Olá! tenho uma amiga com depressão profunda após perder um familiar. Ela não sai de casa, desconta e

15 respostas
Olá! tenho uma amiga com depressão profunda após perder um familiar. Ela não sai de casa, desconta essa tristeza na comida, têm pensamentos suicidas, crises de ansiedade e não quer procurar ajuda. todos ao redor já tentaram fazer ela se tratar, mas ninguém consegue. o que eu posso falar pra ela? me ajudem, eu quero tirar minha amiga dessa situação! tenho medo do pior...
Olá! Sinto por sua amiga.
É muito importante apoiarmos e acolhermos pessoas nessa situação. Incentivar o tratamento é um caminho adequado, mas algumas vezes a desesperança é tão grande, impedindo a adesão ao tratamento. Um atendimento psiquiátrico é mais indicado nesse primeiro momento, porém, deve-se ter cuidado nas primeiras duas semanas de medicação, chamado de período de latência, nesse período o risco de suicídio aumenta. Depois da quarta semana há uma tendência de estabilização de humor, o que pode ajudar na vontade de buscar um tratamento combinado com terapia.
Espero que ela fique bem!

Minhas condolências à sua amiga. Que bom que ela tem sua amizade. O primeiro ano do luto é o mais difícil, pois será o primeiro ano em que a enlutada passará as primeiras datas comemorativas sem a presença da outra. Pode parecer que não há como resolver seus problemas e que o suicídio é a única maneira de acabar com a dor. Mas neste momento, é importante tomar medidas para se manter segura e começar a reinventar sua vida novamente. Mesmo quando as dores da vida parecem inevitáveis, lidar melhor com os sofrimentos e seguir viva é sempre a melhor opção possível. Na maioria das vezes, os pensamentos suicidas são o resultado de sentir que não pode lidar com a situação de vida que esteja tendo naquele momento, quando você se depara com o que parece ser uma situação de vida avassaladora. Infelizmente o luto é um momento lento e doloroso, cuja principal característica é um sentimento contínuo de tristeza. Mantenha-se próxima a ela e quando ela quiser, busque o tratamento que sempre é a melhor alternativa.
Olá!
Que triste relato, e que bonita sua vontade em ajudar sua amiga, o que eu posso te dizer é que não desista dela, continue insistindo para que ela faça um tratamento, continue sendo amiga presente e cuidadosa para com ela, isso faz muita diferença pra ela.
Olá, Boa Tarde. Muito encantador todo esse carinho e acolhimento que você vem fazendo por sua amiga. Nesse momento delicado é muito necessário que você esteja ao lado dela. Luto possui algumas fases, e ela se encontra ainda nesses processos de compreender e ressignificar.
Luto traz uma dor muito grande para quem o vive fazendo com que não aceite ainda ajuda de profissionais. Você como amiga pode fazer é acolher e mostrar para ela que ela precisa continuar á vida. Trabalhar com ela essas crenças disfuncionais (emoções e comportamentos). Dar voz a esse sentimento que ela vem trazendo de angústia e sofrimento. Até que ela consiga buscar tratamento psicológico e medicamentoso se caso necessitar. Sintam-se abraçadas.
Olá! Lamento pela situação da sua amiga e por você se sentir assim. O indicado nessas situações mais delicadas é procuram auxílio de um psiquiatra e um profissional da saúde mental. Importante, também, não deixá-la sozinha e verificar como está se sentindo. Incentivar a procura desses profissionais pode ser feita de uma maneira em que ela se sinta acolhida - jamais julgada. Além disso, procure escutá-la e amparar sua dor. Espero ter auxiliado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá! Realmente sua amiga precisa de ajuda especializada. Mas até ela abrir-se nesse sentido, você poderia sugerir alguns livros, leva-lá em locais como johrai ou centro espírita. O luto traz muito sofrimento, a certeza que a vida continua poderia trazer um amparo e até ajuda-lá a querer viver.
Olá, triste pela perda de sua amiga, e triste pela situação que sua amiga se encontra não é mesmo? Veja, ela não aceita ajuda de fora, mas pelo que vejo ela aceita a sua companhia, logo, você já está ajudando. Acolha ela, mostre que você entende a dor dela e se solidariza, porém, tente mostrar a ela que essa fase de luto, vai acalmar, e que os caminhos pra vida vão retomando. Com certeza o familiar que ela perdeu gostaria de ver ela seguindo em frente. Encoraja ela a passar em um psiquiatra, nem que seja on line, já que ela não quer fazer nada, apenas para ele indicar um remédio que possa aliviar essa dor. Ele saberá como proceder. E assim, que os sintomas forem acalmando, ela poderá buscar psicoterapia para trabalhar as causas que a deixaram assim. Boa sorte e tenha consciência que você já esta fazendo sua parte pela sua amiga viu!!!Parabéns pela atitude!
O que você pode fazer por ela é continuar com sua amizade, apoio e ombro amigo. Esse suporte é de extrema importância para quem está em sofrimento, não se preocupe em saber o que falar. Se mostre aberta a ouvi-la sem julgamentos, mostre a ela que compreende a fase que ela está passando e fale o quanto seria importante para ela procurar ajuda, mas não em um tom impositivo. A fase do luto é complicada e é necessário muito manejo da nossa parte enquanto amigos/parentes, mas essa fase vai se amenizar.
