Paroxetina pode dar cansaço e sono? Tomo 20 mg pela manhã!

Paroxetina pode dar cansaço e sono? Tomo 20 mg pela manhã!

3 respostas


A paroxetina pode sim provocar sonolência, e junto a isso uma sensação de cansaço ou lentidão. Há várias estratégias para manejar este efeito colateral: reduzir a dose e progredir mais lentamente, aguardar melhora espontânea, usar o medicamento pela noite, substituir a medicação, dentre outros. Converse com o teu médico qual seria a melhor estratégia para o teu caso!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A Paroxetina especificamente tem alguns efeitos colaterais parecidos com anti alérgicos, causando sonolência e aumento de apetite, além de outros efeitos colaterais de função sexual. Converse com seu Psiquiatra sobre sua prescrição e proposta terapêutica se houver intolerância com as medicações, o ideal é que com paciência vocês achem a prescrição adequada com mínimo de efeitos colaterais. Normalmente eu prescrevo uso de Paroxetina no período noturno, pode ser uma estratégia para melhorar sua tolerância aos efeitos sedativos da medicação. Abraço, Dr. Allan Santos


Diante de sintomas como esses é fundamental que na avaliação do paciente o médico investigue se os sintomas referidos podem ser ou não um efeito adverso da Paroxetina. Cansaço e sono podem ser sinais de outras patologias como anemia ou hipotireoidismo e podem ser investigadas. Se em avaliação forem excluídas causas orgânicas, isto é , outras doenças, podemos pensar no manejo. Reduzir a dose, suspender ou trocar de fármaco são opções. Sugiro uma avaliação com psiquiatra.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.