Para ser Terapeuta infantil devo me especializar em TCC ou Psicanálise??

15 respostas
Para ser Terapeuta infantil devo me especializar em TCC ou Psicanálise??
Olá, para ser psicoterapeuta infantil você deve cursar Graduação em Psicologia, depois da graduação você pode optar por fazer cursos de especialização na área de atendimento infantil. Você pode atuar com crianças utilizando qualquer abordagem, ou seja, as abordagens (TCC, Psicanalise), são uma coisa (seu método de trabalho) e definir o nicho e o seu público de atendimento é outra coisa, dessa forma, você pode atuar com crianças utilizando a abordagem que melhor se adequar.

Olá,
É possível ser psicoterapeuta infantil tanto sendo psicanalista quanto optando pela Terapia Cognitivo-Comportamental. Em ambas as abordagens existe boa fundamentação teórica e excelentes métodos e técnicas para o atendimento infantil. A escolha será decorrente da maior aderência do seu perfil pessoal a uma delas.
Olá, tudo bem com você? O terapeuta infantil deve ser graduado em Psicologia e ter uma bagagem de conhecimento nas áreas da psicologia infantil e na clínica infantil. Muitas vezes, terapeuta infantil fará cursos relacionados especificamente à essa área de atendimentos. Como todos os outros psicoterapeutas, o terapeuta infantil baseará seu entendimento do caso e o tratamento nas bases teóricas de uma abordagem da psicologia (por exemplo, TCC ou Psicanálise). A clínica infantil não é do domínio de uma abordagem específica. A abordagem é o ponto de referência teórico-prática do seu trabalho, seja com crianças, adolescentes, adultos ou idosos. O importante é ter um bom conhecimento tanto da abordagem quanto do público-alvo do tratamento.
Olá, boa tarde. Para ser terapeuta infantil a pessoa deve ser graduado em Psicologia. Depois ela pode fazer uma especialização da abordagem que se identificar mais, seja ela: psicanalise, TCC, gestalt-terapia, psicologia sistêmica, existencial etc. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Olá! Não é necessário esta especialização. Apenas com a graduação do curso de ensino superior de Psicologia já seria suficiente para atuar na área de psicologia infantil. No entanto, cursos de pós-graduação nesta especialidade seriam bem vindos e bastante enriquecedores para uma boa prática profissional.
Olá, Boa Tarde. Terapeuta é a pessoa que se dedica ao estudo da terapêutica, métodos que buscam restabelecer a saúde ou a qualidade de vida de alguém como um todo, que é diferente de uma psicoterapia na qual você necessita fazer uma graduação em psicologia, que atua no tratamento de transtornos mentais, tudo que envolve a psiquê humana.
Após saber a diferença você pode recorrer a melhor abordagem de trabalho. No caso da TCC – Terapia Cognitivo Comportamental existe estudos e bases científicas comprovadas como tratamento padrão Ouro. Já a psicanálise há outros métodos de estudo e linha de trabalho. Cabe a você escolher qual linha se identifica para trabalhar com o público infantil. E também saber que ambos as linhas teóricas necessitam estudar sobre clínica Infantil. Espero ter ajudado, obrigado pela pergunta.
Oi, como você está? O atendimento à crianças é uma área de atuação que cresceu muito nos últimos anos, há um demanda muito grande por profissionais capacitados. A sua dúvida é referente à abordagem teórica e não ao campo. Para trabalhar nesse campo, você pode se fundamentar em qualquer abordagem téorica que se identifique. O direfencial será a técnica, o famoso aprender fazendo. Nesse sentido, é legal buscar estagiar com crianças, fazer formações direcionadas ao atendimento do público infantil, há residências focadas no cuidado da criança e do adolescente... A linha teórica é a lingua que você fala, mas o campo abarca todas as linguas. Espero ter ajudado. E como sugestão, pesquisa um pouquinho da psicologia histórico cultural (que é minha abordagem heheh), ela tem um acumulo enorme sobre desenvolvimento infantil (: Um abraço e boa sorte na sua caminhada @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Para ser psicoterapeuta infantil você deve ter feito curso superior de psicologia, e, após a conclusão, realizar uma especialização, mestrado ou doutorado na área. Os campos que você elencou não necessariamente capacitam o profissional para a atuação com crianças. Diria que se debruçar na área que você mais se identifica seja um caminho interessante!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, para ser terapeuta infantil não é obrigatório fazer uma pós-graduação, esta deve ser escolhida em um momento que tiver mais claro outros caminhos que deseja trilhar como profissional de psicologia. TCC e Psicanálise são técnicas e abordagens teóricas utilizadas na prática, ambas são aprendidas durante a gradução ainda que não sem um aprofundamento. É importante pensar com a qual você se identifica, lembrando que há outras abordagens e a partir daí estudar para alcançar maior conhecimento teórico e consequentemente usar na sua prática. Fico à disposição para auxiliá-la se precisar de orientação/supervisão.
Olá! Bom dia! Para ser terapeuta infantil, você precisa se formar na graduação de psicologia. Depois, escolher uma linha que gostaria de seguir, seja psicanálise, TCC, Gestalt (ect), fazer um curso de formação dentro disso e em conjunto você deve buscar cursos de especialização na terapia infantil que estejam em sintonia com a linha que você escolheu. Além disso, é importante que você esteja sempre estudando e se atualizando. Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá! Para ser psicoterapeuta infantil a formação precisa ser na área da psicologia, mas a abordagem será uma escolha pessoal. Ambas, tanto a psicanálise como a TCC, como tantas outras, trazem bastante embasamento teórico e prático que as sustentam. Contudo, convém lembrar da importância da tríade: estudo continuado da teoria, supervisão clínica e análise pessoal. Isso é fundamental em qualquer tratamento clínico, inclusive na área infanto-juvenil, pois é necessário que estejamos muito confortáveis com a criança que fomos e que tenhamos disponibilidade para poder brincar com os pequenos durante as sessões. Por fim, especializações e cursos na área podem fornecer material e suporte extra para que o profissional desenvolva ainda mais ferramentas nessa jornada. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa . Espero ter ajudado!
OLa! as duas abordagens podem atender crianças! so aconsleho buscar se o profisiional tem especializaçao em infancia. MAs estao aptos sim, porem cada um com sua especificadade.
A escolha entre especializar-se em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou Psicanálise para se tornar um terapeuta infantil depende de sua preferência pessoal, estilo terapêutico e objetivos de carreira. Ambas as abordagens têm suas vantagens e são eficazes no tratamento de crianças.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Além da formação em psicologia, você precisa entender com qual abordagem identifica-se mais, qual faz mais sentido, o que é possível, quais são suas vantagens, se você conhece a fundo as duas abordagens, se você já passou por alguma prática envolvendo alguma delas... São questões profissionais, mas que esbarram até no autoconhecimento e na sua projeção e expectativas para o futuro. É muito complicado mesmo decidir qual caminho seguir, mas você não está sozinha (o), um processo terapêutico se encaixa muito bem aí. Fora que é essencial para o profissional da psicologia, fazer acompanhamento psicológico e participar de supervisões.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Faça psicologia e depois você pensa nisso, você terá essa resposta com o conhecimento que vai adquirir e sua experiência durante os estágios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!