Olá, é muito difícil ver alguém que amamos passar por isso. Nesse caso, a empatia e o apoio são cruciais. Tente conversar com sua amiga de maneira compreensiva e gentil. Diga a ela que você se preocupa com o que ela está passando e que deseja ajudá-la a se sentir melhor. Incentive-a a considerar a possibilidade de falar com um psicólogo pois isso pode ser fundamental para o tratamento da depressão profunda. Se ela não estiver pronta para isso, esteja presente, ouça e ofereça seu apoio sempre que ela precisar.
Conte comigo para auxiliar quando necessário,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Oi, sinto muito por você e sua amiga estarem passando por isso. As vezes, quando passamos por um sofrimento muito intenso, temos muita resistência em buscar auxílio profissional, geralmente no momento de maior necessidade. Estar próximo, reforçar para a sua amiga o quanto ela é amada e valorizada e que você está lá para o que ela precisar, é o melhor caminho. Talvez ela ainda não esteja pronta para falar sobre o que está sentindo com um profissional. Mas, é possível tentar fazer combinados com a sua amiga, do tipo, se ela perceber que o que está sentindo está insuportável, ela te acionar ou aceitar uma ajuda externa... Tenho certeza que a sua preocupação e apoio são muito importante para ela (: Espero ter ajudado de alguma forma, caso queira conhecer mais o meu trabalho, @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Sinto muito por vocês.
Que bom que ela tem sua amizade!
Minha sugestão é quanto ao que você pode fazer. Seja apoio e acolhimento para essa amiga, esteja com ela. E pelo jeito você já tem sido apoio. Quando conversar, acolha, escute. É interessante escutá-la mais do que ter algo a dizê-la. Claro que você também pode falar. A questão é que não há algo específico para ser dito.
Você enquanto amiga (o) a conhece, sabe das coisas que sempre gostou, que a deixava contente.... Embora esteja deprimida, aos poucos pode tentar propor algo na casa dela mesma. Por exemplo, gosta de filme?! Sugira algum filme para assistirem juntos. Gosta de música?! Façam algo que remete a música. Mantenha o laço entre vocês.
Embora ela não queira sair de casa, se conseguir dar uma volta na área externa do local onde mora, já é um passo. Na medida do possível aumentar o percurso, por exemplo.
Até que ela aceite ajuda profissional, podem ser feitas pequenas ações como essas.
Pelo seu relato, inicialmente é importante um acompanhamento psiquiátrico e assim dar sequencia com acompanhamento psicoterapêutico.
O luto é um processo normal e necessário diante da perda de algo/alguém amado. Ao ser elaborado, a pessoa dá sequência a sua vida retomando interesse pelas coisas e pelo mundo. Não sei há quanto tempo sua amiga está assim, saiba que o processo de luto varia de pessoa para pessoa. Sei que é angustiante para você vê-la assim, sei também que ela está sofrendo com tudo isso, desejo que fiquem bem.
Olá, meus sentimentos pela sua amiga.
Inicialmente e muito importante acolher o processo de luto ao qual está vivênciando, tendo uma escuta mais amigavel, sem ficar o tempo todo falando para ela ir procurar um médico, mas acolher informar que entende a situação e questionar que dependendo do tempo desse processo de luto será que não esta na hora de buscar um profissional,e que ainda a muito pela frente, deixar pequenas reflexões para que sua amiga possa entender essa necessidade e estar ao lado dela sempre que possível.
Espero ter ajudado abraços
Seu medo tem total fundamento, a depressão é uma doença que pode levar à morte e a rede de apoio é muitíssimo importante. A sua presença ao lado dela é até mais interessante do que qualquer coisa que seja dita, porém, havendo uma abertura da parte dela o primeiro passo do tratamento é a medicação, por meio da psiquiatria. Os remédios trazem para o paciente o ajuste químico necessário para fortalecê-lo para coisa básicas como o desejo de tomar banho ou levantar da cama. Com esse fortalecimento se torna possível a segunda etapa do tratamento, a psicoterapia, que irá apoiá-la nesse momento de luto, para que ela passe por isso e prossiga sua vida de maneira mais saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Sinto por sua amiga. Mas ao mesmo tempo, que bom ela tem uma amiga como você! O seu apoio e de outros amigos e familiares é de suma importância nesse momento. O acolhimento é o primeiro passo. Todavia, caso o quadro dela se agrave, recomendo que a incentivem a buscar ajuda profissional com um psicólogo. A elaboração de um luto é processual e cada sujeito tem seu próprio tempo e maneira de lidar. O auxílio de uma psicoterapia faz-se essencial nesse momento. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Oiê concordo com o colega que disse na primeira resposta que o mais indicado neste caso é uma intervenção psiquiatra e que deve tomar cuidado com as primeiras semanas, porém para que consigam tirá-la de casa e levá-la ao médico se não conseguirem uma consulta domiciliar um atendimento para orientação à família com um psicólogo pode ajudar bastante. Muitas vezes a internação se faz necessária, mas não se assuste, pense como qualquer doença que determinados tratamentos no hospital se torna mais eficaz por conta dos medicamentos que só podem serem realizados lá e por toda infra estrutura que o local oferece, inclusive alimentar. Este momento quando um amigo está doente é de muito sofrimento, cuide de você também. Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento. um forte abraço neste momento tão delicado

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!