Os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia, geralmente diminuem ao longo do tempo de t

3 respostas
Os efeitos colaterais dos antidepressivos, como a apatia, geralmente diminuem ao longo do tempo de tratamento ou só param quando o tratamento é finalizado? Estou tomando antidepressivos há 4 meses. Gostaria de saber se é esperado que esses efeitos colaterais diminuam ou desapareçam com o tempo ou se é necessário interromper o tratamento para que eles cessem completamente.
É necessário retornar ao psiquiatra para avaliar o que está acontecendo, podem ser múltiplos fatores: dose ainda não efetiva, depressão ainda não remitida (ainda uma anedonia), pode ser um efeito colateral ou do próprio medicamento. Só o seu psiquiatra para avaliar e investigar melhor. Só interrompa ou faça qualquer alteração com auxilio do seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
É possivel sem que a apatia melhore com o decorrrer dos meses.
Mas com 4 meses já começamos pensar que esse efeito deve persistir.
Então precisamos avaliar outras coisas antes de trocar, melhora da transtorno, outros efeitos colaterais. Pensando os riscos e beneficios junto com o paciente.
Os efeitos colaterais dos antidepressivos, incluindo a apatia, podem diminuir ao longo do tempo de tratamento, geralmente nas primeiras semanas ou meses. No entanto, algumas pessoas podem continuar a experimentar esses efeitos colaterais durante todo o tratamento. É importante conversar com o médico que prescreveu o medicamento para avaliar a necessidade de ajustar a dose ou mudar o tratamento se os efeitos colaterais estiverem afetando significativamente sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Interrupções abruptas do tratamento com antidepressivos podem levar a sintomas de abstinência, portanto, a suspensão do tratamento deve ser feita gradualmente e sob orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessário continuar o tratamento por um longo período para prevenir a recorrência dos sintomas depressivos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.