Para quem sofre de enxaqueca ou dores crônicas, a acupuntura pode ser uma alternativa para reduzir o

4 respostas
Para quem sofre de enxaqueca ou dores crônicas, a acupuntura pode ser uma alternativa para reduzir o uso de analgésicos? Qual a eficácia observada?
Dra. Marta Angela de Souza Brandao
Médico clínico geral, Médico acupunturista, Intensivista
Curitiba
Olá. Com base em pesquisas, é evidente o benefício da acupuntura em dores crónicas, incluindo enxaqueca. Pode ter efeito, inclusive, superior ao de medicamentos tradicionais, com menos efeitos colaterais. No entanto, é importante procurar auxílio médico, para investigação e acompanhamento do quadro, evitando-se risco de diagnóstico tardio ou inadequado de outras doenças.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. David Câmara Loureiro
Especialista em dor, Anestesiologista, Médico acupunturista
Belo Horizonte
A eficácia de uma medicina milenar, que se mantem a mesma (porque funciona), pode ser facilmente verificada com poucas sessões e orientações da medicina chinesa.
Há evidências em bancos de dados Pubmed, embora a lógica de uma medicina personalizada não caiba bem no modelo tradicional, porque é mais amplo.
Dr. Endrigo Monte Serrat Prevedello
Médico acupunturista, Generalista
Curitiba
Sem dúvidas. Há trabalhos no Cochrane que demonstra eficácia melhor do que a medicamentosa para diminuir frequência e intensidade das crises.
Dra. Mariane Prudente Castro
Médico acupunturista
Uberlândia
Olá, Sim, a acupuntura é eficaz e segura para o tratamento de enxaqueca e dores crônicas, ela pode reduzir significativamente a frequência, intensidade e duração das crises, consequentemente levando a redução do uso de analgésicos. Um estudo notável realizado pela RMIT University e Royal Melbourne Hospital (Wang et al.), documentaram que 73% dos pacientes submetidos à acupuntura real tiveram uma redução de 50% ou mais no número de dias com enxaqueca, comparado a apenas 29% no grupo de acupuntura simulada (placebo).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.