Passo a passo do capeamento pulpar direto e indireto

3 respostas
Passo a passo do capeamento pulpar direto e indireto
Capeamento pulpar é um tratamento que fazemos como uma tentativa para não precisar tratar o canal no caso de cáries muito profundas em dentes cujo nervo ainda está vivo.O capeamento pulpar direto é feito diretamente em cima do nervo,em casos em que a exposição pulpar foi muito pequena,pois qdo a exposição é maior,temos que fazer o tratamento endodôntico direto.O capeamento pulpar indireto é feito em casos onde a cavidade está muito profunda,bem próxima ao nervo mas sem exposição pulpar.
Esse tratamento busca a formação de uma camada de dentina entre o nervo e a cavidade através do estímulo medicamentoso dos odontoblastos,que são as células responsáveis pela fabricação da dentina.

VEja a resposta da Dra Sonia, correta. nos dentistas para evitar que de o tratamento de canal, onde se retira o nervo, daquele canal, colocamos materiais, que vedarao esta face que da aos nervos, evitando que provoque carie, e que o nervo nao morra, existem varios materiais a serem colocados mas cada caso é um caso. cada aparencia é um material proprio, é necessario ver e analisar. costumo tratar futuros tratamentos de canais, com materiais que evitam o tratamento endodontico, todos tao vivos ate hoje, muitos muito mais de 5 anos. nunca se sabe ate quando funcionara. individuos e individuos, somo s todos diferentes. te aguardo. ate
Olá, posso acrescentar que hoje optamos em alguns casos específicos, por uma técnica que se chama " mimima intervenção" e "remoção parcial de tecido cariado", com bom finalização e vedamento superficial da restauração. Literatura comprovadamente sendo eficaz evitando intervenções mais invasivas. Claro, que a decisão é baseada na avaliação clínica, radiográfica e idade paciente.