Pensamentos obssesivos podem ser pensamentos que não são reais e podem vir junto com um medo extremo

14 respostas
Pensamentos obssesivos podem ser pensamentos que não são reais e podem vir junto com um medo extremo, ataque de panico e uma angústia profunda?
Pensamentos obsessivos são pensamentos que se repetem de forma persistente e involuntária, podendo gerar um desgaste intenso na vida do indivíduo. Eles podem ser caracterizados por uma distorção da realidade, ou seja, não correspondem necessariamente à realidade.
Esses pensamentos podem vir acompanhados de medo extremo, ataque de pânico e angústia profunda

Os pensamentos obsessivos podem estar relacionados a transtornos mentais como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a ansiedade

Para lidar com esses pensamentos, é possível adotar algumas técnicas, como escrevê-los para processá-los de maneira diferente, desafiá-los e questioná-los, determinar um passo a passo para encerrar o assunto e substituir ideias fixas por atitudes concretas.

Ter pensamentos obsessivos que nada é real, a ponto de duvidar da realidade, pode estar relacionado com sensações chamadas de desrealização e/ou despersonalização
É importante buscar ajuda profissional caso esses pensamentos estejam afetando significativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional.

;)

Olá! Tudo que está se questionando pode fazer algum sentido sim, mas o que realmente importa, é o que isso significa para você especificamente, bem como o que você fará com isso já que são sintomas muito difíceis de serem vividos sozinho. Também é importante ressaltar como isso pode interferir no seu dia a dia e, consequentemente, na sua vida de um modo geral, seja na sua vida pessoal, no trabalho, com a família, amigos ou relacionamentos amorosos. Todo esse sofrimento precisa ser cuidado, portanto, busque ajuda de um profissional capacitado para te ouvir e junto contigo cuidar de você e das suas angústias que só você sabe o quão difícil é vivenciá-las. Cuide-se, se Fortaleça!
Olá Boa tarde! seu questionamento tem relevância, mas importante é compreender o motivo pelo qual esses pensamentos e sentimentos vem atona. Seria muito importante procurar ajuda do profissional para você ter o suporte necessário para superar seus anseios e angustias.
Olá! Sim, é possível que pensamentos obsessivos estejam associados a sintomas como medo extremo, ataques de pânico e angústia profunda. Muitas vezes, esses pensamentos podem distorcer a realidade, mas isso não os torna menos reais em termos do impacto que têm em sua vida. Por exemplo, considere alguém que vai tomar café com amigos e, durante a interação, interpreta risos como se estivessem rindo dela. Mesmo que essa conclusão seja baseada em uma interpretação equivocada, o sofrimento causado por ela é, sim, bastante real. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com pensamentos obsessivos, proporcionando um ambiente seguro para que você consiga explorar e compreender esses pensamentos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e contribuindo para o seu crescimento emocional. Espero que dê tudo certo, abraços!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Oi, como você está? Se você está falando de pensamentos repetidos sobre assuntos que te geram angústia, ansiedade faz sentido sim. Se a pergunta é sobre você, imagino que não deve estar passando por um momento muito fácil. Todo sofrimento, independente de fazer "sentido" racionalmente, tem sentido. É bem angustiante pensar coisas de forma obsessiva, né? principalmente quando são pensamentos "ruins". Entender melhor esses pensamentos, sua origem, como se expressam pode ser um bom caminho para entender as crises que você mencionou. Me coloco à disposição.

Caso queira conhecer mais o meu trabalho, meu instagram @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Sua pergunta é bem interessante, pois sim, pensamentos obsessivos podem mesclar fantasia e realidade de forma a torná-los indissociáveis, num primeiro momento. E desse modo, por consequência, podem terminar evocando o pânico ou a ansiedade. Além de surgirem de forma repentina e repetida, frequentemente tem essa tendência a serem angustiantes e estressantes, resultando em perturbação emocional. Nesse sentido, possivelmente numa terapia pessoal você poderia conhecer mais profundamente a origem desses pensamentos intrusivos insistentes, para assim, buscar transformá-los. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por isso sozinho!
Sim, pensamentos obsessivos podem ser pensamentos intrusivos e repetitivos que não são necessariamente baseados na realidade. Esses pensamentos podem estar associados a um medo extremo, causar angústia profunda e até mesmo desencadear ataques de pânico. Isso pode ser um sintoma de transtornos de ansiedade, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), entre outros.

