Os sintomas físicos da ansiedade podem persistir por dias? Pra quem tem transtorno de ansiedade gene

14 respostas
Os sintomas físicos da ansiedade podem persistir por dias? Pra quem tem transtorno de ansiedade generalizada
Olá.
Sim, os sintomas de ansiedade se não tratados podem persistir por dias e até mesmo semanas, é válido ressaltar a importância de buscar um médico para descartar qualquer hipótese física que possa estar envolvida, caso as questões biológicas estejam alinhadas é importante buscar por um profissional qualificado da área da psicologia que possa te auxiliar no enfrentamento desses sintomas e levar a redução dos mesmos, te orientando e dando suporte em qual o melhor processo a seguir. Espero ter ajudado, me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150

Olá! Entendo que você já obteve o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada e, possivelmente, deve tomar medicação. A medicação irá ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar os sintomas. Porém, até o remédio fazer efeito os sintomas podem persistir. É importante não interromper o uso. Caso não tome medicação, sugiro que procure um psiquiatra para avaliar e prescrever um medicamento para aliviar os sintomas. Lembrando que, medicamento não atua na causa, somente no sintoma. A causa a pessoa é que irá resolver. Por isso, como parte do tratamento, o psicólogo poderá ajudar. A psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento, identificando e modificando os pensamentos que são gatilhos para a ansiedade, aprenderá técncias para reduzir e controlar os sintomas. Procure ajuda.
Olá! Sim, é comum os sintomas persistirem, por isso é importante buscar tratamento multidisciplinar, com avaliação médica e psicológica. No acompanhamento psicoterapêutico será possível rastrear as condições ambientais que favorecem e mantém a ansiedade e no caso da TAG, cuidar para que os sintomas regridam e não continuem sendo generalizados e trazendo prejuízos para novos contextos. Fico à disposição!
Olá, tudo bem?
O transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por uma preocupação excessiva, que pode ter uma duração significativa e vem acompanhada de muitos sintomas. Portanto, é essencial que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma eficaz. Busque a ajuda de um profissional e esclareça todas as suas dúvidas. Fico à disposição. Um abraço, Letícia.
Olá! Que bom que você está procurando ajuda!

Sim, os sintomas físicos da ansiedade podem persistir por dias, especialmente para pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Os sintomas físicos comuns da ansiedade incluem sudorese excessiva, palpitações, tremores, tensão muscular, dor de cabeça, dor abdominal, dificuldade para respirar, náusea e tontura. Esses sintomas podem ser desencadeados por estressores ou podem ocorrer espontaneamente. Para algumas pessoas, esses sintomas podem ser tão intensos que eles afetam significativamente a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades diárias.

No caso do TAG, os sintomas físicos da ansiedade podem ser mais persistentes e duradouros. Isso porque o TAG é caracterizado por ansiedade excessiva e preocupação crônica em relação a vários eventos e atividades, mesmo que não haja uma causa aparente para essa ansiedade. Portanto, os sintomas físicos podem estar presentes por períodos prolongados de tempo e afetar o bem-estar físico e mental do indivíduo. É importante buscar ajuda profissional para tratar o TAG e seus sintomas.

