Olá, tomo Venvanse de 70mg todos os dias. O Venvanse mudou minha vida. E não sinto quase nada dos ef

3 respostas
Olá, tomo Venvanse de 70mg todos os dias. O Venvanse mudou minha vida. E não sinto quase nada dos efeitos colaterais negativos, apenas um pouco de sede pela a manhã, e um pouco de dor de cabeça, é normal? As vezes no domingo não tomo, só pra ver como vou me sentir, fico com uma sensação estranha, deprimida, sem ânimo pra nada, com pensamentos negativos, só quero ficar deitada. Devo me preocupar?
Dr. Nelson Teixeira Júnior
Psiquiatra, Cirurgião do aparelho digestivo, Médico do trabalho
Campinas
Entendi sua pergunta sobre o Venvanse. Sim, você está certo, ele é um medicamento psicoestimulante e, quando bem indicado por um médico, pode trazer muitos benefícios para quem o utiliza.

Para que eu possa te ajudar melhor a entender a sua situação, você poderia me dizer qual é o seu diagnóstico? E há quanto tempo você está usando o Venvanse?

Percebi que você mencionou que aos domingos, quando não usa o Venvanse, se sente desanimada, deprimida e com pensamentos negativos. Essa informação é bem importante. Sentir essa mudança tão significativa no seu humor quando você não toma a medicação pode indicar que o efeito do Venvanse está sendo importante para manter seu humor estável.

Nesse caso, pode ser muito relevante conversar com o médico que te acompanha sobre a possibilidade de utilizar o Venvanse também aos domingos. Essa mudança no seu humor sugere que talvez você precise do medicamento de forma mais contínua para evitar esses sintomas desagradáveis. O que você acha de conversarmos um pouco mais sobre isso? Poderia me dar mais detalhes sobre seu diagnóstico e como tem sido o uso do Venvanse?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o Venvanse 70mg mudou a sua vida considero que você teve uma melhora significativa do TDAH. Mas o Venvanse realmente aumenta muito dopamina e noradrenalina. Quando você não toma algum dia você manifesta essas sensações porque tem queda desses neurotransmissores. A retirada da medicação nesse quadro deve ser gradual. Mas com TDAH enquanto está sendo positiva para você é melhor procurar retirar a lisdexanfetamina.
Os efeitos que você mencionou, como leve dor de cabeça e sede ao longo da manhã, são considerados efeitos colaterais leves e relativamente comuns com o uso do Venvanse, especialmente logo após a ingestão, e tendem a ser bem tolerados na maioria dos casos.

Quanto aos sintomas que você sente quando deixa de tomar o medicamento, como desânimo, sensação de depressão e pensamentos negativos, isso pode ocorrer em algumas pessoas por dois motivos principais. O primeiro é um possível efeito rebote, ou seja, quando o cérebro sente a ausência abrupta da medicação que vinha modulando neurotransmissores como dopamina e noradrenalina. O segundo é o simples fato de que, se o Venvanse está ajudando a regular seu humor, foco e energia, ao suspendê-lo, os sintomas de base retornam de forma mais evidente, mesmo que temporariamente.

Embora não seja incomum fazer pausas esporádicas da medicação (como nos finais de semana), isso deve ser feito apenas com orientação médica, porque em alguns casos essas interrupções podem gerar flutuações emocionais desconfortáveis ou desnecessárias. Se você se sente significativamente pior sem o remédio, mesmo por um dia, vale conversar com seu médico para avaliar se essas pausas são mesmo necessárias.

Não há motivo para alarme, mas o seu relato merece atenção para que o uso do Venvanse siga sendo seguro e estável. O mais importante é manter o acompanhamento e ajustar o uso conforme a resposta do seu corpo e as orientações do seu médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 529 perguntas sobre Venvanse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.