Olá, tenho mudanças constantes de humor que variam de feliz, falante, com um bom nível de produtivid

20 respostas
Olá, tenho mudanças constantes de humor que variam de feliz, falante, com um bom nível de produtividade, para uma tristeza muito grande com pensamentos suicidas e vontade de me machucar, dores no peito, zero vontade de socializar e um enorme cansaço. Já passo por isso a 2 anos sempre que fico "bem" desisto de marcar um psicólogo, isso é normal?
Bom dia. É muito importante você procurar um psicólogo para avaliação melhor. Apenas com esse relato não é possível afirmar nada. Procure ajuda. Atenciosamente

Olá! Eu imagino como deve ser difícil passar por esses momentos! De uma maneira geral, nós temos a tendência de acreditar que só precisamos de ajuda quando não estamos bem e isso te faz não buscar um psicólogo, mas e quando você não está bem? O que te faz não buscar um profissional?! Você já pensou sobre isso? Para que você possa entender melhor é importante buscar ajuda profissional, psicólogo e psiquiatra, para entender o que está acontecendo e buscar ferramentas parar lidar com isso! Desejo que fique bem! Beijos!
A resistência ao tratamento pode ser um sintoma. Que bom que você chegou até aqui, já é um passo. Veja, 2 anos é muito tempo. O seu relato fala de um sofrimento psíquico que vem tirando a sua qualidade de vida. É necessário sim que você procure um psicólogo ou psicanalista para que inicie um tratamento e falar dessas e outras questões. Temos aqui variações de humor, uma tristeza permanente, ideações suicidas e um cansaço mental. Muitos sintomas. Com uma escuta profissional você terá um lugar sigiloso de acolhimento e cuidado. Juntos, você o profissional verão a possibilidade de entrar com um tratamento medicamentoso, avaliado por um psiquiatra. Sozinho, é muito difícil voce ter melhoras significativas. Cuide-se. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Olá, como já falaram, isso não é normal, é sério e precisa de tratamento. Você sabe que está sofrendo com isso, então mesmo que esteja em um momento melhor, o tratamento deve ser contínuo para fazer efeito. Não se vai ao psicólogo só quando está mal, às vezes quando estamos melhores é que conseguimos trabalhar melhor algumas questões dentro da gente. Você deveria procurar um psicólogo, para acompanhamento psicoterapêutico, e um psiquiatra, para fazer uma avaliação se você precisa usar medicação também. Os sintomas que você falou parecem com o transtorno bipolar, mas é claro que precisaria de uma avaliação para ver se é isso mesmo. Não desiste de se cuidar, ninguém merece viver sofrendo. Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 160
Olá. É importante ressaltar que, como seres humanos, estamos sujeitos à oscilações de humor. Todo aprofundamento na excitação ou no desânimo é preocupante e requer atenção. A tendência é desconsiderar a importância da saúde mental. Por isso, minha recomendação é que se algo está incomodando, merece ser tratado. Lembre-se, a qualidade de vida é insubstituível. Valorize-se, procure um psicólogo.
Olá! Acredito que seja muito importante você procurar a ajuda de um profissional para fazer uma avaliação. Ideação suicida e episódios de automutilação são comportamentos perigosos e indicam a necessidade de acompanhamento médico e psicológico. Espero ter ajudado!
Olá! Ter alterações de humor é natural. Não estamos tristes ou felizes todo o tempo. A vida está em constante mudança e as nossas emoções acompanham essas alterações. O que não é natural são essas oscilações bruscas de humor que você cita. Isso por si só já é um indício de que algo não vai bem. Você relata sintomas graves, que sinalizam a necessidade urgente de tratamento. Imagino o quanto esteja sendo difícil pra você lidar com tudo isso, principalmente sem o apoio de um profissional! E me preocupo ainda mais em saber que essa situação já se estende por 02 anos! Essa resistência para buscar ajuda é algo que pode ser trabalhado em terapia também. Como Psicóloga, acredito que as pessoas precisam normalizar iniciar o processo terapêutico antes mesmo do sofrimento ficar insuportável. Você merece viver bem. A sua dor merece ser acolhida. O seu sofrimento importa. Lembre-se disso. Se dê mais atenção! Não prolongue o seu sofrimento. Busque um profissional para fazer a avaliação e dar início ao tratamento. Cuide-se bem!