Fico à disposição.
Fique bem
Olá! Lamento que esteja passando por esse momento de sofrimento! Os sintomas físicos da ansiedade podem perdurar por mais tempo, sim. Especialmente se você tiver o diagnóstico de TAG, no qual a ansiedade é mantida também por um padrão de preocupações constantes e comportamentos que salientam a ansiedade. É como se sua mente e suas ações estivessem constantemente estimulando o corpo a emitir respostas de luta-fuga-congelamento (por exemplo, sudorese, tensão muscular, respiração entrecortada). Apesar disso ser natural no caso do TAG, caso você esteja tendo esses sintomas durante muitos dias, em uma intensidade desagradável, é importante buscar acompanhamento de um psicólogo e/ou psiquiatra. Eles podem te ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento da ansiedade, compreender melhor o que a intensifica e, se necessário, manter o uso medicamentoso para regular a intensidade/frequência exagerada de sintomas. Com o acompanhamento, você poderá tirar melhor suas dúvidas e tratar o TAG. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Olá!
A ansiedade é uma emoção que faz parte do corpo, mas quando ela entra em desequilíbrio pode causar diversos sintomas indesejados e uma dificuldade de ser compreendida.
Você disse no seu relato que tem o diagnóstico de TAG e vem apresentando sintomas físicos há dias, não é mesmo?
Por esse motivo, recomendo que você busque um acompanhamento psicológico para te ajudar a entender porque a ansiedade apareceu na sua vida.
A ansiedade é um sintoma e todo sintoma é uma mensagem para ser lida.
Isso quer dizer o seguinte: lá atrás, há vários anos atrás, talvez até na sua infância e/ou adolescência você pode ter vivido experiências marcantes, dolorosas ou até traumáticas, que mesmo não tendo associação pode ter sido causa de sintomas e manifestações como o TAG.
Vou te dar um exemplo. Quando uma pessoa tem uma febre, isso costuma ser sintoma de uma infecção. Se não tratar a infecção, provavelmente não resolverá o problema. Não basta tomar um antitérmico para febre, correto?
Quando lidamos com o emocional, é semelhante. Não basta tratar o sintoma, precisamos ir nas causas. E somente na psicoterapia que você poderá descobrir o que causa esses sintomas.
Imagina que ao longo da vida, situações mal resolvidas foram criando nós e que na terapia vamos desfazer os nós ;)
Quanto ao uso de medicamentos, existem pessoas que precisam do uso medicamentoso concomitante, mas existem outras que resolvem sem remédio.
Vai depender de alguns fatores. O importante é saber que o remédio apenas ameniza o sofrimento e sintomas, mas não atua nas causas.
Então o indispensável é procurar um psicólogo que você se sinta confiante e à vontade. Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Espero ter ajudado.
Olá! Sim. Os sintomas podem persistir. Imagine que o corpo tem reações de alerta para nos mostrar que algo vai mal na vida. Assim, talvez sejam necessários alguns enfrentamentos, alguns posicionamentos para diminuir a ansiedade. Quais tem sido seus desafios atuais? Mudar de emprego? De casa? De relacionamento? Até mais!
Olá amigo, bom dia! Tudo bem? Respondendo sua pergunta, então, uma crise de ansiedade dura no máximo algo em torno de 40 minutos (pico máximo de desconforto), porém o estado emocional da ansiedade, e os sintomas dela, podem durar sim ao longo dos dias. É importante ressaltar que não é possível sentir ansiedade durante um dia todo, nosso corpo tem muitos mecanismos que previnem esse tipo de coisa de acontecer, de certa forma nos "desligando" se a crise ou episódio for muito aguda. Se você está sentido-se ansioso com o passar dos dias, é possível que estejamos lidando com vários episódios de ansiedade diferentes, tá bem? O ideal seria buscar iniciar um processo de psicoterapia para compreender primeiramente que gatilhos são esses e em seguida trabalhar técnicas e formas de lidar com a emoção em si. Espero ter te ajudado, fique bem e grande abraço!
Dias, semanas ou até mesmo anos. É preciso buscar tratamento de um profissional. Psicólogo e possivelmente psiquiatra.
Sim! Os sintomas irão permanecer enquanto o transtorno não for tratado. Sempre iremos sentir sintomas físicos de ansiedade, mesmo quando não temos nenhum transtorno. Ex: Fazer uma prova ou uma cirurgia importante. Esses eventos podem gerar ansiedade antecipatória, o que vai culminar em sintomas físicos. Passado o evento esses sintomas desaparecerão. No TAG uma das características do transtorno é a preocupação crônica. A pessoa se preocupa com tudo, mesmo com coisas simples do dia-a-dia, enquanto existir essa preocupação desadaptativa, o individuo sentirá ansiedade e por consequência sintomas físicos. Na Terapia Cognitivo Comportamental, que é uma abordagem da Psicologia Clínica, o indivíduo aprende a lidar com as suas preocupações de forma adaptativa, o que faz com essas preocupações exageradas diminuem, com isso a ansiedade reduz e por consequência tem menos sintomas físicos. O TAG pode ser tratado com psicoterapia e em alguns casos será necessário a medicação prescrita por um psiquiatra.
Olá, pode sim permanecer por dias, pode ter dias que serão mais fortes os sintomas, outros não.
Se existe o diagnóstico de TAG, ideal seria estar sendo controlado com medicação e reduzindo os sintomas e a pessoa se sinta confortável par lidar com o dia a dia.
Ps: seria bom que a psicoterapia tbm estivesse no tratamento, caso os sintomas sejam psicossomáticos, ajudaria no controle da ansiedade.

Abraço.

Olá. Pode sim. Em geral, a duração dos sintomas físicos do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) varia de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores diferentes, o que inclui a gravidade dos sintomas, o tratamento que está sendo recebido e as circunstâncias individuais da vida.

Em geral, os sintomas físicos do TAG podem ser intermitentes e durar algumas semanas ou meses, ou podem ser persistentes e durar vários anos. Os sintomas podem aumentar e diminuir em gravidade ao longo do tempo, dependendo do nível de estresse e ansiedade que a pessoa está enfrentando.
Olá! Sim, os sintomas podem persistir. Recomendo que busque ajuda profissional (médica e/ou psicológica) para investigar melhor a sua condição clínica e tratar de forma adequada. A psicoterapia pode te ajudar a entender esse funcionamento ansioso e também aprender técnicas de como lidar com os sintomas ansiosos (físicos, cognitivos, comportamentais e emocionais). É muito útil aprender sobre o processo de regulação emocional (o que é emoção, para que serve e como lidar com cada uma delas). Quando a gente consegue compreender o que acontece conosco, fica mais fácil aceitar e acolher as emoções. Fico à disposição. Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!