Os benzodiazepínicos, como o Rivotril e o Diazepan prejudicam a memória de forma definitiva ou, parando,

5 respostas
Os benzodiazepínicos, como o Rivotril e o Diazepan prejudicam a memória de forma definitiva ou, parando, é temporário? Qual a opinião dos doutores(as) sobre o EMTR?
Depende da pessoa, do tempo dos remédios, de historia do uso de drogas, historia familiar, entre outros fatores.

Depende de alguns fatores, como seu histórico de vida, dos familiares, entre outros. O melhor mesmo é você ir ao psiquiatra, explicar para ele sobre suas dúvidas sobre os medicamentos e pedir para que ele te oriente como usar os medicamentos de forma correta. Mas, lembre de procurar um psicólogo para acompanhar seu tratamento, pois assim, terá mais eficácia nos seus resultados. Boa sorte! Um abraço!
Em meta análises estatísticas, a incidência de quadros de demência tem se revelado maior entre usuários de longo prazo (mais de três meses de uso contínuo).

É por isso que a orientação médica padrão na aplicação do benzodiazepínico (médicos, me corrijam se eu estiver errado), é de introduzir a medicação para tratar sintomas agudos e retirar a medicação assim que possível, substituindo por outros remédios ou formas de terapia.
Olá!

Supostamente, todos os benzodiazepinicos interferem negativamente ns memória anterógrada, ou seja, na memória do passado. A memória de curto prazo não é afetada. Mas, como já mencionado, depende muito de cada indivíduo, seu histórico no uso dessas drogas, idade, etc.
É fundamental o atendimento psiquiátrico e entrar em processo psicoterápico, até mesmo para que a pessoa possa ressignificar a dor e o sofrimento que podem ter conduzido ao uso dessas substâncias.
Acredito que seja relevante que você tenha o acompanhamento de um psiquiatra da sua confiança, com o qual você possa tirar todas as suas dúvidas e se sinta seguro quanto ao seu tratamento. Em paralelo, o acompanhamento de um psicólogo somará ao seu tratamento psiquiátrico, possibilitando uma maior eficácia do mesmo.