Olá
Da forma como você descreve, não me parece uma alteração de humor normal, as oscilações não justificadas requerem uma avaliação mais aprofundada, por isso seria muito importante que buscasse uma ajuda médica e psicológica a fim de tratar estes episódios e assim ter uma vida plena.
abçs
Olá, boa tarde!
Esse sofrimento que você vem sentindo pode ter um fim, mas para isso será necessário um acompanhamento e tratamento com profissionais adequados.
As vezes achamos que daremos conta de resolver sozinhos e nos acostumamos com aquelas sensações desagradáveis, porém com o tempo as coisas vão se agravando ao ponto de gerar a sensação de não aguentar mais e isso provoca os pensamentos suicidas e a vontade de se machucar, pois a dor que você está sentindo é muito grande, mas é psíquica e as vezes difícil de entender como dor.
Pelo seu relato percebo a necessidade de um tratamento médico para tratar os sintomas, porém a psicoterapia também é fundamental para averiguar e tratar as causas.
Busque ajuda de um profissional, pois você MERECE se sentir bem e aproveitar a vida com mais qualidade.
Se cuida !!!
Olá! Ter variação de humor é completamente normal, isso é importante ter em vista para não caímos facilmente no discurso que enxerga patologia no que é natural da vida.
Entretanto, ter ideações suicidas e vontade de se machucar são situações que fogem desse espectro e merecem investigação com um profissional da psicologia que lhe inspire confiança.
Não se acomode com o incômodo. Só você pode cuidar e ser responsável pela sua vida, não desperdice essa possibilidade.
Estou à disposição.
Olá,
Parece que depois de dois anos com estas oscilações você percebe que esta sequencia se repete. Talvez entender que um tratamento psicológico não se resumirá em tirar abruptamente esta variação, mas tem uma proposta de olhar como tu sentes, como reconhecer e lidar com cada fase, como tens ou não gerência dos sentimentos que te acometem e que tudo isto tem significado na tua posição subjetiva, no teu dia a dia e assim possam te convencer que não vai para um tratamento por "ser doente", ou para criar uma bengala. Ou seja, o tratamento pode te ajudar a não se auto-enganar e se incluir nisto que te acomete.
Importante que não é o se sentir bem ou mal, ter conflitos ou não, mas como lidar com quem és que pode te levar a lidar com tua situação e encarar um tratamento!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A pergunta não é se é normal é sim o nível de sofrimento que isto te causa. Procure um psicólogo para cuidar do seu sofrimento
É absolutamente normal!
Sempre digo que o oposto da vida não é a morte e sim a repetição!
Você é um organismo vivo, portanto, está em constante transformação; assim como o seu coração que pulsa e seus pulmões que enchem e esvaziam e cada molécula de seu corpo está em movimento.
No entanto, vejo que ha sofrimento e portanto será necessário desenvolver a capacidade em aprender a usar a sua mente como uma ferramenta para viver bem!
A terapia é um caminho para isso!
Um abraço,
Lea
Muitas pessoas tem tendência a cuidar de outras áreas da saúde como a física e inclusive a financeira, mas, a saúde mental ainda continua permancendo de lado, mesmo quando o sofrimento é grande, devido a falta de conhecimento e/ou informações, preconceito e medo de entrar em contato mais profundamente com estas dores. Este quadro mencionado por você é importante que seja investigado, quais as razões tem levado a pensar sobre eles, com a parceria dos profissionais da saúde: psicólogo e psiquiatra contribuirão positivamente e significativamente para a melhora deste quadro, oferecendo, inclusive, qualidade de vida e na sua saúde mental. Cuidar de você mesmo(a) não deve ser considerado um erro, culpa ou pecado.Você é a pessoa mais importante para si, pense nisso e se cuide mais! Conte comigo.
