspeita de Transt

19 respostas
Olá! Tenho 24 anos e gostaria de saber qual profissional devo procurar no caso de suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Devo, primeiramente, procurar um neuropsicólogo para me encaminhar à outros profissionais ou um psiquiatra?
Olá, recomendo procurar inicialmente psicólogo e psiquiatra conjuntamente para avaliação e possível confirmação do diagnóstico. A partir disso será indicado o tratamento e a necessidade (ou não) de outros profissionais. Fique bem

Olá!
A investigação nos casos de espectro autista podem começar com qualquer profissional capacitado, podendo ser o psicólogo, o médico e até mesmo um professor.
Porém, quem dará continuidade neste processo será o médico, mais especificamente um neurologista ou psiquiatra.
Ainda assim, é possível que o médico queira uma avaliação neuropiscológica ou mesmo um laudo de um psicólogo, ainda mais se tratando de diagnóstico em adultos.
Em suma, o psiquiatra ou neurologista que fará este diagnóstico, mas há diversos caminhos para se chegar nele, incluindo um psicólogo ou neuropsicólogo e estes profissionais podem produzir documentos que facilitarão o diagnóstico.
Olá! Nesse primeiro momento você pode buscar um psicólogo(a). Caso se confirme essa hipótese diagnóstica, o mesmo(a) irá te encaminhar para um psiquiatra ou para um neuropsicologo, para que seja realizada uma avaliação.
Espero que fique tudo bem!
Olá! Quem lhe deu esse diagnóstico? Um Bom Neurologista em paralelo com um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Boa noite! Eu recomendo você procurar um Psicólogo, assim ele fará uma avaliação psicológica e se for confirmada a hipótese diagnóstica, você deverá procurar outros profissionais para te ajudar. Fique bem.
Olá! Você poderá procurar um neuropsicólogo. Esse profissional poderá fazer o seu diagnóstico e te encaminhar para outros profissionais, de acordo com as suas necessidades.
Espero que você fique bem!
Olá! Uma opção para você é buscar a ajuda de um neuropsicólogo, pois esse especialista pode avaliar seu quadro clínico e indicar outros profissionais que possam atender suas necessidades específicas. Geralmente, psiquiatras e/ou neurologistas recomendam esse profissional para avaliação e tratamento adequado.
Também acho que, inicialmente, uma avaliação neuropsicológica é fundamental para o TEA, que requer equipe terapêutica multidisciplinar. Ao avaliar o grau de comprometimento, esse profissional dará o melhor encaminhamento para proceder as intervenções necessárias.
Olá! Seria interessante procurar neuropsicólogo, ele vai te ajudar e te encaminhar para os respectivos especialistas.
Psicólogo, psiquiatra e neurologista estão capacitados para sua demanda. Você pode procurar ambos para uma primeira entrevista, com a finalidade de pôr a prova sua suspeita. A opinião pode mudar de profissional para profissional, por essa razão, é recomendável consultar mais de um. Confirmado sua suspeita, é recomendável a ação coordenada de uma equipe multiprofissional.
Sugiro ir a um psicólogo com especialização em autismo /adultos, podem conversar sobre uma possível avaliação maior e qual, avaliar com neuro também faz parte, porém pode iniciar e ser encaminhado posteriormente aos especialistas que poderão integrar seu tratamento. Aí você já leva sua avaliação do psicólogo especializado. Boa consulta
Olá, tudo bem? Um psiquiatra pode ser uma alternativa, contudo um profissional psicólogo (nisso o neuropsicólogo também se encaixa) voltado mais especificamente para essa temática do autismo em adultos pode até ser mais proveitoso na hora de fazer uma avaliação, já aconselhando que quando for buscar um tratamento para esse transtorno caso se confirme, procure por psicólogos da área de analise do comportamento que são os mais conhecidos por trabalhar com esse tipo de transtorno.
Olá! E porque não uma psicóloga? Tudo depende de qual sintoma incomoda e você queira tratar. Quando falamos de ansiedade excessiva, talvez psicóloga (para descobrir e lidar com as situações geradoras deste sentimento) e um psiquiatra para medicar e acalmar para poder enfrentar a situação. Eu costumo encaminhar ao neurologista quando, por exemplo, existe uma agitação que atrapalhe o dia-a-dia. Lembrando que um pouco de ansiedade (às vezes aparecendo como um frio na barriga, faz parte da vida). Fico à disposição!
Se você tem suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o recomendado é procurar um psicólogo ou psiquiatra especializado em avaliação e diagnóstico de TEA. Eles podem realizar uma avaliação clínica completa, com entrevistas, testes e observação do comportamento, para chegar a um diagnóstico preciso.

É importante lembrar que o diagnóstico de TEA é feito com base em critérios clínicos estabelecidos pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e não há um único teste ou exame que possa determinar o diagnóstico por si só. Por isso, é importante buscar um profissional especializado em TEA, que possa avaliar diversos aspectos do seu desenvolvimento e comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Você pode, sim, começar por neurologista e em conjunto fazer a terapia com um especialista em terapia cognitivo comportamental com um psicólogo ou buscar o diagnóstico com um psicólogo especializado na área que fará uma avaliação diagnóstica e após isso o tratamento das questões que limitam o paciente.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, é possível fazer rastreio potencial para TEA com profissional competente para iniciar a investigação, esse pode ser um psicólogo com prática e experiência em autismo para adultos e / ou crianças. A avaliação neuropsicológica, também é um excelente medidor e de grande valia para em seguida dar continuidade no tratamento e acompanhamento da pessoa com autismo. O atendimento psicológico com profissional experiente em autismo em adultos é de grande valia para trabalhar questões diversas, entre elas comportamento rigido, estereotipias, desregulação emocional, entre outros.
Se desejar, fique a vontade para maiores informações.
Olá! Independentemente do diagnóstico, aconselho buscar por um psicólogo clínico, primeiramente, visto que suas dificuldades podem ser trabalhadas antes mesmo da confirmação ou exclusão deste diagnóstico, ao mesmo tempo em que o profissional avalia aspectos de sua história de vida que podem confirmar este diagnóstico e, caso necessário, fazer os devidos encaminhamentos.
Aconselho buscar um psicólogo com experiência no tratamento e diagnóstico do TEA!
Olá. Minha orientação é procurar inicialmente um psicólogo que faça avaliação e diagnóstico clínico e ele irá te encaminhar para outros profissionais para avaliação completa.
Você pode ir direto a um psicologo bem formado e experiente. TEA já é um transtorno muito conhecido e com caminhos de tratamento bem estabelecidos.