Os psiquiatras/neuro pedem avaliação neuropsicológica no caso de TEA? Eu aprendi que o laudo só pode
3
respostas
Os psiquiatras/neuro pedem avaliação neuropsicológica no caso de TEA? Eu aprendi que o laudo só pode ser validado por um psiquiatra ou neurologista... então não compensa mais passar somente com um psiquiatra/neuro do que fazer a avaliação neuropsi? Ou esses profissionais pedem o laudo da avaliação neuropsi pra auxiliar no diagnóstico?
O diagnóstico de TEA, TDAH, bem como outros transtornos do neurodesenvolvimento é clínico! Ou seja, feito mediante dados sobre comportamento (dentro da interpretação dos sintomas), histórico psicológico e psiquiátrico, antecedentes familiares, temperamento ou personalidade, exames complementares (tiques, por exemplo podem ter origem orgânica), dentre outros aspectos. A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta que se soma a estes elementos, melhorando a acurácia do diagnóstico, mas não define ou exclui o mesmo. O diagnóstico de TEA, inclusive, pode ser feito sem a necessidade de uma avaliação neuropsicológica (que é uma avaliação de alto custo), a exemplo do que é feito no SUS.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A avaliação neuropsicológica serve como um suporte e uma visão diferencial do histórico, mas o diagnóstico, de fato, é dado por neurologista ou psiquiatra.
São avaliações complementares e essenciais para o diagnóstico!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais as dificuldades de uma pessoa superdotada? .
- Como a mulher autista pode se sentir mais segura em grupos sociais?
- É possível para pessoas autistas desenvolverem habilidades multitarefa?
- Como as mudanças de rotina intensificam os desafios da multitarefa para pessoas com Transtorno do espectro autista (TEA) ?
- Por que algumas pessoas autistas parecem preferir a solidão?
- Quais são as habilidades funcionais que as crianças com autismo podem desenvolver?
- Por que as ideias e opiniões daqueles no espectro do autismo são tão frequentemente descartadas pelos neurotípicos?
- Como a neuropsicologia avalia a cognição social? .
- Como a mulher autista pode explicar sua condição aos amigos?
- Como a psicoterapia pode ajudar uma pessoa autista a lidar com a insistência na mesmice?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.