Prezado(a), claro que podemos estar diante de um fenômeno de resistência perante o inicio de um atendimento clínico. Mas se essa é uma questão para você, isso nos revela que pode haver inquietudes que lhe angustiam e decorrem dessas oscilações. Ao meu ver, pressupõe que existe uma abertura ao trabalho. Enquanto psicanalista, compreendo, essa fluidez de humor como marcas que refletem e atravessam o sujeito na contemporaneidade tangentes a questão do tempo. A psicanálise nos mostra, ainda, que a falta e o vazio são estruturais para o caminho de constituição psíquica e na tentativa de dar um destino a isso que posteriormente se manifesta como angustia é que se instaura o desejo. É através dessa perspectiva temporal que conseguimos almejar melhores realidades, sobretudo, no que concerne a suportar os momentos de maior angustia, terror, vazio. Sabemos que é um período temporário e vai passar. Talvez, seja essa a percepção que pode dificultar o inicio de um trabalho de análise. Existem conteúdos mais profundos que somente através de um trabalho analítico podemos alcançar. Essa possibilidade de aguentar um tempo vazio de ideias, de representações, de fantasias é o que faz com o tempo para o humano seja um percurso que transcorre de um passado recente mas que faz elo dentro em uma vivencia subjetiva do tempo, entre um passado recente que deixa, em nós, marca satisfatória, angustiante e um futuro que nós somos capazes de simbolizar. Ao longo da vida tentamos suprir esse vazio e nos encher de representações. Nesse sentido, penso ser pertinente perceber em quais momentos os sintomas se intensificam e passam a ser insuportáveis. Aconselho veementemente um trabalho analítico para que você possa melhor compreender todo essa disposição interna e tentar, de uma certa forma, despender menos energia psíquica nestas flutuações. Caso precise, estarei a disposição.
Olá! Sim, você deve procurar um psicólogo, pois quando há ideações suicidas e vontade de se machucar precisamos de ajuda! Conte com ajuda profissional, amigos e familiares de sua confiança.
Um psicólogo pode te ajudar a entender o motivo de da oscilação e destes pensamentos, a psicoterapia é uma ótima oportunidade para se conhecer melhor e aumentar sua qualidade de vida, saiba que o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), que traduzindo é terapia de dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares, é muito recomendada para questões como esta. Caso tenha interesse entre em contato comigo.
Olá! Sim, procure por um profissional que possa te ajudar, quanto mais cedo o tratamento, mais resultados. Seu relato é muito pequeno, além de que por aqui não se faz uma avaliação adequada. procure por ajuda em estados ruins ou mesmo bons, pois as oscilações são perigosas!
Olá!
Indico que busques um médico psiquiatra nesse primeiro momento, porque as oscilações precisam ser controladas, pois tem risco de suicídio e mutilações graves. Não excite em tomar medicamentos. O quadro que você descreveu exige cuidado imediato.
Após estar medicada, é indicado que inicie um processo
psicoterapêutico para entender o que acontece nessas oscilações.
Estou torcendo para buscares ajuda e minimizar esse sofrimento psicológico intenso e devastador.
Abraço
Pelo o que relatou, vejo que precisa de um psiquiatra e um psicólogo. Você poderá se sentir melhor. Aliviando sua angústia. Ansiedade.
Olá! É muito comum desistir de procurar ajuda quando se está "bem", como você diz. Nossa cultura tem um foco na doença, no tratamento, no remediar, no extirpar tumores/corpos estranhos, no correr atrás do prejuízo...
Porém, repare como você, apesar de experimentar estados infelizes, também transita por tempos de bem-estar. Eu sugiro, se me permite, buscar ajuda nestes momentos, estimulando e favorecendo estes recursos "do bem" que geram comunicação, felicidade e produtividade. Não se trata de eliminar os aspectos negativos (como muitos chamam de sintomas), mas integrar todos os elementos que nos constituem e podemos iniciar por explorar e incrementar os aspectos positivos. Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!