Olá. Tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada e cerca de um ano atrás, ao ver algo na TV sobre esq

4 respostas
Olá. Tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada e cerca de um ano atrás, ao ver algo na TV sobre esquizofrenia comecei a ter muito medo de que acontecesse comigo e isso desencadeou uma crise de ansiedade.
Atualmente, cerca de 2 meses atrás, comecei a ter um medo fixo na ideia do "e se eu tiver?", "e se eu surtar?". Este medo está sempre, sempre mesmo rondando minha mente atualmente e me causando extrema ansiedade.
Quando estou no ônibus, nas aulas, no trânsito, sempre vem um pensamento "e se eu perder o contato com a realidade?", "e se eu começar a estranhar a realidade?" isso desencadeia uma ansiedade muito angustiante.
Eu posso desenvolver algo do tipo de tanto focar nisso? Está na hora de ver um profissional?
O que você está sentindo é bastante comum em pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Pensamentos repetitivos e medo de “perder o controle” ou “surto” fazem parte dos sintomas ansiosos, especialmente quando há preocupação excessiva com doenças mentais. Você não vai desenvolver esquizofrenia só por pensar nisso. Buscar ajuda é um passo importante para recuperar o bem-estar e aprender estratégias para lidar com esses pensamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O padrão de comportamento que você descreve é condizendo com padrão de pensamentos obsessivos, ou seja, você tem um pensamento que não sai da sua cabeça apesar do seu esforço e com isso, tem incômodo significativo. No seu caso, é muito importante que você inicie acompanhamento com um médico especialista na área.
Esquizofrenia é uma síndrome psiquiátrica de origem multifatorial - ou seja, é a junção de vários fatores (ambiente, genética, abuso de drogas...). No seu caso, não há indício de esquizofrenia.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Olá. Pelo que você descreve, esses pensamentos são típicos da ansiedade, especialmente do TAG, e não indicam esquizofrenia. O medo constante de “e se eu enlouquecer?” é um sintoma comum da ansiedade e não faz com que alguém desenvolva psicose. Ao contrário, pessoas com esquizofrenia geralmente não têm esse tipo de preocupação crítica sobre perder a realidade.
Focar nesses pensamentos não causa esquizofrenia, mas mantém o ciclo da ansiedade. Como isso já está persistente e trazendo sofrimento importante, é sim o momento adequado para procurar um profissional de saúde mental, que pode ajudar tanto no controle da ansiedade quanto na redução desses medos. Isso tem tratamento e costuma responder bem quando acompanhado corretamente. Espero ter contribuído.
Entendo como isso assusta.
Esse medo constante de “e se eu enlouquecer?” é muito comum na ansiedade e não indica esquizofrenia. O fato de você questionar e ter medo mostra que seu contato com a realidade está preservado. Focar nesses pensamentos não faz desenvolver esquizofrenia, mas mantém o ciclo da ansiedade.
Como isso está frequente e te causando sofrimento, vale procurar um psiquiatra. Com o tratamento adequado, esses sintomas costumam melhorar bem.
Se desejar, agende uma consulta comigo para avaliarmos com calma e te orientar com segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.