Ola Tive pancreatite pela quarta vez, dessa última o médico sugeriu que seria por possível uso de b

Ola Tive pancreatite pela quarta vez, dessa última o médico sugeriu que seria por possível uso de bebida alcoólica. Sempre bebo destilados mas em doses moderadas e a última ocorreu a mais de dois anos sendo que nesse meio tempo bebia normalmente. Qual poderia ser outra causa provável? Não tenho pedra na visícula e exames de imagens anterior não mostrou problemas no pâncreas. Poderia ser sensibilidade ao álcool que de vez em quando leva a pancreatite?

2 respostas


A principal causa de pancretite aguda são os calculos na vesicula, e no caso da pancreatite crônica, o uso de álcool.É necessário entender melhor o seu padrão de uso de álcool para diferenciar se vc teve vários episódios de pancreatite aguda, ou tem surtos de agudização de uma pancreatite cronica. O fato de não se demonstrar cálculos na vesícula não exclui a possibilidade de vc ter microcálculos não detectados aos exames convencionais. Sugiro procurar um gastroenterologista para esclarecimento.

Prof. Wilson Catapani

Prof. Wilson Catapani

Gastroenterologista

Santo André

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Dr. Lucas Defanti

Dr. Lucas Defanti

Gastroenterologista

Rio Das Ostras

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.