É importante reconhecer que esses pensamentos obsessivos são um sintoma de um problema de saúde mental e não refletem a realidade. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental é essencial para avaliar e tratar esses sintomas. A terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, a medicação podem ser eficazes no tratamento de pensamentos obsessivos e dos transtornos de ansiedade associados.

Olá, como você está?

Os pensamentos obsessivos são, em geral, considerados como expressões de processos mentais inconscientes e podem ser interpretados de diversas maneiras dentro do contexto da psicanálise. Podem ser vistos como o desdobramento de conflitos intrapsíquicos entre desejos, impulsos e censuras. Esses pensamentos podem representar conteúdos reprimidos ou inaceitáveis da mente do indivíduo, emergindo de maneira velada ou simbólica.

Além disso, os pensamentos obsessivos também podem estar relacionados à tentativa do indivíduo de enfrentar ansiedades profundas ou conflitos internos não resolvidos. A angústia associada a esses pensamentos obsessivos pode ser considerada como um sintoma do conflito subjacente.

No contexto psicanalítico, os pensamentos obsessivos podem ser analisados à luz das dinâmicas familiares e das fantasias inconscientes que estão ligadas aos relacionamentos com os pais.

Espero ter contribuído para o seu entendimento, e saiba que você não está sozinho. Em caso de dúvidas, estou à disposição!

Olá! Os pensamentos obsessivos dizem respeito ao seu mundo psíquico, incluindo medos e angústias. Assim, pensamentos relacionados a medos, preocupações, enfim, questões tantas podem estar ligados à angústia. Busque ajuda. É possível encontrar caminhos para lidar com suas questões, quem sabe com menos sofrimento, e outras formas de encarar esses medos.
Sim, pensamentos obsessivos podem ser pensamentos intrusivos e repetitivos que nem sempre são reais. Ao longo da nossa vida, vamos moldando o nosso padrão de pensamentos, é como se fosse uma lente que vai sendo ajustada. Em alguns momentos essa “lente” pode estar desajustada, por alguma experiência que você teve no passado. Quando falamos de um medo excessivo, entendemos que o nível de sofrimento e angústia pode interferir na avaliação da veracidade desses pensamentos. Pelo seu relato você já identificou que parte deles não são reais, se perceber que eles se repetem com frequência, busque ajuda de um profissional. A abordagem cognitiva comportamental e, em alguns casos medicação podem ser eficazes no tratamento de pensamentos obsessivos.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 120
Olá! Sua pergunta é muito interessante, pois um aprendizado importante na terapia é saber diferenciar o que é pensamento do que é a realidade. Não é porque pensamos algo que aquilo é real e, se deixarmos os pensamentos negativos nos dominar, tendemos a ter emoções como as que você mencionou. O autoconhecimento nos ajuda a ponderar melhor sobre a realidade e regular nossas emoções!
Olá! Pensamentos obsessivos são ideias persistentes e indesejadas que frequentemente não têm base na realidade, causando medo intenso e angústia profunda. Esses pensamentos podem desencadear ataques de pânico e estão associados a diversos distúrbios de ansiedade, como o TOC e o TEPT. Buscar ajuda de um profissional de saúde mental é essencial para lidar com pensamentos obsessivos, pois a terapia e, às vezes, medicamentos podem ser eficazes no tratamento desses sintomas e no alívio do sofrimento emocional. Um grande Abraço
Oi! Como vai você? Espero que melhor.
Pensamentos obsessivos ou intrusivos podem causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Mas em um processo terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pensar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
@leticiafernandespsi
Os pensamentos obsessivos podem sim causar estes sintomas e alguns outros.
Como não temos como controlar o que pensamos, é importante investigar a origem desses pensamentos, olhando para todo o funcionamento mental do indivíduo, e isso só é possível em um acompanhamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!