Para quem possui diagnóstico, através de tomografia, de sinusopatia maxilar direita e septo sinuoso é necessário operação? Caso não seja, o paciente pode optar por fazê-la para diminuir os sintomas?
Dra. Marcia Sayuri Murao
Dra. Marcia Sayuri Murao
Otorrino
Taubaté
Achados tomográficos “auxiliam”, mas não determinam a conduta médica. Se a tomografia foi realizada no período de crise ou logo após um quadro de sinusite bacteriana ou gripe e resfriado, a sinusopatia maxilar não quer dizer nada. Quanto ao septo sinuoso, 70% da população tem algum grau de desvio de septo. Muitas vezes isso é somente um
achado de exame. A indicação para operar septo é obstrução nasal que não melhora com nada. Se optar por cirurgia, haverá apenas melhora na respiração. Não há como garantir melhora nas crises de sinusite.

Dr. Genilza Silva Costa
Dr. Genilza Silva Costa
Otorrino
Rio de Janeiro
As rinossinusites possuem varias causas e a indicação do tratamento clínico ocorre na maioria das vezes, enquanto ao desvio septo nasal é um achado extremamente comum na população em geral, devendo sempre ser individualizada a conduta, converse com o seu otorrinolaringologista

Sim. Sinusite acusada por alteração anatômica sempre tem indicação de cirurgia.

O exame de imagem é um método diagnóstico complementar à avaliação clínica. O primeiro fator a ser avaliado é o sintoma do paciente. Existem tipos de sinusites/sinusopatias. A sinusite aguda é geralmente tratada clinicamente com medicação, e na maioria dos casos a necessidade cirúrgica ocorre em sinusites crônicas, sem melhora com tratamento clínico e cada caso deve ser avaliado pelo seu otorrinolaringologista.
Quanto ao septo nasal sinuoso, existem níveis de sinuosidade/desvio de septo, e o que vai determinar a necessidade cirúrgica serão os sintomas do paciente.. em primeiro lugar, o grau de obstrução nasal, mas também recidivas de quadros de sinusite.. alterações na ventilação da tuba auditiva .. o quanto a obstrução nasal afeta o dia a dia do paciente, a realização de atividade física por exemplo.. o sono.. entre outros fatores.
Ou seja, a conduta a ser tomada não pode se basear apenas no resultado do exame de imagem.
Procure seu otorrinolaringologista para conversar sobre seu caso.
Um grande abraço!!

Especialistas em Sinusite Maxilar

Reinaldo Teixeira Manhães

Reinaldo Teixeira Manhães

Otorrino

Rio de Janeiro

Hugo Cardoso de Oliveira

Hugo Cardoso de Oliveira

Otorrino

Belo Horizonte

Caroline Dib

Caroline Dib

Otorrino

São Paulo

Nelson Massami Sanematsu

Nelson Massami Sanematsu

Medico do sono, Otorrino

Guarulhos

Andre Pinheiro Lovizio

Andre Pinheiro Lovizio

Otorrino

São Paulo

Juliano Colonetti

Juliano Colonetti

Otorrino

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Sinusite Maxilar

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.