Perdi a graça na vida por que nao consigo consolidar memorias tenho tipo amnesia como viver com esse

14 respostas
Perdi a graça na vida por que nao consigo consolidar memorias tenho tipo amnesia como viver com esse problema?
É preciso investigar a causa dessa dificuldade em consolidar memórias. É algo recente ou de tempos? Faz uso de alguma substância? Já foi diagnosticado com algum transtorno?
Muitas vezes, a memória é afetada por transtornos mentais como a depressão. Porém, cada caso deve ser investigado considerando suas particularidades para descobrir-se a raiz do problema.
Ainda, a psicoterapia pode ajudar a lidar com esse problema na vida diária, mas é preciso uma investigação mais profunda em relação a isso.

Olá! O espaço de uma análise é indicado para a sua questão. Além disso, sugiro procurar um médico para avaliar a área fisiológica relacionada à sua amnésia. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Entendo o peso que a perda de memória pode ter em sua vida, e quero compartilhar uma perspectiva de esperança e renovação.

Imagine a memória como uma galeria de arte pessoal, onde suas experiências são as obras-primas que moldam quem você é. Às vezes, o que acontece é que o curador dessa galeria (sua mente) encontra algumas obras-primas difíceis de acessar.

A psicanálise pode ser a chave para abrir essas portas trancadas. Ela nos ajuda a explorar as razões por trás da amnésia, a desvendar os bloqueios emocionais que podem estar contribuindo para essa dificuldade de consolidar memórias.

Pode ser um caminho desafiador, mas lembre-se de que cada obra-prima que você recuperar tornará sua galeria de arte pessoal mais rica e vibrante. Cada memória, mesmo que perdida por um tempo, faz parte de quem você é.

Viver com esse problema não significa perder a graça na vida, mas sim encontrar uma oportunidade de redefinir sua relação com as memórias e descobrir novas formas de apreciar as belezas que a vida tem a oferecer.

Com a ajuda da psicanálise, você pode gradualmente resgatar essas memórias e restaurar a riqueza de sua galeria de arte pessoal. Sua história é única e valiosa, e a jornada para redescobri-la é uma oportunidade para um novo começo. Não hesite em buscar apoio para iluminar as obras-primas da sua vida.
Espero ter te ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 150
Você não precisa apenas viver com isso. Você precisa procurar um Neuro, verificar se existe alguma lesão, algum tipo de comprometimento, ver se tem algum tratamento com remédios específicos que ajudem nos sintomas e dependendo do diagnostico você pode procurar uma reabilitação neurológica e/ou psicoterapia para trabalhar as questões emocionais envolvidas, como a desmotivação, depressão , ansiedade, exercícios de estimulação das funções cerebrais, etc. Qualquer dúvida, estou a disposição.
Procure ajuda de um profissional, um neuro ou psiquiatra.
Não se acostume a essa situação, já que está te trazendo sofrimento e pode prejudicar sua vida de modo geral.
Ola!
Sinto muito ler que você perdeu seu prazer na vida, mas precieo te dizer que é possível uma qualidade no seu dia a dia, conforme ganhamos entendimento sobre o que nos acomete (se for de fato uma patologia), ou sobre o que nos angustia..
Não ficou muito claro se você está investigando algo em relação às memórias ou se estava se referindo a não construção delas.

De qualquer forma, é preciso investigar e ao iniciar a sua Psicoterapia, traçar estratégias junto com seu psicólogo (a) para lidar com essa dificuldade.

Não desista, você merece ser feliz!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá!
Entendo que enfrentar desafios com a memória e encontrar significado na vida pode ser bastante difícil. Além de consultar um médico para saber se esta é uma condição biológica (o que é primordial), ainda é possível descobrir novas formas de obter graça na vida.

As estratégias são inúmeras, desde aprender a viver no presente, apreciando as pequenas coisas do dia a dia, usar diários até usar aplicativos de lembretes ou fotografias. Tudo isso podem ser formas valiosas de acompanhar os eventos importantes e suas experiências. Ainda atividades criativas, como arte ou escrita, podem ser meios expressivos para documentar suas experiências e sentimentos. As relações com amigos e família podem ser fontes essenciais de apoio e significado.

Considerar o apoio de um psicólogo(a) neste momento difícil, pode te ajudar a desenvolver estratégias e habilidades psicológicas que possam ampliar seu olhar sobre a vida e bem estar emocional. Espero ter auxiliado em algo =)
Olá. É importante passar por avaliação médica, investigar se há algum diagnóstico que tenha feito se apresentar essa situação , verificar se pode transitório etc
Com ou sem a presença de diagnóstico de ordem física, buscar a psicoterapia pode auxiliar a lidar com o momento, reencontrar sentido de vida, aliviar possível quadro depressivo com esse cenário afetando a sua motivação, dentre diversos outros benefícios que o tratamento psicológico pode propiciar.
Valorizar as memórias e as recordações é importante, pois boa parte de nós é a lembrança de quem somos, mas as experiências atuais podem ser tão ricas e inspiradoras que tornam nossa experiência de vida satisfatória, nos trazendo a felicidade em nossas realizações. Busque um Terapeuta que atue com Paicologia positiva e aprenda a ver o valor da vida no agora, nas experiências atuais. Também é importante Buscar um diagnóstico preciso para essa perda de memória ou amnésia, pata saber se ela é provisória e se é possível fazer uso de medicações para auxiliá-la.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá! Pelo teu relato não fica claro se há um diagnóstico médico da tua situação. Importante esgotar as possibilidades da tua condição para também lançar mão dos recursos. Faça uma consulta com neurologista.
Olá!
Sem uma avaliação completa, tanto médica, de estilo de vida, e sem um processo psicoterapêutico em dia, vai ser muito difícil entender do que se trata o que você descreve.
Com o comentário anterior, estou sugerindo a você várias questões que pode começar a trabalhar, dedicar tempo e energia, também algum dinheiro, de forma que possa COMPREENDER o seu problema: visita ao médico, ao nutricionista, ao psicólogo/psicanalista... visando sempre LEVANTAR uma compreensão PRÓPRIA sobre o que está acontecendo. Isso só é possível com informações, e com reflexão.
Boa sorte!
Costumamos bloquear situações/experiências que nos parecem traumáticas, o que aparece como sendo amnésia. Seria bom investigar as causas com atendimento psicológico e neurológico.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
olá! imagino que está situação esteja te deixando desconfortável. É importante entender se esse quadro tem uma causa física ou emocional. Para isso, procure um médico ou neurologista para investigar se há alguma causa biológica envolvida. A psicoterapia pode te ajudar quando a causa for emocional, além de contribuir com diversos outros benefícios e ferramentas que você poderá utilizar no seu dia a dia para uma vida equilibrada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!